SóProvas


ID
25276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Empregados de um centro de processamento de dados considerado de padrão excelente estavam extremamente felizes por terem conseguido disponibilizar, em 4 dias úteis, empréstimos a funcionários de determinado órgão do governo. Todavia, em pesquisa de controle de qualidade, descobriu-se que a clientela não estava satisfeita. O período entre o pedido do empréstimo e a resposta não estava condizente com sua expectativa. Esperavase atendimento em período igual ou inferior ao até então estipulado pelo centro. Percebeu-se, então, que é necessário saber se o que se considera bons serviços está alinhado com o que realmente esperam os usuários. A situação apresentada no texto acima é um exemplo de paradigma

Alternativas
Comentários
  • O objetivo de qualquer organização (pública ou privada) é a busca da eficiência. Para se atingir esse fim - as ações devem estar focadas no melhor atendimento possível das necessidades do cliente -, o resultado positivo será consequência dessas ações.
  • Apostila Ponto dos Concursos, Professora Tania Lucia:

    A busca de qualidade e excelência na gestão pública poderá dar resultados porque foca o usuário ou cliente. A gestão da
    qualidade cria uma perspectiva diferente da tradicional, pois torna-se importante conhecer esses clientes, quem são e o que eles necessitam ou desejam.
  • Essa questão tenta confundir as letras a e b.

    A letra B é o gabarito, pois o consumerism, que é um dos três modelos de gerencialismo, introduziu a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, e pode ser considerado o início do paradigma do cliente na administração pública.

    Segundo Abrucio, o gerencialismo puro considera o destinatário dos serviços públicos como contribuintes. O PSO considera , pela primeira vez, o destinatário como cidadão.

    As três abordagens do gerencialismo fazem parte do paradigma pós-burocrático.

  • O PARADIGMA DO CLIENTE NA GESTÃO PÚBLICA:

    As diversas reformas que foram implantadas com vistas à administração gerencial são conhecidas como a Nova Gestão Pública, que pode ser dividida em três diferentes momentos: Modelo gerencial puro - Contribuintes/eficiência, Consumerism - Clientes/efetividade e PSO - Cidadãos/equidade. Entendi que a questão se refere ao Consumerism. Segue abaixo um conceito simples:

     

    CONSUMERISM: Nesse segundo momento,  a preocupação estende-se para a qualidade (efetividade). O usuário do serviço público agora é visto como um cliente/consumidor, em alusão aos termos utilizados nas empresas. A satisfação do cliente vira o foco e a qualidade do serviço a ferramenta principal.

    A ideia era fazer com que o setor público ficasse mais ágil e competitivo, descentralizando serviços, implantando inovações para o atendimento ao público, incentivando a competição entre os órgãos públicos. 

  •  Sendo pós-burocrático = modelo gerencial e a situação relatada na questão se enquandar dentro das práticas preconizadas pela gestão gerencial. Alguém saberia informar o erro da alternativa (A)?
  • Não entendi porque não pode ser a A . Alguém pode me explicar?

  • Diversas questões dee concursos pedem a menos errada ou, como é o caso desta, a mais certa. A letra A não está errada, porém, obviamente, a letra B é a mais correta, porque a  A é genérica e a B especifica.