-
AQUA – Alta Qualidade Ambiental
Origem: Brasil – adaptada do HQE francês
Certificadora: Fundação Vanzolini (Ligada à USP)
Tipos de empreendimentos: Edifícios residenciais, comerciais, administrativos e/ou de serviços cujos setores de atividade são definidos no anexo dos manuais, em construção nova e/ou em renovação.
Como obter o certificado: O interessado entrega uma ficha de solicitação acompanhada de documentos solicitados (dossiê de solicitação). A FUNDAÇÃO VANZOLINI verifica se as condições de admissibilidade foram respeitadas, redige um contrato e emite as taxas. É necessário que o empreendedor estabeleça um sistema de gestão do Empreendimento (SGE) e realize a avaliação da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) nas fases de pré-projeto, projeto e execução do empreendimento.
Níveis de certificação: AQUA Passa :: Bom :: Muito Bom :: Excelente :: Excepcional
-
SGE (Sistema de Gestão do Empreendimento) - envolve os seguintes critérios:
*Comprometimento do empreendedor
*Implementação e Funcionamento
*Gestão do Empreendimento
*Aprendizagem
QAE (Qualidade Ambiental do Edifício) - são 14 critérios divididos em 4 classes:
* ECO-CONSTRUÇÃO - relação com o entorno; escolha dos materiais/processos; canteiro de obras
* ECO-GESTÃO - energia, água, resíduos e manutenção
* CONFORTO - higrotérmico, acústico, visual e olfativo
* SAÚDE - qualidade sanitária dos ambientes, da água e do ar
-
a. LEED. O método de avaliação se dá por meio de uma somatória de pontos atribuídos ao atendimento dos diversos requisitos propostos, os quais se agrupam em oito temas: requisitos mínimos, espaço sustentável, eficiência no uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interior, inovações no processo de desenho e créditos de prioridade regional. O edifício é classificado resulta em quatro níveis de classificação (Certified, Silver, Gold e Platinum), conforme faixa de pontuação obtida.
b. SELO AZUL. A avaliação do atendimento dos critérios do Selo e da agenda proposta para o empreendimento é realizada concomitantemente à análise de viabilidade técnica proposta. Os critérios estão distribuídos em seis categorias (qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais), sendo alguns obrigatórios e outros de livre escolha. A escolha dos critérios deve ser justificada conforme o contexto e as características do projeto apresentados na agenda do empreendimento. Em função dos critérios atendidos, o edifício pode ser classificado em Bronze, Prata ou Ouro.
c. PBE EDIFICA. A etiquetagem foi desenvolvida pela Eletrobras/Procel e a UFSC, e elaborou dois regulamentos técnicos: uma para edifícios comerciais, de serviços e públicos (RTQC); e um para edificações residenciais (RTQ-R). O RTQR tem sua classificação final dada conforme o nível de eficiência na envoltória, sistema de iluminação e no sistema de condicionamento de ar. Já no RTQ-R são avaliados os seguintes sistemas: envoltória para verão e inverno; aquecimento de água; iluminação artificial, bombas centrífugas e elevados em áreas comuns de uso frequente (multifamiliar); e iluminação artificial, equipamento, aquecimento de água e sauna para áreas comuns de uso eventual (multifamiliar).
d. GBB.
e. AQUA. É definida como sendo um processo de gestão de projeto visando obter a qualidade ambiental de um empreendimento novo ou envolvendo uma reabilitação. Envolve tanto uma vertente de gestão ambiental (SGE) como uma natureza arquitetônica e técnica (QAE).
FONTE: Guia ASBEA de Sustentabilidade na Arquitetura.