SóProvas



Questões de Projetos Sustentáveis


ID
42673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A definição: "um processo de mudança em que a exploração de recursos, as opções de investimento, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional ocorram em harmonia e fortaleçam a satisfação das necessidades e aspirações humanas no presente, sem descuidar das gerações futuras" tornou-se pública pela Comissão Broundtland, segundo Mano et al. (2005) e suas citações, como a expressão

Alternativas
Comentários
  • Esta é a definição de Desenvolvimento Sustentável.


ID
177097
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As construções de baixo impacto ambiental e de baixo custo visam a atender à necessidade básica da habitação, integrando conceitos de

Alternativas
Comentários
  • Questão anulável!

    Integrando conceitos de sustentabilidade e economia ou ecoeficiência.


ID
218770
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Projetos sustentáveis, incluem:

I. reúso da água utilizada e aproveitamento da água da chuva.

II. baixo consumo de energia.

III. conforto térmico por meios mecânicos.

V. reciclagem de materiais e uso racional de fontes naturais.

V. impermeabilização das áreas descobertas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão diz que o item abaixo está errado:
    III. conforto térmico por meios mecânicos.

    Porém creio que isso pode ser questionado! O conforto térmico por meios mecânicos pode proporcionar economia de energia (o que é aceito como sustentável)
    Por exemplo, uma casa em um país frio, que usa materiais isolantes em suas paredes com objetivo de reter o calor durante o inverno, obviamente consumirá menos energia do que uma casa sem nenhum isolamento, que consumirá mais energia elétrica com aquecedores.
    No mais tudo bem, paz para todos
  • Serpeludo, o que se deve atentar neste item III é que o conforto térmico por meios mecânicos está em oposição implicitamente ao conforto térmico por meio natural, no caso de contrapor ventilação mecânica e ventilação natural, por exemplo.

ID
218773
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os impactos ambientais de origem energética manifestam-se tanto na produção, transformação e transporte da energia quanto em sua utilização nos equipamentos que a convertem. São fontes alternativas de energia renovável e não poluidora no Brasil:

Alternativas
Comentários
  • A energia de Biomassa, embora renovável, também é poluidora. Questão confusa. Gabarito "D", mas, discordo em parte.

  • é que isso é relativo porque, a poluição que ela gera pode ser absorvida depois na plantação seguinte. 


ID
222187
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam recursos utilizados na prática de sustentabilidade, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi muito mal formulada, porque não há menção de uma região geográfica no texto e apesar de se deduzir que a letra E é a opcao errada nos países mais frios o uso de revestimentos absorventes de calor é uma prática que evita o uso de aquecedores. Portanto é uma pratica de sustentabilidade tambem.


ID
229726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando os aspectos sociocultural, ambiental e econômico, várias organizações e instituições internacionais estão interessadas na promoção do desenvolvimento sustentável. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma associação de empresas sem fins lucrativos, criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Juridicamente é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

    Não desenvolve atividades de consultoria, não autoriza ou credencia profissionais a oferecer qualquer tipo de serviço em seu nome nem se trata de entidade certificadora de responsabilidade social que fornece selos com essa função. O trabalho de orientação às empresas é voluntário, sem nenhuma cobrança ou remuneração.


ID
229729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A eficiência energética de edificações tem sido considerada como princípio básico na concepção de projetos e elaboração de especificações. A etiquetagem de edificações proporciona a eficiência requerida em diversos níveis, conforme estabelecido pelo PROCEL-EDIFICA. Nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    O número de pontos obtidos na equação irá definir a classificação geral da edificação.

    PT ≥ 4,5 a 5 implica em Classificação nível A.

    Fonte: Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos

     


     






ID
238009
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No Regulamento de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos do INMETRO, a ENCE tem como finalidade informar a eficiência energética do consumo de energia elétrica dos edifícios por meio de sua classificação que

Alternativas
Comentários
  • O PBE criaa Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) ,que classifica os produtos em faixas coloridas,em geral de“A”(mais eficiente) a"E" (menos eficiente)

  • Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) Geral, incluindo todos os sistemas possíveis de avaliação (envoltória, iluminação e condicionamento de ar). Pode ser fornecida para o edifício completo, para blocos de edifícios, para pavimentos ou conjuntos de salas.

    ENCE Parcial (3 tipos) -> sempre deve contemplar a envoltória
    ENCE parcial da envoltória. Deve ser obtida para a envoltória completa, e é obrigatória para a obtenção de qualquer outra ENCE parcial. A envoltória é composta pelas fachadas e cobertura, incluindo as aberturas envidraçadas e vãos. 
    ENCE parcial da envoltória e do sistema de iluminação. Pode ser fornecida para o edifício completo, para blocos de edifícios, para pavimentos ou conjuntos de salas.
    ENCE parcial da envoltória e do sistema de condicionamento de ar. Pode ser fornecida para o edifício completo, para blocos de edifícios, para pavimentos ou conjuntos de salas.

    fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View=%7BF48ABFE1-2335-4951-9FF9-C5E9B27815AC%7D


ID
639214
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A concepção de um projeto arquitetônico para edifício público deverá buscar soluções diversificadas para responder ao desafio da sustentabilidade. Quanto à adoção de tecnologias:

Alternativas
Comentários
  • O termo edifício inteligente é usado em novas aplicações para edificações comerciais ou residenciais, porém passou a ser usado de uma forma bastante genérica para qualquer edificação que possua um mínimo de avanço tecnológico, sendo que nem sempre havia a preocupação de ser efetivamente inteligente.

    Pode-se definir edifício inteligente sendo aquele que promove a transferência de dados de um sistema para outro, ou ainda um edifício no qual se aplicam processos e tecnologia, de forma apropriada para satisfazer as necessidades dos proprietários e dos ocupantes.


ID
721708
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O emprego da madeira na construção civil pode ter compromisso com a sustentabilidade ambiental, desde que sua extração considere a preservação da biodiversidade, das espécies raras de crescimento lento e seja realizado a partir de madeiras nativas de origem legal. Sobre o uso sustentável da madeira na construção civil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão abrangente, fui por eliminação, tentando encontrar os erros nos enunciados que p/ mim são:

    •  a) optar pelo uso da madeira na construção civil colabora para limitar o consumo da principal fonte de energia utilizada no mundo, o petróleo, matéria orgânica retida na terra sob a forma de compostos de carbono. FIQUEI NA DÚVIDA SE O PETRÓLEO É UM MATERIAL ORGÂNICO, MAS ACHEI QUE O ERRO ESTÁ NO FATO DE QUE A MADEIRA REDUZ O CONSUMO DE AÇO E OUTROS MATERIAS, NÃO O PETRÓLEO (PELO MENOS DIRETAMENTE).
    •  c) praticar o manejo da madeira pressupõe a exploração e corte em intervalos cada vez mais curtos, como forma de valorização e de aproveitamento racional dos recursos florestais. ERRADO, NÉ? O MANEJO SUSTENTÁVEL PRESSUPÕE CORTES EM INTERVALOS LONGOS.
    •  d) comparar o uso da madeira com o do cimento, da areia, do aço e da pedra permite reconhecer que, apesar de exigir pouca energia para a sua produção e transformação, não é renovável. ERRADO POIS CIMENTO E PRINCIPALMENTE O AÇO EXIGEM MUITA ENERGIA NA SUA PRODUÇÃO E MADEIRA É SIM UM RECURSO RENOVÁVEL.
    •  e) reduzir o impacto ambiental através do controle do desperdício, da exploração legal e não predatória, do uso racional dos componentes da construção, pode ser considerada uma visão preservacionista romântica. ERRADO. A ABORDAGEM DE REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL CITADO NÃO É ROMANTICO, MAS ATUAL E EXEQUÍVEL.
  • fez eu errar


ID
772102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, foram feitos avanços significativos no que diz respeito à inserção de parâmetros nos instrumentos de gestão urbana que resultaram no documento conhecido como Agenda 21, em 1992. Da Conferência Habitat II, em Istambul, em 1996, até o presente, passou-se a considerar sustentáveis as cidades cujo desenvolvimento busque o equilíbrio entre crescimento econômico, equidade social e preservação ambiental.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos à Agenda 21 e à Agenda Habitat.


Devido aos desequilíbrios provenientes da acumulação de problemas urbanos em décadas recentes, a Agenda Habitat, por meio do desenvolvimento econômico e social associado à proteção ambiental, estabelece metas para o desenvolvimento de habitações humanas sustentáveis.

Alternativas
Comentários
  • Comentário: O desenvolvimento de habitações humanas sustentáveis foi um dos temas da conferência Habitat II e, consequentemente, entrou para a Agenda Habitat. O outro tema foi Moradias adequadas para todos. Se a questão tivesse substituído um tema pelo outro, a questão também continuaria correta.
    Gabarito:  Certo

     

    http://arquestoes.blogspot.com.br/2013/10/agenda-habitat-e-agenda-21.html


ID
778159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de projeto arquitetônico e temas correlatos, julgue os próximos itens.

No projeto de iluminação de um edifício, recomenda-se observar, além dos aspectos técnicos e de uso, portarias e regulamentações que disponham sobre o uso racional de energia.

Alternativas

ID
778312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à sustentabilidade e ao impacto ambiental, julgue os itens a seguir.

A expansão das cidades em direção às zonas agrícolas é uma medida que garante a qualidade do planejamento territorial sustentável, valorizando o patrimônio e a identidade do lugar.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro da questão.

  • Creio que o erro está na parte que fala em ''valorização da identidade do lugar", visto que se você expande a cidade em direção a zona agrícola você altera a identidade do local... 

  • Se urbanizar as zonas agrícolas como é possível garantir o abastecimento de alimentos a cidade? Isso seria planejamento sustentável? Além do impacto no abastecimento de água, na fauna, na flora e ás comunidades tradicionais rurais. Acho que o erro da questão está claro.

    A proposta não é expansão das fronteiras das cidades, mas adensamento das zonas já urbanizadas, claro, dentro dos limites da infraestrutura disponível, otimizando os investimentos públicos e gerando tbm o retorno desse. 

  • ERRADO

    O planejamento territorial sustentável, nas mais modernas concepções internacionais, refere-se à melhor distribuição da população no território, procurando alocar a população nos vazios urbanos centrais e evitando o espraiamento para as periferias.
    A medida que a cidade se expande para as bordas urbanas (periferia) são gastos  vultuosos recursos com infraestrutura urbana e viária a fim de viabilizar a conexão desta com o centro.

  • cidade avançando para o meio rural não é garantia de recursos naturais futuros, é garantia de sua escassez

     

    questão errada

  • Gab. errado

    Na verdade, são as características da forma urbana compacta que permitem um planejamento territorial mais sustentável.

    Complementando...

    Na verdade, são as características da forma urbana compacta que induzem a um processo de ocupação do solo que reduz a pressão sobre os recursos naturais, evitando a expansão de áreas urbanizadas sobre áreas rurais ou de fragilidade ambiental. Possibilita formas mais sustentáveis de mobilidade, já que as condições criadas por altas densidades e uso misto do solo tendem a diminuir as distâncias a serem percorridas, podendo ser energeticamente mais eficientes e produzir menos poluentes, favorecendo deslocamentos por caminhadas ou bicicletas, além de viabilizar um transporte público mais eficiente e barato.

    Porém, a tendência nas últimas décadas tem sido o modelo urbano chamado de urban sprawl

    (espraiamento urbano), do qual muitos estudos dedicados à urbanização em países ricos já comprovaram a insustentabilidade.

    No caso brasileiro, ele se agrava por ocorrer também na urbanização das faixas de renda mais baixas, o que, além de elevados custos financeiros e ambientais, envolvem custos sociais

    No Brasil, seja pela ausência ou presença de políticas urbanas de ordenamento do solo urbano, a cidade dispersa tem predominado por meio de dois fenômenos antagônicos:

    (a) a localização das habitações de baixa renda em solo mais barato, distantes do centro urbano e das áreas de trabalho, e servidos por transporte público de baixa qualidade e alto custo financeiro e social; e

    (b) a localização da moradia para população de alta renda em “bairros privados”, pouco adensados e com muitas áreas verdes, afastados do centro por uma opção de isolamento, dependente dos deslocamentos motorizados com implicações para o encarecimento da infraestrutura urbana.


ID
778318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à sustentabilidade e ao impacto ambiental, julgue os itens a seguir.

Em países da Europa, a utilização da madeira nas construções habitacionais, principalmente em painéis, revestimentos etc., é uma das medidas que contribuem para minimizar a liberação de poluentes no meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Alguém?


ID
969988
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As categorias Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável são subdivisões das Unidades de Conservação.

Entre as categorias de manejo pertencentes ao grupo de Uso Sustentável, encontra(m)-se

Alternativas
Comentários
  • Lei 9985/2000 - Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm
     

    Art. 8o O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Estação Ecológica;
    II - Reserva Biológica;
    III - Parque Nacional;
    IV - Monumento Natural;
    V - Refúgio de Vida Silvestre.


    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Área de Proteção Ambiental (APA);
    II - Área de Relevante Interesse Ecológico;
    III - Floresta Nacional;
    IV - Reserva Extrativista;
    V - Reserva de Fauna;
    VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e
    VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • Questão com dois gabaritos, pois a letra "A" também está correta.

    Reserva de Desenvolvimento Sustentável também integra as Unidades de Conservação do grupo Uso Sustentável.

  • Realmente, a alternativa A também está correta

    LEI 9985

    Art. 27. As unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo. 

    § 1 O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

    § 2 Na elaboração, atualização e implementação do Plano de Manejo das Reservas Extrativistas, das Reservas de Desenvolvimento Sustentável, das Áreas de Proteção Ambiental e, quando couber, das Florestas Nacionais e das Áreas de Relevante Interesse Ecológico, será assegurada a ampla participação da população residente.

    § 3 O Plano de Manejo de uma unidade de conservação deve ser elaborado no prazo de cinco anos a partir da data de sua criação.

  • 2 gabaritos corretos, letra A e letra E estão corretas, deve ter sido anulada!


ID
1080325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos requisitos de sustentabilidade na arquitetura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas Eradas.

    Corrigindo o item C, apontado como gabarito da questão:

    Não é a orientação dos aquecedores que determina a eficiência do sistema de aquecimento com energia solar, mas a orientação dos coletores solares.

    Aquecedor solar é todo o sistema de captação de energia térmica; o nome do componente que capta a energia solar e que se posiciona sobre a coberta é coletor solar, e não aquecedor solar.

  • "Os coletores constituem a parte principal do sistema, pois é por meio deles que a energia solar é absorvida e transmitida à água quente que circula pelos tubos do interior do coletor. As placas devem ser direcionadas sempre para o Norte*, com desvio máximo de 30 graus a nordeste ou noroeste. Para uma boa absorção dessa energia, ou seja, para que os coletores recebam maior incidência de raios solares durante o ano, a inclinação ideal das placas, em relação à horizontal, é um ângulo resultante da soma da latitude do lugar mais 5° a 10°. Na prática, a inclinação média é de 35°, mas o cálculo preciso depende da cidade."

    * exceto nos Estados do Amapá, Roraima e Amazonas.

    Fonte: Instalações hidráulicas e o projeto de Arquitetura. Roberto de Carvalho Júnior


ID
1315531
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O objetivo da NBR 15.575/2013 é estabelecer uma sistemática de avaliação de tecnologias e sistemas construtivos de habitações, com base em requisitos e critérios de desempenho expressos em normas técnicas brasileiras. Além de segurança e durabilidade, o sistema construtivo deve ser analisado quanto ao seu compromisso com a sustentabilidade do produto e do processo de produção.

Assinale o par de diretrizes que se refere exclusivamente à sustentabilidade do produto habitação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer pq é a "C" ???

  • Também queria entender!!!!

    Segundo a NBR 15575 (pág. 5):

    Os requisitos dos usuários devem ser atendidos de forma a promover segurança, habitabilidade e

    sustentabilidade, tendo para cada um desses tópicos solicitações particulares e expressos pelos

    seguintes fatores (Norma ABNT NBR 15.575, 2013):

    5.1. SEGURANÇA

    - Segurança estrutural

    - Segurança contra o fogo

    - Segurança no uso e na operação

    5.2. HABITABILIDADE

    - Estanqueidade

    - Desempenho térmico

    - Desempenho acústico

    - Desempenho lumínico

    - Saúde, higiene e qualidade do ar

    - Funcionalidade e acessibilidade

    - Conforto tátil e antropodinâmico

    5.3. SUSTENTABILIDADE

    - Durabilidade

    - Manutenibilidade

    - Impacto ambiental

  • c)

    18.5 Consumo de energia no uso e ocupação da habitação

    As instalações elétricas devem privilegiar a adoção de soluções, caso a caso, que minimizem o consumo de energia, entre elas a utilização de iluminação e ventilação natural e de sistemas de aquecimento baseados em energia alternativa.

  • Larissa, acho que é a C porque é a única que fala de diretrizes quanto ao PRODUTO da habitação, e não quanto ao PROCESSO DE PRODUÇÃO (que são as demais alternativas).

  • mas a C não se refere exclusivamente à sustentabilidade. Também não está a ver com habitabilidade? referente ao Desempenho térmico?


ID
1329331
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha somente características de uma construção sustentável.

Alternativas
Comentários
  • deve se ficar atento no final de cada alternativa que diz "sem se preocupar..." um dos principios da sustentabilidade é se preocupar com a origem dos materiais, as distâncias percorridas...

  • Resposta certa é letra A: Preferência para a utilização de iluminação natural, reaproveitamento de água e redução no consumo de energia.


ID
1334911
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A alternativa em que a definição de um dos principais objetivos dos regulamentos relacionados à eficiência energética das edificações, estabelecidos a partir das décadas de 1990, está correta em:

Alternativas

ID
1441933
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a importância de atender aspectos de sustentabilidade na execução de obras que utilizem madeira entre seus componentes construtivos, o correto é o emprego de

Alternativas
Comentários
  • madeira de lei = madeira maciça

  • madeira de foresta plantada ou madeira certificada


ID
1504978
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para se construir de modo sustentável, deve-se ter a preocupação em utilizar materiais oriundos de fornecedores legalmente estabelecidos e comprometidos com a diminuição dos impactos ambientais.
A respeito da sustentabilidade em obras, analise as afirmativas a seguir.

I. O conforto térmico, acústico e lumínico devem ser buscados prioritariamente por meio de equipamentos eficientes.
II. A busca de matérias primas locais em substituição aos materiais de uso frequente em obras é fundamental para se diminuir o impacto ambiental.
III. Em áreas urbanas, quanto menor a taxa de ocupação bruta em relação à líquida, menor tende a ser o impacto ambiental.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Estou espantada com as questões dessa banca. Cobrar assuntos mirabolantes é de praxe para quase todos os concursos. Mas a forma de interpretação que a FGV impõe para as provas de arquitetura está realmente muito além de tudo que eu já tinha visto. 

    O conforto térmico, acústico e lumínico devem ser buscados prioritariamente por meio de equipamentos eficientes. Ainda não li em nenhuma das principais bibliografias que existe prioridade na busca por conforto. Evidentemente que o projeto com diretrizes voltadas para o bom desempenho é essencial, mas isso não exclui a importância da eficiência dos equipamentos. Devo entender que especificação de equipamentos não é prioridade então? Alguém teria uma melhor interpretação dessa questão?

    Em áreas urbanas, quanto menor a taxa de ocupação bruta em relação à líquida, menor tende a ser o impacto ambiental. É a primeira vez que leio sobre taxa de ocupação bruta e líquida. Alguém poderia me indicar uma bibliografia onde apareçam esses conceitos? Densidade bruta e líquida eu sei o que é, mas taxa de ocupação eu só conhecia pela relação entre a área da projeção horizontal da edificação e a área do lote. O que seria o bruto e o líquido? 

    A resposta da questão é a letra E.

  • Concordo com você Bruna.

  • Estou estudando para um concurso de prefeitura, com prova elaborada pela Universidade Federal do meu estado, esgotei todas as questões da banca local, e estava em busca de mais para aperfeiçoar, mas me deparo com questões mirabolantes, como disse a Bruna, além de mal elaboradas, cobram assuntos alheios à prática e à formação do profissional a quem está avaliando.

  • Uma interpretação possível seria a preferencia prioritária por estratégias passivas, considerando que a questão trata de sustentabilidade em obras.

    (no caso térmico, por exemplo, através do dimensionamento das aberturas, tipos de vedações externas, proteção das aberturas...)

     

  • Questão esquisita mesmo, porque ele fala sobre obras, porém a única aplicável a OBRAS, vejo que é a II, acho que fez uma mistura de planejamento urbano com impacto ambiental que acho que não coube a correlação com obras.

    A alternativa I eu já achei estranha por não ser relacionada a obra, mas aliviei esse ponto ao terminar de ler a questão e continuei julgando errada pelo mesmo motivo que o Thi ☕ expôs.

    Sobre o item III, encontrei essa definição, porém, ainda não consegui entender o que ele quis dizer no item:

    A taxa de ocupação líquida foi calculada a partir da soma de área de todos os lotes ocupados de cada loteamento dividida pela soma total da área de todos os seus lotes. Diz-se “líquida” pois desconsidera o sistema viário.

    https://docplayer.com.br/38049630-Diagnostico-consolidado.html

  • Respondendo à Bruna, ainda que um grande lapso temporal... Toda a minha formação acadêmica foi pautada na busca pela eficiência energética prioritariamente sem o uso de equipamentos. As literaturas de conforto térmico ensinam as relações entre as variáveis climáticas e as características de cada clima de forma que as construções arquitetônicas possam tirar o melhor proveito possível dos condicionantes ambientais.

    A taxa de ocupação bruta se refere às ruas, lotes, vazios urbanos, calçadas, enquanto que a taxa líquida é referente ao privados, aos lotes apenas. Então, se temos um valor mais próximo entre essas duas taxas significa que menor é a área de impacto no ambiente...

    Ademais, não considerei a questão "esdruxula" nem muito menos "alheia à prática e à formação profissional". Ao contrário. Ela está muito bem elaborada!

  • Acredito que no processo de projeto inicialmente não se deva buscar com prioridade o uso de equipamentos, por exemplo, ar-condicionado. Dito isso, o primeiro tópico está obviamente incorreto.

    GABARITO E

  • I - Não deve focar APENAS nos equipamentos eficientes, ela envolve todas as etapas/diretrizes de projeto, como implantação do edifício, localização das aberturas, etc

    II - Correta

    III - a taxa de ocupação indica a percentagem de área horizontal de terrenos urbanos passível de ser ocupado, quanto menor for a taxa ocupação, menor o impacto ambiental


ID
1697854
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma cidade sustentável pode ser definida como uma cidade cuja população goza de uma elevada qualidade de vida e que cuida de não transferir, para as gerações futuras, os problemas socioeconômicos, ambientais e de saúde.

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir. 

I. Existe consenso em considerar que os novos princípios de um planejamento territorial sustentável necessitam de uma abordagem intersetorial, incorporando não só os aspectos espaciais e ambientais, mas também os que se relacionam com a saúde e com outras dimensões de âmbito econômico, social e cultural.

II. Existe consenso em considerar que os novos princípios de um planejamento territorial sustentável necessitam de uma abordagem intersetorial, incorporando não só os aspectos espaciais e ambientais, mas também os que se relacionam com a saúde, mas não com outras dimensões de âmbito econômico, social e cultural.

III. Existe consenso em considerar que os novos princípios de um planejamento territorial sustentável necessitam de uma abordagem intersetorial, incorporando não só os aspectos ambientais, mas também os que se relacionam com a saúde.

Assinale: 


Alternativas
Comentários
  • No meu ponto de vista o item III também está correto, porém incompleto. Talvez o item I esteja correto devido a maior enumeração de aspectos.

  • ÉPOCA BOA, NA QUAL FGV E FCC ERAM MEL NA CHUPETA. HEHEHE


ID
1777084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da sustentabilidade urbana, julgue o item subsequente.

Instalados nas fachadas ou na cobertura de um edifício, os painéis fotovoltaicos, cujas fotocélulas transformam a energia solar em eletricidade por meio de semicondutores fabricados com compostos de silício, produzem eletricidade para as necessidades internas, podendo até fornecer energia para a rede pública.

Alternativas
Comentários
  • A parte mais importante de um painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica) são as células fotovoltaicas de silício (Si). O silício é composto de átomos minúsculos que são carregadas com elétrons. A concepção mais comum de painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) utiliza dois tipos diferentes de silício. Isto é para criar cargas negativas e positivas. Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com (-) boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o (+) fósforo.

    Esta combinação cria mais elétrons no silício carregado positivamente e menos elétrons no silício carregado negativamente. O silício carregado positivamente é “sanduichado” com o silício carregado negativamente, isso permite a célula de silício reagir com o sol produzindo energia elétrica.
     

  • - Sistema de geração de energia elétrica células fotovoltaicas/painéis solares

    > Inseridos nas coberturas OU fachadas

    > Pode atender as necessidades internas e também fornecer energia p/ a rede pública

    > Vantagens      >> Silencioso     >> Sem poluição ambiental

    >> Resistente a condições climáticas extremas (granizo, vento, temperaturas e umidade)

    >> Sem partes mecânicas (∴ dispensa manutenções que não a limpeza dos módulos)

  • Sobre a ação de fornecer energia para a rede publica ( que achei duvidosa)

    Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade


ID
1777087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da sustentabilidade urbana, julgue o item subsequente.

Foi assumido o compromisso por chefes de Estado presentes à Conferência Rio 2002 de buscar soluções para um desenvolvimento que atenda às necessidades das gerações atuais e futuras com base em dois princípios básicos: a reciclagem dos resíduos reconhecida como um caminho para a preservação do planeta; e o desenvolvimento do uso das matérias-primas e energias renováveis para garantir o aumento de quantidades de energia utilizadas na extração dos recursos naturais. 

Alternativas
Comentários
  • A conferência ocorrida no Rio foi a Eco92. Em 2002, ocorreu na Africa do Sul a conferencia Rio+10

  • "...para garantir o aumento de quantidades de energia utilizadas na extração dos recursos naturais." ? 

  • Exatamente, se encaixa nos dois. Mas, como há uma Súmula do STF que fala que ofende ao princípio da moralidade, é isso que a gente leva pra prova.


ID
1824196
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as principais características de um Edifício Ecológico (Green Building).

Alternativas
Comentários
  • Green Building se baseia na eficiência energética: consumo de energia ao longo do ciclo de vida da edificação.

    Instagram @dicasdearq

  • RESPOSTA D - Edifício Ecológico (Green Building)

    Os outros temas são referentes a:

    Intelligent Building (Edifício inteligente)- foco na eficiência energética da edificação e na produtividade das atividades do usuário; uso intensivo de tecnologia de pontas, sob a forma de componentes, equipamentos e sistemas destinados à automação predial; disponibilidade de vários serviços e facilidades (telecomunicações, transmissão de dados, rede de dados, por exemplo) destinados a agilizar o trabalho. 

    High Performance Building (E. Alta Tecnologia) - Além dos atributos do Intelligent Building: • preocupações relativas à integração da edificação com a cidade; ações para minimizar os impactos causados pela edificação sobre a infra-estrutura de serviços da cidade tais como abastecimento de água, fornecimento de energia, coleta de lixo, trânsito, poluição, principalmente nas fases de construção e de uso/operação; preocupações em melhorar a qualidade interna dos ambiente, em aspectos como, por exemplo, qualidade do ar, seleção de materiais, ergonomia, tratamento de ruídos. 

    Responsive Building (Construção Responsável) - foco no desempenho da edificação ao longo da vida útil e na satisfação do usuário; valorização dos aspectos estéticos e institucionais do empreendimento; ações para integração da edificação com a cidade e com a sociedade de modo geral, através de parcerias entre a sociedade civil organizada, a indústria e o governo; uso da tecnologia de ponta somente em casos onde a tecnologia convencional não viabilize por si só, o desempenho adequado da edificação; medidas de conscientização do usuário e da sociedade, em apoio ao uso de componentes e sistemas, para racionalizar o consumo de água e energia.  

    Sustainable Building (Construção Sustentável) - Além das preocupações do Green Building: • foco na sustentabilidade, não só da edificação, mas também da indústria da construção; a ampliação das preocupações com o meio ambiente, gerando ações abrangentes em prol da proteção do planeta e da vida humana a longo prazo; ações voltadas para o desenvolvimento sustentável das cidades e da indústria, tais como uso preferencial de tecnologias e recursos disponíveis na região onde a edificação será construída, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do local; envolvimento da sociedade na definição de instrumentos legais para a regulamentação da produção das edificações e suas partes, ou seja, projeto, fabricação de materiais e componentes, construção, operação / uso, manutenção, demolição, entre outras atividades. 

    http://livros01.livrosgratis.com.br/cp019584.pdf


ID
1896739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta relativa a sistemas energéticos de baixo impacto ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar?

  • O emprego de sistemas que aproveitam o vento para produção de energia denominada limpa se deu em meados do século XX, como resposta aos problemas de caráter ambiental.  ERRADA - 

    ENERGIA EÓLICA FOI INVENTADA NO SÉCULO V

     

    A célula fotovoltaica solar, que transforma diretamente a energia solar em elétrica, é, atualmente, a opção mais econômica para os sistemas de baixo impacto ambiental, geradores de energia limpa.  ERRADA  

     

    ERRADA ONDE DIZ QUE TRANSFORMA DIRETAMENTE A ENERGIA SOLAR EM ELÉTRICA, NA VERDADE ELA PASSA POR UM SITEMA QUE TRANSFORMA ESSA ENERGIA.

     

    A expressão redução do impacto ambiental refere-se à busca por soluções técnicas que atendam às necessidades humanas preservando-se o meio ambiente.  CERTA

     

    A água flui dos coletores solares ao boiler – recipiente isolado termicamente no qual a água é conservada aquecida para consumo – através de um sistema natural chamado termossifão, no qual a água quente em expansão empurra a água fria, o que gera a circulação. ERRADA

     

    A ÁGUA NÃO FLUI DOS COLETORES SOLARES AO BOILER

     

     

     

    Em cisternas de águas pluviais executadas corretamente, de acordo com as recomendações do fabricante, dispensa-se o uso dos filtros de água para consumo animal e humano.  ERRADA

     

    REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS TEM QUE TER FILTRO PARA O CONSUMO.

  • O emprego de sistemas que aproveitam o vento para produção de energia denominada limpa se deu em meados do século XX, como resposta aos problemas de caráter ambiental. Esse sistema é mais antigo, datando 200 AC o primeiro moinho. 

     

    A célula fotovoltaica solar, que transforma diretamente a energia solar em elétrica, é, atualmente, a opção mais econômica para os sistemas de baixo impacto ambiental, geradores de energia limpa.As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes detransformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. porém não é um sistema econômico. Essa tecnologia ainda é cara. 

     

    A expressão redução do impacto ambiental refere-se à busca por soluções técnicas que atendam às necessidades humanas preservando-se o meio ambiente. Correto 

     

    A água flui dos coletores solares ao boiler – recipiente isolado termicamente no qual a água é conservada aquecida para consumo – através de um sistema natural chamado termossifão, no qual a água quente em expansão empurra a água fria, o que gera a circulação. 

     

    Em sistemas convencionais, a água circula entre os a caixa d'agua, os coletores e o reservatório térmico ( boiler ) através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água da caixa dágua. Assim a água quente “empurra” a água fria gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.

     

    Em cisternas de águas pluviais executadas corretamente, de acordo com as recomendações do fabricante, dispensa-se o uso dos filtros de água para consumo animal e humano. É necesário o uso de filtros

  • Acho que o erro da letra D está em dizer que a água quente empurra a água fria, o que acho que não acontece, porque se isso ocorresse, não seria necessário colocar o boiler a uma altura superior em relação aos coletores solares. O boiler deve ficar em uma altura superior aos coletores, a água flui por gravidade.

    Inclusive uma questão do Cespe explora essa alternativa, chamando de circulação inversa o sistema de aquecimento em que o boiler e os coletores estão a uma mesma altura. Nesse sistema, a água começa a fluir no sentido contrário durante a noite, esfriando a água aquecida, para que isso não ocorra, é necessário posicionar uma válvula de retenção.

    No tocante a direção da água, ela flui sim dos coletores para o boiler, afinal são eles que esquentam a água.

    https://i.pinimg.com/originals/8a/6b/fc/8a6bfc326b648958d5c5d52a759abb8b.gif

  • Sobre a letra D:

    "O reservatório térmico é um recipiente para armazenamento de água aquecida. São cilindros de cobre ou de aço inoxidável, porém isolados termicamente com poliuretano sem CFC (Cloro-fluor-carbono), para diminuir ao máximo as perdas de calor pelo processo de condução térmica. Dessa forma, a água permanece aquecida e pronta para o consumo a qualquer hora do dia ou da noite. A caixa de água fria alimenta o reservatório, mantendo-o sempre cheio.

    A água circula entre os coletores e o reservatório graças a um processo chamado de termofissão. Nesse processo, a água dos coletores, que é mais quente, é menos densa que a água do reservatório, portanto, a água fria mais densa empurra a água quente para o reservatório, gerando a circulação."

    A questão diz que a água quente empurra a fria. Esse é o erro.

    https://m.brasilescola.uol.com.br/fisica/aquecimento-agua-por-energia-solar.htm


ID
2023483
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Um sistema de geração de energia elétrica a partir da luz solar se utiliza de células fotovoltaicas, convertendo a energia luminosa em eletricidade a ser convenientemente aproveitada” (SOLARTRONIC, 2008) possui algumas vantagens fundamentais abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Vantagens                                    Desvantagens

    Energia Sustentável                     Valor Alto de Investimento

    Não há ruídos e Poluição             Não gera energia durante o período noturno

    Facilidade de Instalação               Mudança estética do imóvel

    Manutenção quase inexistente 

    Vida útil londa 

  • Seria permitir o AUMENTO da potência instalada, afinal, quanto mais módulos, mais área para captar a luz solar.

    Um sistema de produção fotovoltaica é uma fonte de energia que, através da utilização de células fotovoltaicas, converte diretamente a energia luminosa em eletricidade. Suas vantagens fundamentais incluem o não consumo de combustível, a não produção de poluição nem contaminação ambiental, ser silencioso, ter uma vida útil superior a 20 anos, ser resistente a condições climáticas extremas (granizo, vento, temperatura e umidade), não ter peças móveis e, portanto, exigir pouca manutenção (só a limpeza do painel), permitir o aumento da potência instalada por meio da incorporação de módulos adicionais.

    https://revistaadnormas.com.br/2018/06/06/a-normas-tecnicas-para-a-energia-solar-fotovoltaica/

    GAB B

  •  b) permitir o aumento da potência instalada mediante incorporação de células de dimensões maiores.

  • achei um pouco forcado a letra B dizer: resistente a condições climáticas extremas

    e a letra D dizer: não requerendo manutenção

  • Qual placa solar hoje em dia que não possui partes mecânicas????

  • que tipo de sistema hoje não precisa de manutenção? fora que resiste a condições climáticas extremas? aposto que se der um furacão as placas vão sair tudo vuando, por mim essa questão seria anulada


ID
2089873
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere os itens listados a seguir, que devem ser observados no projeto arquitetônico com o objetivo de minimizar o consumo de energia na edificação, quando da escolha do terreno para a construção de escolas.

I Utilização da escala macroclimática para determinar a demanda de energia para a região considerada (dados obtidos na estação meteorológica mais próxima).

II Aplicação da informação climática aos efeitos topográficos e urbanos, para se obter uma estimativa da demanda das potencialidades do entorno.

III Localização e orientação do edifício, no entorno, de maneira a minimizar o ganho térmico natural e maximizar a ventilação cruzada nas regiões sem estação fria.

IV Localização estratégica dos equipamentos de climatização artificial, tanto dentro quanto fora do edifício, assim como dos aparelhos eletrodomésticos

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Comando da questão: Considere os itens listados a seguir, que devem ser observados no projeto arquitetônico com o objetivo de minimizar o consumo de energia na edificação, quando da escolha do terreno para a construção de escolas.

    IV Localização estratégica dos equipamentos de climatização artificial, tanto dentro quanto fora do edifício, assim como dos aparelhos eletrodomésticos.

    Não necessariamente serão usados equipamentos de climatização, até pelo pedido da questão em minimizar o consumo de energia. Além disso, essa alternativa nada tem a ver com a localização do equipamento no terreno, enquanto I, II e III focam nisso.


ID
2160352
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Trindade - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O termo “construção seca” se refere a um sistema de construção que pode ser descrito pelas seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de Construção a Seco não necessita de argamassa para a sua construção, como ocorre com a alvenaria. A parede é uma estrutura rígida composta por perfis de aço, onde as placas cimentícias e de gesso são parafusadas vedando o ambiente interno.

     A Construção a Seco é muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos e chegou ao Brasil conquistando inicialmente o mercado comercial e corporativo. Gradualmente, suas vantagens ganham a atenção não só das grandes construtoras, como também dos consumidores finais, principalmente nas grandes capitais. 

    Com alta resistência e durabilidade, a construção a seco atende os padrões internacionais e nacionais de qualidade, oferecendo conforto térmico e acústico, além de reduzir o tempo de obra e os custos de execução, proporcionando uma entrega mais rápida.

    Um exemplo desta agilidade é a instalação das tubulações , que são passadas pelo interior das paredes facilitando a execução. Quando há necessidade de um reparo , por exemplo, só é necessário fazer um recorte na parede, retirando uma parte da placa, suficiente para proporcionar acesso à parte interna da parede. Depois de efetuado o reparo, fecha-se a parede encaixando o mesmo pedaço de chapa retirado. Ao final, esse é um trabalho rápido, limpo e seco que não gera resíduo.

    http://www.bricka.com.br/construcao-seca/

  • Gab. E

    Também chamado de Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), o método usa uma estrutura de perfis leves em Madeira (Wood Frame) ou Aço (Steel Frame), contraventadas com placas estruturais.

    Como desvantagens, podemos destacar que o custo ainda é superior ao de uma edificação de alvenaria, porém o prazo de construção é reduzida em até 1/3 de uma construção convencional. 

    Os Sistemas mais conhecidos são:

    Drywall

    Parede dupla de concreto

    Painéis EPS


ID
2250559
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Pretende-se implantar medidas de conservação de energia em prédio de escritórios, com funcionamento diurno, cujos ambientes são dotados de sistema de climatização artificial por meio de aparelhos convencionais de ar condicionado do tipo split. Pelas características do clima local, o sistema funciona somente para refrigeração. São medidas a serem consideradas, dentre outras,

Alternativas
Comentários
  • Apesar da diminuição da renovação do ar ser um fator negativo para a qualidade do ar interno, ela é um fator de diminuição do consumo de energia no equipamento, porque exigirá menos do sistema de climatização, como item salientou "níveis mínimos recomendados pela norma" o item está correto.

    De fato, a ventilação natural economizaria mais energia, porque desligaria o equipamento, mas talvez o conforto térmico não seria o mesmo. 

    Se alguém puder comentar também, agradeço! 

    GAB B

  • De fato um brise seria a solução e no caso da redução da renovação do ar, a questão não deixa claro, mas creio que o examinador quis dizer ventilação artificial que consome energia elétrica, por isso a "redução da renovação". 

  • Eu entendo que neste caso específico, como o edifício já utilizava sistema de ar condicionado, a ventilação natural iria atrapalhar pois faria com que o ar condicionado fosse menos eficiente e desta forma o consumo de energia aumentaria. Por outro lado, materiais com inércia térmica elevada ajudariam e não atrapalhariam, pois o calor iria ficar contido neles por mais tempo até penetrar no edifício. Dito isso já eliminaríamos as alternativas A,C, D. A proteção das aberturas certamente é um alternativa efetiva o que nos leva a marcar a alternativa B. Acredito que seja isso. 

  • Achei confuso pois no enunciado diz que o sistema split é utilizado somente para refrigeração de ar e não para renovação. Ao meu ver, estariam corretas as alternativas A ou D.

  • Achei a questão meio confusa.

    O enunciado começa dizendo que se pretende implantar medias para a conservação de energia. Entendo que um ambiente bem ventilado e protegido da incidência solar direta geraria menos carga térmica no ambiente, necessitando, eventualmente, de equipamentos de refrigeração menos potentes (com menos BTU's), gerando economia em relação ao consumo de energia elétrica.

  • Outra questão VUNESP que talvez ajude a responder (ou pelo menos entender a lógica da banca):

    (TJ/PA - 2014) Para fins de controle térmico de um edifício de múltiplos pavimentos destinado a atividades do poder judiciário, situado no Estado do Pará, o qual será climatizado artificialmente por meio de instalação de ar-condicionado central, é uma diretriz do projeto a redução do consumo de energia na climatização artificial. 

    Com relação à renovação de ar, a recomendação é que:

    a) se maximize a tiragem de calor mediante renovação de ar dos ambientes, tirando partido da ventilação cruzada.

    b) se minimize a renovação de ar ao necessário para a manutenção da salubridade do ambiente, conforme parâmetros de norma. GABARITO

    c) se maximize a tiragem de calor mediante renovação de ar dos ambientes, tirando partido do efeito chaminé.

    d) ela seja suprimida no período diurno, procedendo-se a ela somente na hora de menor temperatura, à noite.

    e) ela seja substituída pelo tratamento interno por processos de oxigenação eletroquímica. 

  • Solicitação:

    - Conservar energia

    Dados:

    - escritórios com funcionamento diurno

    - climatização por ar condicionado do tipo split

    - sistema apenas para refrigeração

    A) o aumento da ventilação natural dos ambientes >> fará com que o ar condicionado gaste mais energia para refrigerar o ar novo que entra no ambiente

    redução do emprego de materiais com elevada inércia térmica >> a alta inércia térmica dos materiais faz com que o calor externo demore mais para entrar no edifício, ou seja, seria até uma boa alternativa durante o período diurno

    B) a proteção de aberturas contra a incidência de radiação solar direta e a redução da renovação do ar a um mínimo recomendado em norma. (GABARITO)

    C) a redução da velocidade do ar internamente aos ambientes >> o mais ideal seria a renovação do ar em nível mínimo exigido por Norma

    redução do emprego de materiais com elevada inércia térmica >> a alta inércia térmica dos materiais faz com que o calor externo demore mais para entrar no edifício, ou seja, seria até uma boa alternativa durante o período diurno

    D) o aumento da ventilação natural dos ambientes >> fará com que o ar condicionado gaste mais energia para refrigerar o ar novo

    proteção de aberturas contra a incidência de radiação solar direta. OK

    E) a redução da velocidade do ar internamente aos ambientes >> o mais ideal seria a renovação do ar em nível mínimo exigido por Norma

    redução da renovação do ar a um mínimo recomendado em norma. OK

  • A sacada aqui é descobrir que se trata de clima quente úmido (pois ele diz que pelas características do clima, ele só é usado para refrigeração - descartando o clima quente seco

    Como é quente úmido, precisamos proteger da radiação difusa e um mínimo de renovação do ar, visto que o ar de fora estará mais quente do que o de dentro


ID
2255167
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 7.746/2012, a administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável, no prazo estipulado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, prevendo, no mínimo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    A banca quis confundir o candidato só trocando o final do inciso II. Típica questão letra de lei.

    Decreto nº 7.746/2012

    Art. 16. A administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável, no prazo estipulado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, prevendo, no mínimo:

    I – atualização do inventário de bens e materiais do órgão e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; LETRA E

    II – práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; LETRA C

    III – responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e LETRA B

    IV – ações de divulgação, conscientização e capacitação. LETRA A

     

  • Art. 16. A administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável, no prazo estipulado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, prevendo, no mínimo:

    I – atualização do inventário de bens e materiais do órgão e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição;

    II – práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços;

    III – responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e

    IV – ações de divulgação, conscientização e capacitação

  • Essa questão deveria estar classificada em: Legislação Federal -> Decreto nº 7.746/2012


ID
2301916
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à eficiência energética em edifícios, considere:

I. Coletores solares para geração de calor para o aquecimento de água.
II. Escolha correta dos materiais de construção opacos e translúcidos em função da forma.
III. Gerenciamento dos elevadores.

Os itens I, II e III correspondem, respectivamente, a tecnologias

Alternativas
Comentários
  • É sempre bom lembrar que as tecnologias solares passivas são aquelas que utilizam as condições climáticas do local para atingir os níveis desejados de conforto ambiental e eficiência energética.

    A arquitetura, com o advento da iluminação e climatização artificiais, se afastou das estratégias proativas. 

    Tecnologias Solares Passivas:

    Correta escolha dos materiais de construção;

    Condições climáticas locais;

    A forma da edificação;

    Protetores solares exteriores;

    Utilização da iluminação natural;

    Dreção e a velocidade dos ventos predominantes.

     

    Tecnologias Ativas:

    Escolhas adaptadas de lâmpadas eficientes;

    Divisão espacial dos circuitos elétricos.

    Colocação de sensores de presença em áreas de circulação e em ambientes de permanência transitória;

    Adoção de luminárias refletoras;

    Escolhas dos ambientes com controle individual das condições de conforto.

    Implantação de iluminação de tarefa ou iluminação setorizada;

    Localização correta dos sensores de condicionamento ambiental;

    Gerenciamento de elevadores;

    Escolha de equipamentos de refrigeração com baixa potência.

     

    Tecnologias Proativas:

    Coletores solares para geração de calor para o aquecimento de água;

    Painéis fotovoltaicos para a geração de energia elétrica;

    Turbinas eólicas de pequeno porte para a geração de energia elétrica. Outras fontes de energia geradoras de eletricidade ou calor implantadas nos edifícios.

    Fonte: http://www.revistaecologico.com.br/materia.php?id=74&secao=1160&mat=1275

  • Ok. Descoberta a fonte. No entanto, essa questão é passível de anulação. Nessa fonte, não são citadas as "Tecnologias SOLARES Ativas" e sim "Tecnologias Ativas", sem o nome SOLARES no meio. O item 3 - Gerenciamento de Elevadores - é uma Tecnologia Ativa e NÃO Tecnologia Solar Ativa, como indica a alternativa c.

  • Gerenciamento de elevadores como tecnologia solar ativa é sacanagem...


ID
2318434
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à sustentabilidade no canteiro de obras,

Alternativas

ID
2318446
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Conservação e uso racional de energia, compete ao Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações

Alternativas
Comentários
  • Alternativas:

    a) Competência do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações 

    b)  Competência do CGIEE

    c)  Competência do CGIEE

    d)  Competência do Presidente do CGIEE

    e)  Competência do Presidente do CGIEE

     

    Decreto 4.059/2001 

    CGIEE (Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética) ao qual compete:

    - elaborar plano de trabalho e cronograma, visando implementar a aplicação da Lei no 10.295, de 17 de outubro de 2001;

    - elaborar regulamentação específica para cada tipo de aparelho e máquina consumidora de energia;

    - estabelecer Programa de Metas com indicação da evolução dos níveis a serem alcançados para cada equipamento regulamentado; 

    - constituir Comitês Técnicos para analisar e opinar sobre matérias específicas sob apreciação do CGIEE, inclusive com a participação de representantes da sociedade civil;

    - acompanhar e avaliar sistematicamente o processo de regulamentação e propor plano de fiscalização; e

    - deliberar sobre as proposições do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações. 

     

    CGIEE deverá constituir, no prazo de até trinta dias, contado da designação de seus integrantes, Grupo Técnico para Eficientização de Energia nas Edificações no País ao qual compete propor ao CGIEE:

    - a adoção de procedimentos para avaliação da eficiência energética das edificações;

    - indicadores técnicos referenciais do consumo de energia das edificações para certificação de sua conformidade em relação à eficiência energética; e

    - requisitos técnicos para que os projetos de edificações a serem construídas no país atendam os indicadores mencionados no item anterior.

     

    São atribuições do Presidente do CGIEE:

    - convocar e presidir as reuniões do Comitê Gestor;

    - manifestar voto próprio e de qualidade, em caso de empate, nas deliberações do Comitê Gestor;

    - organizar e presidir audiências públicas, divulgando antecipadamente as propostas; e

    - encaminhar periodicamente ao Conselho Nacional de Política Energética - CNPE relatórios de acompanhamento. 


ID
2413891
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo MASCARÓ, apud YEANG (1999), as questões que devem ser temas de desenvolvimento teórico e prático-metodológico (ou prático-crítico), para projetar em cenários de provável sustentabilidade agravada, são:

Alternativas

ID
2421124
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que não contém um exemplo de alternativa para implementação de um projeto sustentável em uma edificação.

Alternativas
Comentários
  • d. Deveria ser “SUBSTITUIÇÃO de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED ou fluorescentes que consomem MENOS energia”


ID
2439127
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre matrizes energéticas alternativas, leia as afirmativas abaixo:
I. A energia gerada a partir da Biomassa vem crescendo bastante ultimamente. Apesar de não ser uma matriz de geração completamente limpa, ela proporciona um uso completo de diversos subprodutos da agricultura.
II. O Brasil é um dos países com maior potencial de geração de energias alternativas, mas sua postura cultural e política determina uma ruptura importante entre quem desenvolve o conhecimento técnico e científico e quem determina e regulamenta sua aplicação final.
III. A Energia Solar ainda hoje desponta como a mais importante matriz energética para o futuro. Muitos países, principalmente do chamado Primeiro Mundo, se preparam para renovar e aumentar seu parque de geração de Energia Solar.
IV. A energia gerada a partir da biomassa se adequa perfeitamente aos padrões de produção agrícola e de silvicultura vigentes no Brasil, mas ainda se encontra numa fase muito aquém das potencialidades desta tecnologia por falta de desenvolvimento técnico-científico.
Da leitura acima, pode-se inferir que

Alternativas
Comentários
  • I - Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. A biomassa não pode ser considerada uma energia completamente limpa porque na sua queima ocorre a liberação de gás carbônico.


ID
2495815
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 2009, o Inmetro, com apoio do Procel Edifica, iniciou a implantação dos Regulamentos para Nível de Eficiência Energética de Edificações. Atualmente, a aplicação desses regulamentos é de caráter voluntário, entretanto de acordo com o Plano Nacional de Eficiência Energética, a etiquetagem será obrigatória para edificações públicas em um prazo máximo de 10 anos, para edificações comerciais e de serviços em até 15 anos, e para edificações residenciais em até 20 anos. A avaliação do nível de eficiência energética é feita por meio dos métodos descritos nos Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQs). Sendo assim, assinale a opção que apresenta esses métodos.

Alternativas
Comentários
  • "A avaliação do nível de eficiência energética é feita por meio dos métodos descritivos nos Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQs): método prescritivo e simulação. O primeiro é mais simplificado e pode ser utilizado para a maioria das edificações, já o segundo é utilizado para geometrias mais complexas".


ID
2528104
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos projetos sustentáveis as demandas em termos de instalações, superfície, conforto, destinação a um tipo de uso e atividades que serão desenvolvidas, possibilitarão ou não a preservação de recursos e a redução dos desconfortos ambientais ou a promoção da vida coletiva. Sob esse ponto de vista, considere:


I. A diversidade funcional, na escala do edifício ou do bairro, representa a principal diretriz para o desenvolvimento sustentável da cidade.

II. Diferentes funções em um mesmo bairro, como espaços de convívio, trabalho, lazer, comércio, ensino e formação, segregam espacialmente as populações menos favorecidas, reforçando as ilhas de exclusão social.

III. Minimizar os deslocamentos, reduzindo de forma considerável as emissões de gases de efeito estufa, implica numa melhora significativa da qualidade de vida dos cidadãos.

IV. Um edifício, ou um empreendimento imobiliário, pode criar ou melhorar a diversidade funcional ou, até mesmo, integrar em seu próprio programa os usos múltiplos, melhorando a qualidade de vida dos usuários.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Recomendo a leitura do Guia de Sustentabilidade na Arquitetura, da ASBEA.


ID
2528107
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O termo utilizado para descrever uma edificação que consome, em um período mínimo, a quantidade de energia (aquecimento, ventilação) que autoproduz (ganhos solares passivos e ativos), apresentando, portanto, um balanço energético neutro, ponderado pelas condições climáticas e pela boa utilização do edifício, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Edifícios Energia Zero são aqueles capazes de atender às demandas energéticas e conforto do usuário sem depender do fornecimento externo de energia elétrica, ou compensando seu consumo através de geração localizada de energia renovável. De uma forma ou de outra são autossuficientes energeticamente. Configuram-se como edificações de qualquer escala e tipologia, desde residências unifamiliares até grandes edifícios corporativos.

    Fonte: http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=2434

  • Obrigada Guil !

  • Nunca tinha ouvido falar em Edifício Energia Zero... vivendo e aprendendo.

  • complementando... a questão está falando de balanço energético

    Balanço energético: O balanço energético é uma ferramenta de contabilização do consumo e da produção de energia em um edifício. O consumo de energia deve contabilizar o aquecimento, a climatização, ventilação e a iluminação. A produção compreende os ganhos passivos pela dedução do consumo (temperatura do solo, sistema solar) e ativos pela adição (geotermia e sistema fotovoltaico)


ID
2528113
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre os principais sistemas de certificação ambiental de edifícios, descritos atualmente, estão:


I. BREEAM (Reino Unido, 1990).

II. CASBEE (Japão, 2001).

III. DGNB (Alemanha, 2007).

IV. GREEN AUSB (Austrália, 2006).

V. LEED (Estados Unidos, 1998).


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Os principais sistemas de certificação existentes no mundo que se pode destacar são: 

    * BREEAM e ECOHOMES (Inglaterra)

    * HQE (França)

    * LEED (EUA)

    * CASBEE (Japão)

    * GREEN STAR (Austrália)

    * Processo AQUA (Brasil)

    Estes sistemas de avaliação são membros do World GBC – World Green Building Council, o Conselho de Edificações Verde mundial.

  • I. BREEAM (Reino Unido, 1990). Criada na Inglaterra em 1992 como o primeiro método de avaliação de edifícios sustentáveis do mundo, tendo como vantagem a fácil adaptação para diversas zonas climáticas e o acúmulo de pontos por meio de certificações locais. Contém exigências de caráter prescritivo que enfocam o interior da edificação, o entorno próximo e o meio ambiente. Os itens podem ser de caráter obrigatório ou classificatório.

    II. CASBEE (Japão, 2001). Possui instrumentos de avaliação voltados ao projeto (em desenvolvimento), construções novas, edifícios existentes e reformas. Os critérios de avaliação abordam a qualidade ambiental e desempenho do edifício (Q – Building environmental quality and performance) e diminuição de cargas ambientais (LR – Reduction of buildind environmental loadings). O “Q” considera questões relativas à qualidade do serviço e meio ambiente local; enquanto o “LR” aborda a eficiência energética, a gestão de recursos e impactos na vizinhança.

    III. DGNB (Alemanha, 2007). DGNB, Conselho Alemão de Construção Sustentável, é um sistema de certificação em construções sustentáveis de 2ª geração, caracterizado por uma visão abrangente de sustentabilidade na construção, cujo objetivo é reforçar a credibilidade do conceito, agregando qualificações técnicas únicas como a Avaliação do Ciclo de Vida e Custeio do Ciclo de Vida do Edifício.

    IV. GREEN AUSB (Austrália, 2006). Não existe.

    V. LEED (Estados Unidos, 1998). Sistema criado nos Estados Unidos influenciado pelo BREEAM. Os aspectos avaliados referem-se ao impacto gerado ao meio ambiente em consequência dos processos relacionados ao edifício; contemplando aspectos relativos ao local do empreendimento, o consumo de água e de energia, o aproveitamento de materiais locais, a gestão de resíduos e o conforto e a qualidade do ambiente interno da edificação.

  • O LEED foi criado em 1993


ID
2528116
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A certificação de sustentabilidade de edifícios definida como um processo de gestão de projeto, que tem o objetivo de obter a qualidade ambiental de um empreendimento novo ou reabilitado e, para tanto, baseia-se em dois referenciais de desempenho:


I. Referencial do Sistema de Gestão do Empreendimento − SGE, que avalia o sistema de gestão implementado pelo empreendedor.

II. Referencial de Qualidade Ambiental do Edifício − QAE, que avalia o desempenho técnico e arquitetônico da edificação.


Denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • AQUA – Alta Qualidade Ambiental

    Origem: Brasil – adaptada do HQE francês

    Certificadora: Fundação Vanzolini (Ligada à USP)

    Tipos de empreendimentos: Edifícios residenciais, comerciais, administrativos e/ou de serviços cujos setores de atividade são definidos no anexo dos manuais, em construção nova e/ou em renovação.

    Como obter o certificado: O interessado entrega uma ficha de solicitação acompanhada de documentos solicitados (dossiê de solicitação).  A FUNDAÇÃO VANZOLINI verifica se as condições de admissibilidade foram respeitadas, redige um contrato e emite as taxas. É necessário que o empreendedor estabeleça um sistema de gestão do Empreendimento (SGE) e realize a avaliação da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) nas fases de pré-projeto, projeto e execução do empreendimento.

    Níveis de certificação: AQUA Passa :: Bom :: Muito Bom :: Excelente :: Excepcional

  • SGE (Sistema de Gestão do Empreendimento) - envolve os seguintes critérios:

    *Comprometimento do empreendedor
    *Implementação e Funcionamento
    *Gestão do Empreendimento
    *Aprendizagem

    QAE (Qualidade Ambiental do Edifício) - são 14 critérios divididos em 4 classes:

    * ECO-CONSTRUÇÃO - relação com o entorno; escolha dos materiais/processos; canteiro de obras

    * ECO-GESTÃO - energia, água, resíduos e manutenção

    * CONFORTO - higrotérmico, acústico, visual e olfativo

    * SAÚDE - qualidade sanitária dos ambientes, da água e do ar

  • a.  LEED. O método de avaliação se dá por meio de uma somatória de pontos atribuídos ao atendimento dos diversos requisitos propostos, os quais se agrupam em oito temas: requisitos mínimos, espaço sustentável, eficiência no uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interior, inovações no processo de desenho e créditos de prioridade regional. O edifício é classificado resulta em quatro níveis de classificação (Certified, Silver, Gold e Platinum), conforme faixa de pontuação obtida.

    b.  SELO AZUL. A avaliação do atendimento dos critérios do Selo e da agenda proposta para o empreendimento é realizada concomitantemente à análise de viabilidade técnica proposta. Os critérios estão distribuídos em seis categorias (qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais), sendo alguns obrigatórios e outros de livre escolha. A escolha dos critérios deve ser justificada conforme o contexto e as características do projeto apresentados na agenda do empreendimento. Em função dos critérios atendidos, o edifício pode ser classificado em Bronze, Prata ou Ouro.

    c.  PBE EDIFICA. A etiquetagem foi desenvolvida pela Eletrobras/Procel e a UFSC, e elaborou dois regulamentos técnicos: uma para edifícios comerciais, de serviços e públicos (RTQC); e um para edificações residenciais (RTQ-R). O RTQR tem sua classificação final dada conforme o nível de eficiência na envoltória, sistema de iluminação e no sistema de condicionamento de ar. Já no RTQ-R são avaliados os seguintes sistemas: envoltória para verão e inverno; aquecimento de água; iluminação artificial, bombas centrífugas e elevados em áreas comuns de uso frequente (multifamiliar); e iluminação artificial, equipamento, aquecimento de água e sauna para áreas comuns de uso eventual (multifamiliar).

    d.  GBB.

    e.  AQUA. É definida como sendo um processo de gestão de projeto visando obter a qualidade ambiental de um empreendimento novo ou envolvendo uma reabilitação. Envolve tanto uma vertente de gestão ambiental (SGE) como uma natureza arquitetônica e técnica (QAE).

    FONTE: Guia ASBEA de Sustentabilidade na Arquitetura.


ID
2577019
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao Desenvolvimento Sustentável, o método da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) se refere:

Alternativas
Comentários
  • A  Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica desenvolvida para verificar o impacto de produtos no meio ambiente. Na ACV são analisados os efeitos ambientais associados às atividades produtivas ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

    Esse tipo de avaliação surgiu nos anos 70, quando a empresa Coca-Cola encomendou um estudo da Midwest Research Institute (MRI) para comparar os diferentes tipos de embalagens de refrigerante e selecionar quais deles eram os mais adequados sob os pontos de vista ambiental e de desempenho na preservação dos recursos naturais.

  • Segunda o Guia ASBEA de Sustentabilidade na Arquitetura, a análise do ciclo de vida é uma técnica para investigação e avaliação abrangente dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo as etapas que vão desde a retirada da natureza de suas matérias primas elementares e que entram no sistema produtivo até a disposição do produto final, evolvendo processos de manufatura, questões relacionadas com embalagens, transporte, consumo de energia não renovável, impactos de uso, aproveitamento e reuso do produto, ou mesmo questões relacionadas com o descarte de seus resíduos finais, recuperação e reciclagem.


ID
2577022
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em Sustentabilidade é muito comum a utilização da política dos 3Rs. Atualmente, alguns autores já falam em 4Rs e 5Rs, mas os 3Rs originais são sempre mantidos em todas as novas versões. Os três Rs originais são:

Alternativas
Comentários
  • Reduzir (diminuir a geração de resíduos)

    Reciclar (transformar o material já existente química ou fisicamente)

    Reutilizar (reaproveitar o material sem que ele passe pela transformação/reciclagem)

    Alternativa "E".


ID
2580514
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O uso do telhado verde, um dos critérios para certificação LEED, é uma solução eficiente utilizada como um meio de minimizar os impactos no meio ambiente causados pela impermeabilização excessiva das grandes cidades. Sobre os telhados verdes, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a) O solo, as plantas e o ar possuem o efeito de isolante ao som, de modo que um telhado verde com uma camada de substrato de 12 cm de profundidade pode reduzir o som em 40 decibéis, e uma de 20 cm pode reduzir o som em 46 a 50 decibéis.

    Por eliminação, esta só pode estar correta!

     

     b) O sistema de cobertura verde pode ser utilizado sobre qualquer nova superfície, desde que corretamente preparada e impermeabilizada, porém nas superfícies pré-existentes sua aplicação não é viável. 

    É viável, basta adequar a superfície para receber a cobertura vegetal.

     

     c) O custo de implantação dos telhados verdes é menor que o dos telhados brancos.

     É maior, exigem mais camadas, como impermeabilização, substrato, camada vegetal etc.

     

    d) As plantas suculentas de forração necessitam de manutenção constante.

    São plantas de baixa manutenção, diferente, por exemplo, das espécies domesticadas por Burle marx, que são plantas tropicais que requerem muita rega e adubação.

     

     e) O uso de telhados verdes reduz a umidade relativa do ar na microrregião em que está instalado.

    Aumenta a umidade relativa do ar.

  • O solo, as plantas e o ar serão usados como isolante contra o som. O substrato tende a bloquear freqüências de som mais baixas e as plantas as freqüências mais altas. Um telhado verde com uma camada de substrato de 12 cm de profundidade pode reduzir o som em 40 decibéis e uma de 20 cm pode reduzir o som em 46 a 50 decibéis.

    Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/telhado-verde
    Copyright © Portal São Francisco


ID
2636494
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os 3 Rs da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Adotando-se essas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.


Considerando essa proposição, analise o que se diz a seguir.


I. A reutilização consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da diminuição do desperdício.

II. A reciclagem é processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.

III. Reduzir é processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.


Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  • Reescrevendo

    I.
    A redução consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da diminuição do desperdício.

     

    II. A reciclagem é processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.

     

    III. Reutilização é processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.

  • Reduzir - Diminuição da geração de resíduos

    Reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.

    Reutilizar - Processo de aproveitamento dos resíduos sólidos

    Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima.

    Reciclar - Transformação dos resíduos sólidos

    A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo.

  • Segundo a resolução nº 307 do CONAMA:

    Reciclagem é o processo de reaproveitamento de um resíduo, após ter sido submetido à transformação;

    Reutilização é o processo de reaplicação de um resíduo, sem transformação do mesmo.

  • Os itens I e III estão com as descrições trocadas, o item II está certo.

    Alternativa "A".


ID
2653843
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Torres - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre os fatores estabelecidos pela NBR nº 15.575/2013, relacionados às exigências do usuário, os quais servem de referência para o estabelecimento de requisitos e critérios da norma:


I. Segurança estrutural, segurança contra o fogo e segurança no uso e na operação estão relacionados ao Desempenho Estrutural.

II. Funcionalidade e acessibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, conforto tátil e antropodinâmico estão relacionados à Habitabilidade.

III. Estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico e conforto lumínico estão relacionados à Adequação Ambiental.

IV. Durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental estão relacionados à Sustentabilidade.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • As exigências do usuário da NBR 15.575-1/2013, se organizam em três grupos: Segurança/Habitabilidade/Sustentabilidade.
  • O erro do item I é afirma que esta relacionado ao DESEMPENHO ESTRUTURAL , mas segundo o item 4.2 da norma esses fatores estao relacionados ao termo SEGURANÇA. Já o erro do item III é afirmar que esses fatores estao relacionados a ADEQUAÇÃO AMBIENTAL, qnd na verdade estao relacionados ao termo HABITABILIDADE segundo o item 4.3 da norma.

    GAB D

  • De acordo com a NBR 15575-1-Requisitos Gerais, os requisitos dos usuários são:

    1. Segurança: Estrutural/ Contra o fogo/ No uso e operação;

    2. Habitabilidade: Estanqueidade/ Desempenho térmico, acústico e lumínico/ Saúde, higiene e qualidade do ar/ Funcionalidade e acessibilidade/ Conforto tátil e antropodinâmico

    3. Sustentabilidade: Durabilidade/ Manutenibilidade/ Impacto ambiental.

    Ou seja, apenas itens II e IV estão de acordo com a norma. 

     

  • I. Segurança estrutural, segurança contra o fogo e segurança no uso e na operação estão relacionados ao Desempenho Estrutural. Errado. Segurança estrutural, segurança contra o fogo e segurança no uso e ocupação são requisitos de segurança do usuário.

    II. Funcionalidade e acessibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, conforto tátil e antropodinâmico estão relacionados à Habitabilidade. Correto

    III. Estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico e conforto lumínico estão relacionados à Adequação Ambiental. Errado. Estanqueidade, desempenho lumínico, desempenho acústico, desempenho térmico são requisitos do usuário relativos à habitabilidade.

    IV. Durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental estão relacionados à Sustentabilidade. Correto

  • Gab. D

    I. Segurança estrutural, segurança contra o fogo e segurança no uso e na operação estão relacionados ao Desempenho Estrutural.

    Relativas à Segurança

    II. Funcionalidade e acessibilidade, saúde, higiene e qualidade do ar, conforto tátil e antropodinâmico estão relacionados à Habitabilidade.✅

    III. Estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico e conforto lumínico estão relacionados à Adequação Ambiental.

    Relacionados à Habitabilidade. Além disso, a banca trocou o a palavra "desempenho" por "conforto".

    Os únicos confortos presentes na lista de Habitabilidade são os tátil e antropodinâmico.

    IV. Durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental estão relacionados à Sustentabilidade.✅


ID
2708650
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo.


O adequado posicionamento do conjunto dos coletores solares é essencial para o seu melhor desempenho e, consequentemente, maior eficiência energética. Dessa forma, pode-se afirmar que, no Brasil, a instalação desses coletores deve possuir a inclinação próxima à ___________ do local e estar, preferencialmente, direcionada de forma simétrica em relação à trajetória do Sol e orientada ao __________ para um maior rendimento.

Alternativas

ID
2708653
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Qual é a função da válvula termostática nas instalações de aquecimento solar de água?

Alternativas

ID
2820430
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A aplicação de técnicas de projeto e cálculo de ventilação natural dos edifícios tem como finalidades oferecer conforto ambiental ao usuário e otimizar o uso da energia da edificação. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Poros das paredes não concordo. Se fosse porosidade da construção, aí sim, pois porosidade é porcentagem de ar e ventilação que passa pelas aberturas (janelas por exemplo).

  • Érico, essa questão foi retirada do livro Energia na edificação: estratégias para minimizar o consumo, Lúcia Mascaró (p.68):

    "A ventilação natural relaciona-se principalmente com o estado do ar, ou seja, com sua temperatura, umidade e velocidade. O ar quente tende a subir e o ar frio, a baixar. Duas massas de ar, postas em contato através de uma abertura, se mesclarão lentamente, caso tenham a mesma temperatura e umidade. Temperaturas distintas geram duas correntes: uma de ar quente, que sobe num sentido, e outra de ar frio, que baixa em sentido oposto.

    A ventilação dá-se também por diferença de pressão entre o interior e o exterior, com filtrações através das fissuras e janelas, poros das paredes e coberturas, ou pelo efeito chamado chaminé. Nos climas quentes-úmidos e nos compostos por estação fria, mas com permanente e alta umidade relativa do ar, a ventilação deve ser constante."

    GAB E

  • Por eliminação fiquei em dúvida entre "C" e "E", alguém sabe por que a "C" está errada?

  • Robson, o erro da alternativa C está ao dizer que se mesclarão rapidamente. Quando duas massas de ar que possuem mesma temperatura e umidade entram em contato, mesclam-se lentamente.

  • Poros das paredes ??

  • a) depende da velocidade do ar

    b) ar quente sobe, ar frio desce

    c) mesclarão lentamente

    d) senidos opostos (ver letra b)

    e) CORRETA


ID
2856946
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à eficiência energética em edificações, são indicadores de consumo energético e de intensidade energética, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • - Indicador de consumo de energia: podem ser medidos por tempo ou por espaço (kWh/mês, kWh/m²);

    - Indicador de intensidade energética: quantidade de energia necessária para produzir uma unidade de produto final ou serviço, dada em unidades de energia/unidade de produto ou serviço (Kwh/tonelada, L/Km rodada, kWh/hab).

  • FCC a banca mais cruel em conhecimentos específicos de arquitetura. É o oposto do instituto AOCP. kkkk

  • acho que no lugar de intensidade energetica deveria ser eficiencia energetica


ID
2917228
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Bartalini diz que, dos arquitetos e urbanistas, espera-se alternativas de ação em função do impacto da metropolização sobre o meio ambiente [2013, resenha do livro “Metrópoles e o Desafio urbano frente ao meio ambiente”]. Sobre o impacto da ocupação urbana no meio ambiente e a busca pela sustentabilidade nessa questão, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Atualmente, as reivindicações sociais de moradores em assentamentos irregulares devem ser determinantes para a regulamentação do uso e ocupação do solo urbano, afim de incorporá-los totalmente ao plano diretor das cidades. Assentamentos irregulares em áreas de risco ou preservação permanente não podem ser regularizados.

    b) Incentivar a ocupação urbana próxima aos corpos hídricos principais de uma bacia minimiza custos com abastecimento e esgotamento sanitário, uma vez que a adução é sempre feita por meio de nascentes localizadas em regiões distantes e mais altas. Os corpos hídricos precisam ser preservados assim como sua área ao redor

    c) Uma ação sustentável e adequada para a ocupação urbana brasileira, claramente marcada pela ilegalidade da terra urbana, é preservar as encostas que oferecem riscos de deslizamento e remover os habitantes para as periferias das cidades e adjacências de córregos urbanos centrais. Remover os habitantes para áreas plenamente urbanizadas e distante de córregos.

    d) Considerando os impactos ambientais ocasionados por atividades poluidoras nas cidades brasileiras, a legislação vigente aponta que haverá compensação ambiental contemplando os riscos operacionais dos empreendimentos desde que, obrigatoriamente, uma empresa de consultoria contratada acompanhe o processo de licenciamento.

    e) Certa São pontos correlacionados aos problemas das metrópoles contemporâneas: habitação, transporte, ilegalidade e interesse imobiliário em áreas de preservação. Entretanto, no Brasil há uma significativa defasagem entre o aparato legal existente e as esferas de gestão das políticas urbanas.

    @cabide.concurseira


ID
3002560
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. Apesar de uso voluntário nas edificações, a Instrução Normativa N° 2, de 4 de junho de 2014, torna obrigatória a etiquetagem de edificações públicas federais. A referida Instrução Normativa dispõe sobre regras e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de energia (ENCE) nos projetos e construções de edificações públicas federais, com área superior a 500m2, novas ou que recebam qualquer reforma que altere:

Alternativas

ID
3002584
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os sistemas de aquecimento, ventilação e climatização estão evoluindo na maioria dos aspectos relacionados ao controle de sua operação, bem como no seu desempenho, reduzindo o consumo de energia. A eficiência desses sistemas é medida por meio do coeficiente de desempenho (COP), e no caso dos sistemas de climatização também pela vazão de ar de renovação (Vef). Essa vazão, dada em L/s, depende do número:

Alternativas
Comentários
  • não são considerados os equipamentos.


ID
3008482
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Arquitetura Bioclimática propõe a análise do clima e da topografia do sítio a fim de estabelecer estratégias arquitetônicas para obter o conforto térmico da construção e minimizar o consumo de energia.

Considerando as influências topoclimáticas na conservação de energia na edificação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a orientação do edifício, em função da radiação térmica, está associada à latitude do local em que será implantado. O uso adequado da orientação implica menor consumo de energia.

  • a - INCORRETA - O fator que leva as áreas montanhosas a serem mais frias é a diminuição da irradiação nessas áreas e não da radiação, tendo em vista que o aquecimento ocorre de baixo para cima , em maior altitude estaremos mais distante do foco de calor.

    .

    b,c, d - INCORRETAS - Nas áreas muito urbanizadas, o primeiro problema é a quantidade de veículos, que emitem muitos gases poluentes. Os calçamentos, de asfalto ou concreto, também absorvem e irradiam muito calor. Os prédios não ajudam, pois são de cores claras em sua maioria – uma forma de refletir a luz do sol e amenizar as temperaturas na parte de dentro. O problema é que a luz refletida acaba devolvendo calor para as ruas.

    Ainda por conta dos edifícios, cada vez mais altos, o ar não circula direito.

    e - CORRETA

    A orientação do edifício influi sensivelmente na quantia de calor por ele recebida e o uso adequado da orientação em função da radiação solar implica em conforto para a edificação e menores consumos de energia (MASCARÓ, 1991)

    De acordo com Frota; Schiffer (2000), para proteger o edifício da excessiva radiação, deve-se determinar a posição do Sol para o local em questão e a época do ano em que se deseja barrar seus raios diretos. Para que isso possa ser feito deve-se recorrer à geometria da insolação que possibilitará determinar graficamente os ângulos de incidência do sol em função da latitude, hora e época do ano. Uma das configurações feitas através da geometria da insolação são as cartas solares que “[...] são representações gráficas do percurso do Sol na abóbada celeste da Terra, nos diferentes períodos do dia e do ano. Em geral, são representadas por projeções do percurso solar, em um plano.” (BITTENCOURT, 2004, p.27)

  • O conforto térmico das edificações está diretamente relacionado à intensidade de radiação solar incidente na sua superfície. Segundo Frota (2004, p. 18) “o maior ou menor aquecimento de um determinado ponto da superfície da Terra depende primeiramente das condições geométricas de exposição à radiação solar. Isso depende da latidude, que vai determinar os ângulos de incidência do Sol e o período de permanência do Sol acima do horizonte do lugar".   
    Portanto, a intensidade de radiação solar incidente sobre uma superfície, ou o edifício - além das condições atmosféricas de nebulosidade, umidade relativa do ar, entre outros fatores - depende também da latitude em que ele está localizado. Quanto mais afastado da latitude 0°, menor é a incidência de radiação solar direta (Imagem 1).
    Imagem 1: O sol chegando à terra em diferentes latitudes: 0°, 30°N e 60° N. Fonte: Frota (2004, p.19).
    O conhecimento do percurso do sol no céu em determinada localidade é essencial para projetar um edifício protegendo-o (quando desejado) da radiação solar. Para Frota (2004, p. 24), "a primeira atitude de projeto se refere à implantação, conforme a conveniência de maior ou menor exposição à radiação solar. Daí o interesse [...] da latitude do lugar" para, dessa maneira, tomar as decisões mais adequadas quanto à implantação e ao partido arquitetônico.
    O menor consumo de energia está diretamente relacionado aos ganhos ou perdas de calor pela envoltória da edificação. Fossati e Lamberts (2010, p. 60) concordam que "esse fator, associado à carga interna gerada pela ocupação, pelo uso de equipamentos e pela iluminação artificial, resultam no consumo dos sistemas de condicionamento de ar, além dos próprios sistemas de iluminação e equipamento".
    Portanto, a resposta correta é a alternativa E. 
    GABARITO: Alternativa E.
    FONTES:
    FOSSATI, Michele; LAMBERTS, Roberto. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 59-69, abr./jun. 2010.
    FROTA, Anésia Barros. Geometria da Insolação. São Paulo: Geros, 2004.

ID
3244423
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em 1984, o Inmetro iniciou, com a sociedade, a discussão sobre a criação de programas de avaliação da conformidade com foco no desempenho, com a finalidade de contribuir para a racionalização do uso da energia no Brasil através da prestação de informações sobre a eficiência energética dos equipamentos disponíveis no mercado nacional. Atualmente, o PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem - é composto por 38 Programas de Avaliação da Conformidade em diferentes fases de implementação, que contemplam desde a etiquetagem de produtos da linha branca, como fogões, refrigeradores e condicionadores de ar até os veículos e as edificações. A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. Sobre o PBE Edifica, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3274489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Várias empresas da construção civil adotam ações cujo fim visa a preservar o meio ambiente.


Entre as práticas de sustentabilidade relacionadas às edificações e à sua execução, destaca(m)-se 

Alternativas
Comentários
  • Letra A e D

    São soluções insustentáveis que aumentam o calor interno causando desconforto térmico.

    Letra B

    A construção sustentável incentiva uso de materiais locais.

    Letra E

    Essa prática não está relacionada com as construções.

    Letra C (gabarito)

    Uma das principais vantagens sustentáveis de utilizar a válvula redutora é o consumo racional da água.

    Que tipo de vantagens às válvulas redutoras podem trazer PARA O CONDOMÍNIO?

    Poderíamos enumerar as muitas vantagens, mas com certeza, o maior benefício seria o não rompimento de conexões diversas em material PVC em áreas privadas e consequentemente evitar as altas despesas com suas constantes restaurações, pois os rompimentos acontecem nos lugares e momentos mais inesperados, trazendo muitos transtornos aos moradores, outro benefício relevante está no conforto para o usuário e no consumo de água, evitando assim desperdício deste líquido tão precioso.

    Problemas que ocorrem na ausência ou na ineficiência das Válvulas Redutoras de Pressão:

    Ruptura de tubulação, conexões e flexíveis;

    Ruídos na tubulação;

    Golpe de aríete;

    Desconforto no banho;

    Excessivo consumo de água;

    Panes em equipamentos ligados a rede hidráulica


ID
3274495
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para uma edificação atender aos princípios atuais de sustentabilidade, após discussão entre os envolvidos em um projeto, foi decidido que seria escolhida uma certificação empregada no Brasil, que avaliasse várias etapas do processo de projeto, tais como: canteiro de obras, gestão de energia, conforto ambiental e olfativo, qualidade da água e do ar.


A certificação que atende à decisão do grupo é: 

Alternativas
Comentários
  • O selo AQUA é a 1ª norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Ele considera as especificidades do nosso país e utiliza 14 critérios para analisar os edifícios (da gestão da obra ao seu funcionamento posterior).

    Sua criação traz maior competitividade aos empresários brasileiros, já que internacionalmente são exigidos selos desta natureza para que obras tenham reconhecimento. Como o Processo AQUA atende às necessidades legislativas, de clima e de fontes de energia do Brasil, é mais adaptado à nossa realidade do que selos como o  muito utilizado mundialmente.

    Sua aplicação permite a redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias primas, aumentando a qualidade de vida dos usuários e o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

    Fonte: cliquearquitetura.com.br

  • o Processo AQUA estabelece o processo de gestão total do projeto, envolvendo todas as fases da edificação: pré-projeto, concepção, realização e operação.

    insta: @revisa.arq

  • Letra B

    a certificação AQUA leva em consideração 4 critérios:

    • família 1 : sítio e construção
    • família 2: gestão
    • família 3: conforto
    • família 4: saúde

ID
3302341
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro, teve sua concepção elaborada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O edifício surgiu com o intuito de valorizar e recuperar a Baía de Guanabara e promover a sustentabilidade, sendo o primeiro projeto brasileiro do gênero a ganhar o Prêmio Internacional MIPIM na categoria Edifício Verde Mais Inovador em 2017. Dentre as estratégias tecnológicas aliadas à sustentabilidade implantadas no edifício estão, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Gab.: B

    A seleção de materiais também seguiu critérios ambientais, dando preferência a materiais com componentes reciclados, baixa toxidade, alta durabilidade e produzidos próximos ao local da obra, além da utilização de madeira certificada FSC. 

    Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/museu-do-amanha-ganha-premio-ao-aliar-inovacao-e-sustentabilidade/


ID
3338347
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura sustentável surgiu no final da década de 60 com a crítica feita pela contracultura ao dogma modernista de que a tecnologia poderia solucionar qualquer problema. Com a crise do petróleo em 1973, vinculou-se à consciência da finitude dos recursos naturais e depois passou a englobar várias narrativas, com destaque para a ameaça do aquecimento global. A resposta a essas questões preocupantes foi a arquitetura verde, que incorporava pelo menos três estratégias principais: a primeira trata-se da redução de consumo de energia, que, em climas mais frios, significa essencialmente usar aquecimento solar passivo e conservar o calor pelo aperfeiçoamento da insolação e do uso de trocadores de calor; em climas mais quentes, as medidas principais são a expulsão do calor e o uso de ventilação passiva, a fim de diminuir a dependência de ar-condicionado; a segunda se refere à adoção de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e outras formas de gerar energia elétrica sem emissão de carbono. Considerando os preceitos da arquitetura sustentável, assinale a alternativa que representa corretamente uma terceira estratégia de sustentabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Como diria o sábio: questão nível juninho! :p

  • grátis

  • Fácil essa, alternativa "A".

  • Só depois que percebi, a prova era pra estagiário de arquittura....

    ta explicado o nível de 2º período.. kkkkkk


ID
3544165
Banca
FUNDEPES
Órgão
CAU-MG
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo o “Guia de sustentabilidade na construção”, editado pela FIEMG em 2008, qualquer empreendimento humano para ser sustentável deve atender, de modo equilibrado, a quatro requisitos básicos.  
 
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os quatro requisitos básicos indicados no guia de sustentabilidade na construção. 

Alternativas
Comentários
  • 1.2 Construção sustentável e princípios básicos

    A incorporação de práticas de sustentabilidade na construção é uma tendência crescente no mercado. Sua adoção é “um caminho sem volta”, pois diferentes agentes – tais como governos, consumidores, investidores e associações – alertam, estimulam e pressionam o setor da construção a incorporar essas práticas em suas atividades.

    Para tanto, o setor da construção precisa se engajar cada vez mais. As empresas devem mudar sua forma de produzir e gerir suas obras. Elas devem fazer uma agenda de introdução progressiva de sustentabilidade, buscando, em cada obra, soluções que sejam economicamente relevantes e viáveis para o empreendimento.

    Qualquer empreendimento humano para ser sustentável deve atender, de modo equilibrado, a quatro requisitos básicos:

    • Adequação ambiental;
    • Viabilidade econômica;
    • Justiça social;
    • Aceitação cultural.

    Fonte: Guia de Sustentabilidade na Construção, página 14.


ID
3544708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o surgimento do paradigma do desenvolvimento sustentável, as teorias urbanísticas ganharam novos desafios. Em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a questão do planejamento urbano sustentável apresenta, ainda, desafios relacionados ao processo de produção e apropriação do espaço urbano. Acerca dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano, julgue o item a seguir. 


 Do ponto de vista operacional, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental podem ser entendidos como processos de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando, no tempo e no espaço, o crescimento e a eficiência econômicos, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e da solidariedade entre gerações.

Alternativas

ID
3565360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.


Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência Rio+20. Internet
<www.onu.org.br>.

A Carta de Atenas, em 1933, propunha, em termos sociais, que cada indivíduo tivesse acesso às alegrias fundamentais, ao bemestar do lar e à beleza da cidade.

Carta-de-Atenas. Internet: < http://pt.scribd.com/>.

Tendo como referência inicial os textos acima, assinale a opção correta a respeito de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Leta A

    Letra E, conceito da Agenda 21, Rio +20 foi outra conferência da ONU, 20 anos depois, para reafirmar o compromisso dos países em praticar o desenvolvimento sustentável

  • Gab. A

    A instituição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (1983) elaborou o Relatório Bruntland (“Nosso Futuro Comum”, 1987) com a intenção de elaborar “Uma agenda global para mudanças”.

    Este evento tem fundamental importância na discussão da sustentabilidade, pois divulgou internacionalmente o conceito de desenvolvimento sustentável enquanto “aquele que responde as necessidades do presente de forma igualitária mas sem comprometer as possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras” .

    Parte da importância reside na presença de dois conceitos-chave: as

    1) “necessidades” dos países em desenvolvimento

    2) “limitações” que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.


ID
3650950
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Com base no conceito de cidades sustentáveis e suas aplicações, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa C)

    A responsabilidade compartilhada e a logística reversa foram instituídas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através da lei n° 12.305/10. Na lei são dispostos princípios, objetivos e instrumentos relacionados ao manejo de resíduos. De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre a destinação correta dos resíduos cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, população e aos responsáveis pelos serviços de limpeza e manejo.


ID
3763024
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o objetivo de minimizar o consumo de energia na edificação, quando da escolha do terreno para a construção de uma edificação de salas de aula, devem ser observados, entre outros, os seguintes itens:


I. Uso da escala macroclimática para determinar a demanda de energia para a região considerada (dados obtidos na estação meteorológica mais próxima);

II. Localizar e orientar o edifício, no seu entorno, de maneira a minimizar o ganho térmico natural e maximizar a ventilação cruzada sob quaisquer aspectos;

III. Aplicação da informação climática aos efeitos topográficos e urbanos, para se obter uma estimativa da demanda das potencialidades corretas do entorno para a implantação do edifício;

IV. Estudo de viabilidade da infraestrutura de rede elétrica, para estimativa da carga potencial da edificação.


Estão CORRETAS somente as afirmativas dos itens:

Alternativas
Comentários
  • desconfiem SEMPRE quando uma alternativa traz algo tão categórico como sempre, nunca, quaisquer aspectos, no inverno por exemplo, isso não seria interessante...


ID
3763027
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As condições climáticas regionais é um dos principais condicionantes de um projeto arquitetônico, influenciando a partir dos critérios para a implantação da edificação. Em relação à ventilação como condicionante para um melhor aproveitamento energético, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A", ERRADA: em clima quente úmido é necessário ter uma boa circulação de ar no ambiente.

    Alternativa "B", CORRETO.

    Alternativa "C", ERRADA: nas regiões tropicais são as maiores superfícies de abertura que devem estar voltadas para as brisas e ventos frequentes.

    Alternativa "D", ERRADA: as janelas voltadas para o vento dominante favorável são em condições de estação quente, enquanto a proteção para vento deve ser em condições de estação fria.

    Alternativa "E", ERRADA: devem-se adotar as aberturas para pátios internos e alpendres nas regiões de clima semiárido.


ID
3763051
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O aspecto econômico da sustentabilidade das edificações apresenta vantagens de redução de custos, de forma mais representativa, na fase de utilização, podendo representar uma redução da ordem de 35%, por meio da utilização de tecnologias ambientalmente corretas. NÃO faz parte destas metas:

Alternativas

ID
3763078
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Visando uma redução no consumo energético das edificações, o Brasil lançou o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), que estabelece parâmetros para a definição do nível de eficiência de um edifício, analisando-se sua envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Para classificação do nível “A” de eficiência da envoltória, quanto a tramitância térmica da cobertura (Ucob) de ambientes condicionados artificialmente não deve ultrapassar os seguintes limites, de acordo com sua Zona Bioclimática:

Alternativas
Comentários
  • A transmitância térmica da cobertura (Ucob) de ambientes condicionados artificialmente não deve ultrapassar os seguintes limites,  de acordo com sua Zona Bioclimática:

    a. Zona Bioclimática 1 e 2: 0,50 W/m²K, para ambientes condicionados artificialmente, e 1,00 W/m²K, para ambientes não condicionados;

    b. Zona Bioclimática 3 a 8: 1,00 W/m²K, para ambientes condicionados artificialmente, e 2,00 W/m²K, para ambientes não condicionados. 


ID
3774415
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública ligada ao Ministério da Educação, desenvolveu um manual alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU, o Manual de Diretrizes de Sustentabilidade para Projetos de Arquitetura e Engenharia Portaria-Sei, nº2 de 07/01/2019, que traz Diretrizes de sustentabilidade para alguns tipos de projetos. Assinale a alternativa que indica todos os tipos de projetos contemplados por esse manual

Alternativas
Comentários
  • Essa é pra quem é arquiteto mesmo. Vamos lá: todo projeto de arquitetura tem que ser sustentável de qualquer forma; a instalação hidrossanitária pode ser sustentável quando se aproveita a água da chuva captada pela coberta do edifício para usa-la nas descargas dos banheiros, por exemplo; na climatização pode-se utilizar artifícios como elementos vazados, por exemplo, e a ventilação cruzada para refrigerar o ambiente sem a necessidade de um aparelho de ar-condicionado; na instalação elétrica, é possível a utilização de equipamentos que consumam menos energia como lâmpadas de led e usar placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica através da irradiação solar.

  • Anexo da Portaria-DAI nº 02/2019: Manual de Diretrizes de Sustentabilidade para projetos de Arquitetura e Engenharia, página 11:

    Após a filtragem, optou-se pelo desenvolvimento dos seguintes temas, agrupados por disciplinas:

    • No projeto de arquitetura: a implantação, a envoltória e o controle de ruídos.

    • No projeto de instalações hidrossanitárias: aproveitamento de água pluvial, sistema predial de água quente em hospitais por sistema solar, sistemas de medição individualizada por setores, sistema predial de esgoto sanitário, aproveitamento / reuso de águas residuais para fins não potáveis.

    • No projeto de climatização: os sistemas de ar condicionado automatizados, os sistemas de ventilação, exaustão mecânica e sistema de resfriamento adiabático.

    • No projeto de instalações elétricas: a energia solar fotovoltaica, a iluminação artificial e os sistemas de medições individualizadas por setores.

    GABARITO: E

  • Resposta consta já na introdução do manual

  • CHIP

    C- climatização

    H- hidro sanitário

    I- instalação elétrica

    P- projeto de arquitetura


ID
3857776
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 15575/2013: Edificações Habitacionais ± Desempenho e quais são os requisitos dos usuários, analise as afirmativas abaixo.

I. Segurança estrutural, segurança contra fogo, segurança no uso e na operação.

II. Requisitos de habitabilidade como: estanqueidade, desempenho térmico, desempenho lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionabilidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.

III. Requisitos de sustentabilidade como: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 15.575

    Como decorei??

    SEGURANÇA: Uso e opero a estrutura contra o fogo

    Segurança no uso e na operação

    Segurança estrutural

    Segurança contra o fogo

    HABITABILIDADE: 3D E AR FUNCIONA com CONFORTO

    Desempenho térmico

    Desempenho acústico

    Desempenho lumínico

    Estanqueidade

    Saúde, higiene e qualidade do ar

    Funcionalidade e Acessibilidade

    Conforto tátil e antropodinâmico

    SUSTENTABILIDADE: DIAM

    Durabilidade

    Impacto Ambiental

    Manutenibilidade

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Gabarito: letra A

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Instagram: @arqeurb.concursos

  • Gab. A

    complementando...

    Mnemônico para facilitar:

    Requisitos do usuário:

    SEGURA HABIbs que SUSTENTA

    SEGURANÇA

    HABItabilidade

    SUSTENTAbilidade

    ~~

    1) SEGURANÇA: EST / U / F / O. {lembra estufa, só que ao invés de proteger plantas, protege pessoas}

    Segurança ESTrutural

    Segurança no Uso

    Segurança contra o Fogo

    Segurança na Operação

    Atenção! é Operação (e não ocupação). Requisitos para proteger PEssoas....OPEração!!!

    2) SUSTENTABILIDADE:

    MANU DURA AO IMPACTO

    Manutenibilidade

    Durabilidade

    Impacto ambiental

    3) HABITABILIDADE

    DDD (TAL) ESTA FUNCIONANDO CON SAÚDE

    Desempenho térmico

    Desemp. acústico

    Desemp. lúmico

    TAL - térmico, acústico, lúmico (desempenho)

    ESTAnqueidade

    FUNCIONANDO - funcionalidade e acessibilidade

    CONforto tátil e antropodinâmico

    SAÚDE - saúde, higiene e qualidade do ar.


ID
4050994
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a única alternativa INCORRETA referente aos objetivos da estratégia para a sustentabilidade urbana e rural da Agenda 21 brasileira.

Alternativas
Comentários
  • APENAS o transporte de massas! Gabarito letra D

  • Transporte individual = não sustentável


ID
4114549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao longo do tempo, várias visões de arquitetura e enfoques sobre métodos de projetos e desenho urbano foram desenvolvidos. Acerca desse assunto, julgue o item subseqüente.


As cidades atuais buscam a linguagem sustentável global, na qual ruas, locais e praças definitivamente deixam de ser o maior enfoque. A sustentabilidade urbana é, exclusivamente, a melhoria da qualidade do meio ambiente. Agora, busca-se a solução de eficientes autopistas que resolvam os atuais problemas de trânsito, das poluições do ar e sonora, enfatizando o distanciamento das edificações monofuncionais, que, isoladas, proporcionam um melhor conforto ambiental.

Alternativas
Comentários
  • tá tudo certinho, só que ao contrário


ID
4114576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a Agenda 21 Global — documento que contém uma série de compromissos acordados por 170 países que participaram da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 —, julgue o item seguinte, acerca dos compromissos e estratégias de atuação para o novo conceito de cidades sustentáveis no âmbito da referida agenda.

A estratégia de produção e consumo prevê o aumento do consumo de energia nas cidades a partir de programas de racionalização do uso do solo urbano, promovendo intervenções e projetos arquitetônicos que priorizem a obtenção de conforto e de funcionalidade com o máximo investimento energético e o mínimo aproveitamento dos recursos climático-ambientais locais.

Alternativas

ID
4954654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O processo de construção de edifícios é constituído de diversas fases, como projeto, fabricação de materiais, execução, uso, manutenção. O desempenho dos materiais perpassa todas essas fases. A respeito de desempenho de materiais, conforto técnico e acústico e eficiência energética, julgue o item seguinte.


A etiqueta do PROCEL para edifícios corresponde ao nível de eficiência energética, nos patamares A, B, C, D ou E. Essa etiqueta é opcional e indicada para edifícios com área útil maior que 500 m2 .

Alternativas
Comentários
  • Onde encontro essa informação sobre a área útil? Qual a fonte dessa questão?

  • Essa informação de área útil maior que 500m² só considera os edifícios comerciais (RTQ-C). Para a avaliação RTQ-R, não se fala nessa metragem.

    Acho que a questão não poderia ter generalizado dessa forma.

  • não entendi a questão pois a área útil mín. 500m² é para aplicação da RTQ-C, para edificações públicas e comerciais. para avaliação de edifícios residenciais não há essa especificação.

  • O processo de etiquetagem de edificações no Brasil ocorre de forma distinta para edifícios comerciais, de serviços e públicos e para edifícios residenciais. A metodologia para a classificação do nível de eficiência energética dos primeiros foi publicada em 2009 e revisada em 2010, ano em que também foi publicada a metodologia para classificação dos edifícios residenciais.

    A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação, enquanto o edifício construído deve ser avaliado através de inspeção in loco.

    Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória.

    Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc. 


ID
4954720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A necessidade da preservação ambiental é hoje uma realidade. Os efeitos da degradação do meio natural mobilizam os fóruns mundiais, onde se debatem opções para garantir sustentabilidade, desenvolvimento e qualidade de vida no mundo contemporâneo. O projeto de arquitetura pode contribuir para o desenvolvimento sustentável quando


aplica o conceito de arquitetura bioclimática, que se refere à utilização das modernas tecnologias de climatização artificial em edifícios denominados inteligentes, com o objetivo de, por meio de equipamentos, reproduzir condições ideais de conforto termo-acústico e de iluminação, reduzindo-se, assim, o consumo de energia.

Alternativas
Comentários
  • É o estudo que visa a harmonização das construções com o meio ambiente de forma a otimizar a utilização dos recursos naturais disponíveis (como o luz solar e o vento), gerando conforto.

    Neste modelo o projeto arquitetônico deve ser desenvolvido de acordo com as características bioclimáticas de cada local, aproveitando o que o clima trás de bom e resolvendo os problemas que poderiam interferir no desempenho da edificação.

    A Arquitetura Bioclimática envolve também o desenvolvimento de técnicas e equipamentos necessários à melhoria da eficiência energética nas edificações.

    Fonte: http://projeteee.mma.gov.br/glossario/arquitetura-bioclimatica/

  • A ideia da arquitetura bioclimática é promover o conforto ambiental de forma natural, sem utilizar equipamentos, sempre que possível.


ID
4954723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A necessidade da preservação ambiental é hoje uma realidade. Os efeitos da degradação do meio natural mobilizam os fóruns mundiais, onde se debatem opções para garantir sustentabilidade, desenvolvimento e qualidade de vida no mundo contemporâneo. O projeto de arquitetura pode contribuir para o desenvolvimento sustentável quando


observa aspectos específicos para uso de fontes alternativas de energia, como promoção de ventilação natural e cruzada, reflexão da radiação solar com o uso de elementos de proteção e sombreamento, utilização de recursos de isolamento térmico e aberturas para captação de iluminação natural.

Alternativas
Comentários
  • Se todo arquiteto observasse esses aspectos viveríamos em um lugar melhor! GABARITO CERTO!


ID
5583802
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Minaçu - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atualmente, a arquitetura também deve ser vista como um elemento que precisa ter eficiência energética. A eficiência energética na arquitetura pode ser entendida como um atributo inerente à edificação representante de seu potencial em possibilitar conforto térmico, visual e acústico aos usuários com baixo consumo de energia. Portanto, um edifício é mais eficiente energeticamente que outro quando proporciona as mesmas condições ambientais com menor consumo de energia.


Dessa forma, sobre os efeitos da eficiência energética na arquitetura, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
5615710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para cumprirem seus objetivos como instrumentos na busca pelo desenvolvimento sustentável no Brasil, os indicadores ambientais devem

Alternativas

ID
5644507
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Analise as afirmações a seguir sobre a Sustentabilidade nas Edificações e responda conforme orientado:


I-Edifício Verde é a prática de aumentar a eficiência de edifícios e seu uso de energia, água, e materiais, e reduzir o impacto da construção sobre a saúde humana e o ambiente, através de aspectos como a melhoria da localização, projeto, construção, operação e manutenção das edificações.

II-Utilizar vegetação como sombreamento, cores claras e ventilação cruzada são ações que melhoram o desempenho térmico das edificações em locais de clima quente.

III-A Iluminação de tarefa é uma técnica que permite a previsão de níveis de iluminação mais baixos para as tarefas visuais, enquanto se mantém o restante da iluminação a níveis mais altos.


Entre as afirmativas anteriores, quais estão CORRETAS?

Alternativas