SóProvas


ID
2528125
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para o orçamentista e para quem vai gerir a obra, é de suma importância saber quais são os principais insumos, o total de cada insumo na obra e qual a sua representatividade. Isso serve para priorizar as cotações de preços, definir as negociações mais criteriosas, canalizar a energia dos responsáveis por compras, etc. No processo orçamentário a relação de insumos, em ordem decrescente de custos, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • 2.1.5 Curva ABC Para o orçamentista e para quem vai gerir a obra, é de suma importância saber quais são os principais insumos, o total de cada insumo da obra e qual a sua representatividade. Isso serve para priorizar as cotações de preços, definir as negociações mais criteriosas, canalizar a energia dos responsáveis por compras, etc. (MATTOS, 2006) A Curva ABC permite identificar aqueles itens (matéria-prima, material auxiliar, material em processamento, produtos acabados) que justificam atenção e tratamento adequados á sua administração, para isso, divide os mesmos em três categorias (ver figura 1):  Classe A - Grupo de itens mais importantes - representam de 50 a 70% do custo do empreendimento, engloba de 10 a 20 itens;  Classe B - Intermediário entre A e C - representam de 20 a 30% do custo, possui 20 a 30 itens;  Classe C - Grupo de itens menos importantes - representam de 10 a 20% do custo.

     

    https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/127333/TCC%20Arthur%20Tepedino.pdf?sequence=1

  • "A Curva ABC de insumos é exatamente uma relação de insumos, em ordem decrescente de custos. No topo estão os principais insumos da obra em termos de custo; à medida que a tabulação vai descendo, vão surgindo os insumos menos significativos."