Essa é uma questão subjetiva, que não necessariamente envolve alguma técnica arquivística, mas sim o senso comum.
O examinador quer que você relacione as atividades aos processos.
Acolhimento às pessoas vítimas de violações: essa é uma atividade que atinge um grupo macro de pessoas, além de abarcar diversos tipos de violações. Nesse sentido, devemos procurar a atividade menos específica possível e que atinja o maior número possível de pessoas. As possibilidades são:
a) Direitos humanos (resposta)
b) Criminal
c) Defesa da mulher
d) Ambiental
e) Família
As letras b, c, d, e e, envolvem respectivamente: crimes, mulheres, meio ambiente e família. São processos específicos para atividades específicas, portanto, não estão relacionados ao que queremos. Diferentemente, os direitos humanos recaem sobre todos, além de serem processos que envolvem diversas frentes, inclusive o acolhimento às pessoas vítimas de violações. Por isso esse é o gabarito.
Repare que a única alternativa que começa com direitos humanos é a letra A, então você nem precisaria analisar as outras.
Mediação em casos de disputa de guarda de filhos: essa é uma atividade específica que envolve a guarda de filhos e o público dessa atividade também é específico, que é a família. As alternativas são:
a) Família (resposta)
b) Moradia
c) Saúde
d) Consumidor
e) Direitos humanos
A família, portanto, é o processo específico da atividade de mediação de disputa de guarda.
Contestação de ações de despejo: as ações de despejo são atividades que envolvem a retomada de imóveis. Nesse sentido, é um processo que abrange diversas pessoas, mas possui um objeto específico, que é um imóvel. As alternativas são:
a) Cível (resposta)
b) Prisional
c) Consumidor
d) Criminal
e) Consumidor
Dentre as alternativas, o processo cível é o que se relaciona às ações de despejo, já que o direito cível trata de relações patrimoniais.
Para fazer essa questão foi necessário o uso do senso comum, da semântica e de relações que você consegue desenvolver caso consiga estabelecer um parâmetro para se basear. No caso da questão, utilizamos o público atingido e a atividade em si para relacionar as atividades aos processos.
É bom lembrar que, apesar de ser uma questão com pouca técnica arquivística aparente, esse tipo de conhecimento é muito utilizado na arquivologia para identificação, por exemplo, de funções e atividades na etapa de classificação de documentos.
Gabarito do Professor: A