-
Latifúndio = extensa propriedade rural, geralmente com terras não cultivadas ou culturas que não exigem considerável investimento.
-
A AGRICULTRUA DE SUBSISTENCIA NÃO VISA A INDEPENDENCIA DO MERCADO ?
-
Gab. D
I- O latifúndio, ou seja, as grandes propriedades dedicadas a uma produção exclusivamente voltada para o mercado externo, absorve a imensa maioria da população empregada no campo brasileiro. (não absorve, pois geralmente utiliza a mecanização na agricultura, o que demanda de menos trabalhadores)
II- O trabalhador assalariado no campo brasileiro, assim como na cidade, é aquele que recebe um pagamento mensal por seu trabalho, tendo ou não registro formal. (correta)
III- As unidades familiares de subsistência são pequenas propriedades nas quais, por meio do trabalho familiar, busca-se garantir a total autossuficiência e independência do grupo diante do mercado. (Não busca a total autossifiencia, mas a outossufuciente em alguns pontos)
IV- O trabalho temporário, apresentado sob a forma do boia-fria ou do trabalhador volante, tem ainda hoje, presença marcante no campo brasileiro, representando importante fator de deterioração das condições de trabalho. (correto)
-
-
II- O trabalhador assalariado no campo brasileiro, assim como na cidade, é aquele que recebe um pagamento mensal por seu trabalho, tendo ou não registro formal. eles não recebem por safra ?
-
por que a II esta correta? o trabalhador sem registro CLT recebe a mesma coisa e direitos? tô confuso....
-
fiz um simulado do projeto caveira, eu marquei a opção D pois já tinha feito essa questão e assistido a aula do Marcelo Saraiva. No entanto, o comentário do professor no gabarito estava assim:
I - Verdadeiro. A alternativa se refere à população empregada, ou seja, aqueles que são empregados e recebem salários. Nesse caso, a grande maioria dos trabalhadores rurais empregados estão em grandes propriedades rurais dedicadas a uma produção exclusivamente voltada para o mercado externo. No entanto, em relação ao total dos trabalhadores rurais, o maior contingente está na agricultura familiar, onde a mão de obra na propriedade é, via de regra, da própria família.
II - Falso. O trabalhador assalariado, seja no campo ou na cidade, não precisa possuir um registro formal para ser considerado um “trabalhador”, e o pagamento não precisa necessariamente ser mensal. Muitos trabalhadores rurais não possuem registro formal, como os boias -frias. O pagamento pode ser semanal, mensal ou diário. Na cidade, o trabalho informal, sem a existência de um registro formal é muito comum, como o dos vendedores ambulantes.
III - Falso. As unidades familiares (ou da agricultura familiar) buscam produzir para o consumo da família e comercializar o excedente com o mercado local, fundamentalmente, até para que a família possa ter recursos para comprar outras coisas de que necessita. É muito improvável que uma unidade familiar venha a produzir totalmente tudo o que necessita para a sua sobrevivência.
IV - Verdadeiro. Os boias -frias são trabalhadores temporários que não possuem nenhuma garantia ou direitos trabalhistas. Ainda existem muitos trabalhadores nessas condições no campo brasileiro, representando importante fator de deterioração das condições de trabalho.
O que eu discordo, se alguém tiver a mesma visão dele e puder compartilhar a ideia eu ficaria grato
-
a alternativa dois nada diz sobre direitos, muito menos sobre valor de salário. É constado apenas de maneira geral. não há qualquer exclusividade na assertiva
-
a alternativa dois nada diz sobre direitos, muito menos sobre valor de salário. É constado apenas de maneira geral. não há qualquer exclusividade na assertiva
-
Fui por eliminação. A IV está certa e a III está errada.
-
Subsistência Familiar é a produção para sua alimentação.
GAB. D
-
I - Quem absorve a maioria é a pequena propriedade
III - São dependentes