SóProvas


ID
2528437
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto aos diagnósticos diferenciais de adultos vítimas de Morte Súbita, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A causa mais comum de morte súbita em adultos é a cardiomiopatia hipertrófica, na qual o aumento do peso cardíaco, ventrículos e septo interventricular diminui o canal do escoamento do sangue, logo abaixo da valva aórtica.

( ) A cardiopatia isquêmica ou aterosclerótica permite o diagnóstico de Morte Súbita, mesmo se não for possível a observação macroscópica e microscópica do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

( ) Os aneurismas dissecantes da aorta, em sua maior frequência, causam a morte por tamponamento cardíaco, decorrente de hemopericárdio maciço.

( ) O mecanismo final de Morte Cardíaca Súbita é, em geral, uma arritmia cardíaca incompatível com a vida (taquicardia intensa, assistolia fibrilação ventricular).

( ) A cardiopatia hipertensiva (secundária à hipertensão arterial sistêmica) provoca, através do mecanismo de fluxo sanguíneo regurgitante: sobrecarga ventricular esquerda, possibilidade de dilatação ventricular súbita e morte por edema pulmonar agudo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em patologia forense.

    (FALSO) A cardiomiopatia hipertrofia pode ser uma importante condição subjacente à patologia que levou à morte súbita, não a causa em si. A maior parte das mortes súbitas em adultos é causada por arritmias em pacientes cardiopatas.

    (VERDADEIRO) Como critério para o diagnóstico de morte súbita pode ser utilizada a informação clínica escrita no pedido de necropsia, como, por exemplo, casos descritos como “paciente deu entrada em parada cardiorrespiratória" e “paciente foi encontrado morto". Além disso, ao se determinar a moléstia principal, que se constitui em um fator de risco para a ocorrência de infarto, é possível fazer essa inferência.
     
    (VERDADEIRO) O tamponamento cardíaco é uma emergência médica em que há acúmulo de líquido entre as duas membranas do pericárdio, que são responsáveis pelo revestimento do coração, o que gera dificuldade para respirar, diminuição da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca, por exemplo. Como consequência do acúmulo de líquido, o coração não consegue bombear a quantidade de sangue suficiente para os órgãos e tecidos, o que pode resultar em choque e morte caso não seja tratada a tempo. Uma das causas mais comuns de tamponamento cardíaco é a ruptura de um aneurisma aórtico (uma protuberância na parede da aorta). Nesse caso, o sangue pode vazar pela dissecção e se acumular no tórax. O sangue que vaza de uma dissecção próxima do coração pode entrar no espaço pericárdico (entre as duas camadas de membranas que envolvem o coração), impedindo o enchimento adequado do coração e causando tamponamento cardíaco

    (VERDADEIRO) Na morte súbita cardíaca, o mecanismo, na grande maioria dos casos, são arritmias cardíacas (taquicardia e fibrilação ventricular).  Todas as arritmias levam a uma queda do rendimento cardíaco, faltando sangue no cérebro, fazendo com que a pessoa desmaie, perdendo a consciência e o tônus postural (relaxamento muscular com queda). A fibrilação ventricular é um ritmo rápido, desorganizado e errático, que não produz contração cardíaca e necessita de imediata ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação (choque elétrico).

    (FALSO) No mecanismo de fluxo regurgitante, as lesões valvares que permitem refluxo de sangue fazem com que, a cada contração, seja adicionada uma sobrecarga de volume às câmaras envolvidas. Os principais mecanismos pelos quais a cardiopatia hipertensiva causam dano são por sobrecarga de pressão e hipertrofia ventricular, e não por causa do fluxo regurgitante.

    Gabarito do Professor: Alternativa D (F-V-V-V-F).