SóProvas


ID
2528443
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Paciente de 50 anos, após discussão com o vizinho, chega em casa com mal súbito e queda de altura quando foi ao banheiro. Encontrado por familiar já sem sinais vitais. O acompanhante não sabe relatar o nome do remédio que a vítima tomava. Parou de fumar há vários anos. Nega alcoolismo.

À necropsia, observamos: ferida contusa irregular sangrante na região frontotemporal direita. Ao rebatimento do couro cabeludo, ausência de fratura óssea ou hematoma sub-galeal. À craniotomia, edema cerebral moderado, sem sinais de contusão cortical. Presença de área de hemorragia parenquimatosa e inundação recente do ventrículo lateral esquerdo.

Coração cardiomegálico, pesando 450g. Presença de espessamento concêntrico de parede ventricular esquerda. Observamos algumas placas ateromatosas, ocluindo até 25% do diâmetro das paredes coronarianas. Pulmões com congestão e edema. Demais órgãos sem alterações.

Durante o estudo necroscópico e macroscópico desse caso, os médicos-legistas concluíram que a principal hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Comentários
  • AVEH? secundario à HAS? logo após receber ação contundente em cranio? wtf

  • "inundação recente do ventrículo lateral esquerdo"

    Sinal de AVEH.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em patologia forense.

    A) ERRADO. Na craniotomia não foram observados fratura óssea ou hematoma sub-galeal, ou outro elemento que pudesse indicar que a causa da morte foi devida ao trauma sofrido pelo paciente.

    B) ERRADO. Os exames de necropsia não evidenciaram dilatação na parte arterial.

    C) ERRADO. O acidente vascular cerebral isquêmico resulta da oclusão de uma artéria, privando determinada área do cérebro de nutrientes essenciais e oxigenação. Esta oclusão é provocada pela presença de coágulos, que se desenvolvem dentro da própria artéria (trombose arterial) ou que migraram de outro ponto do organismo (embolia cerebral). Não foi apresentado nenhum elemento na necropsia compatível com presença de coágulo.

    D) CERTO. As condições observadas no paciente (cardiomegalia, aterosclerose etc.) indicam a presença de hipertensão sistêmica, um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral. O acidente vascular cerebral hemorrágico (AVEh) é ocasionado pela ruptura de um vaso sanguíneos, com consequente sangramento para dentro do parênquima encefálico ou para a superfície do encéfalo, situação compatível com a observação de hemorragia parenquimatosa e inundação recente do ventrículo lateral esquerdo.

    E) ERRADO. Na craniotomia não foram observados fratura óssea ou hematoma sub-galeal, ou outro elemento que pudesse indicar que a causa da morte foi devida ao trauma sofrido pelo paciente. Também não há evidências de ocorrência de infarto no miocárdio.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Rafael Debarba, a lesão contusa deve se à queda da própria altura. Teve um avc e caiu