SóProvas


ID
2528884
Banca
Quadrix
Órgão
TERRACAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos públicos identificados como correntes são

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVOS CORRENTES: (Primeira Fase).

    - valor primário ou administrativo

    - documentos de uso frequentes.

    - localiza-se próximo ao usuário.

    - Setorial/Central.

    - arquivamento Vertical

    - Acesso Restrito (setor ou autorizado).

    - tramitação (Trajeto/decisões)

    - atividades: (Protocolo - expedição - arquivamento - consulta - destinação)

  • GABARITO A

     

    LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

  • Arquivos correntes – são documentos em curso, de uso frequente e exclusivo da fonte geradora. “Também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim, e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados”. (Tecnologis). Estes documentos são de ‘valor primário’, ou seja, têm por objetivo atender às finalidades de sua criação.

     

    Arquivos intermediários -neste momento, os documentos não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na organização. Portanto, cada tipo deve ser guardado temporariamente durante o período estabelecido pelas normas do CONARQ. Depois deste período, os documentos podem ser eliminados ou guardados definitivamente, conforme as regras, ou conceituados como o “conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.”

     

    Arquivos permanentes -são arquivos que ‘perderam’ seu valor administrativo, ou seja, não são mais utilizados rotineiramente, mas devem ser mantidos para fins de prova, informação e pesquisa. Estes arquivos são de ‘valor secundário’, ou seja, “referem-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados. Eles passam a ser considerados fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração”, por isso é muito importante armazená-los de uma forma adequada e segura para que não se perca a informação e seja possível encontrá-la facilmente.

  • Os correntes são usados com mais frequências 

  • Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • Os documentos correntes são aqueles de uso frequente. É a sua mesa de trabalho, os documentos que estão no armário ao seu lado ou em cima da mesa. São documentos que necessitam de alguma ação para que a atividade se desenvolva. Entretanto, o documento corrente não precisa se movimentar para ser corrente, o que vale é a possibilidade de uso. Exemplo:
    Se eu tenho uma pilha de processos na minha mesa que precisam de andamento, mas eu não estou conseguindo analisá-los porque a demanda está muito alta, eles continuam sendo correntes. Eu não estou movimentando, mas eu deveria, então a possibilidade de uso é que vale.


    a) Exatamente. Usando ou não, o que vale é a possibilidade de uso.
    b) A destinação final não tem relação com o fato dos arquivos serem correntes ou não.
    c) Os documentos de valor histórico são permanentes, portanto, não são correntes. O reconhecimento internacional não tem relação.
    d) Documentos eliminados são aqueles que cumpriram os prazos na tabela de temporalidade. Documento refeito não é um termo técnico.
    e) Documentos não são substituíveis.

    Gabarito do Professor: A