-
NA SUSPEITA DE LESÃO NA COLUNA (COLUNA INSTÁVEL):
A coluna deve ser imobilizada na posição supina, sobre prancha rígida,
em posição alinhada neutra, na seguinte sequência:
- Alinhar manualmente a cabeça (se não houver contraindicação) e
manter o apoio manual e a estabilização todo o tempo.
- O alinhamento da cabeça está contraindicado e deve ser interrompido
quando ocorrer: piora da dor referida; piora do padrão respiratório;
resistência voluntária ao movimento; início ou aumento de déficit
neurológico; espasmos dos músculos do pescoço. Nestes casos,
imobilizar a cabeça na posição encontrada;
LEMBRAR: o alinhamento não será possível em casos de torcicolo
congênito ou outra malformação ou em deformidades degenerativas préexistentes;
Realizar o ABCDE da avaliação primária e as intervenções necessárias;
Tratar inicialmente as alterações que ameacem a vida;
Avaliar a capacidade motora e a resposta sensitiva e circulatória em
todas as extremidades;
Examinar o pescoço e colocar colar cervical adequado;
Imobilizar o tronco;
Imobilizar a cabeça na prancha longa com equipamentos adequados;
Com a vítima na prancha, imobilizar os membros inferiores;
Administrar oxigênio e instalar acesso venoso;
Verificar sinais vitais;
Realizar analgesia se necessário;
Atentar constantemente para alterações do padrão respiratório;
Transportar para hospital adequado.
-
Porque a alternativa A está incorreta ?
-
Eu entendi q a alternativa A apesar de nao estar errada, esta incompleta, pq n é só imobilizar com o colar, precisa tb utilizaar a prancha.
-
Meu entendimento a respeito da A foi que o colar não protege somente a cabeça, mas sim, principalmente a coluna cervical
-
Equipamentos de Imobilização
Colar Cervical e Imobilizador Lateral
A vítima tem a cabeça e coluna cervical imobilizada manualmente. O colar cervical, isoladamente, não imobiliza o pescoço, apenas limita os movimentos de flexão. Utiliza-se então, o imobilizador lateral (bachal) ou fitas adesivas e rolos de pano para fixação na prancha longa.
Prancha Longa
Indicado para a remoção de vítimas encontradas em decúbito (deitadas). A maioria das pranchas suporta até 150 Kg. A vítima deve ser fixada na prancha por, pelo menos, três cintos (tirantes) posicionados nos ombros, no quadril e acima dos joelhos. Após o ajuste do tronco e das pernas, fixa-se a cabeça.
Estabilizar a coluna vertebral, movimentando a vítima em bloco. As mais utilizadas são as manobras de rolamento.
Ked (Kendrick Extrication Device)
É um dispositivo utilizado na imobilização da coluna cervical, vertebral e lombar em uma posição anatômica, permitindo que a vítima seja imobilizada, extricada e transportada na posição sentada.
Técnicas de imobilização
Dois indivíduos podem ser suficientes para a execução destas técnicas, porém o ideal são três. Existem rolamentos de 90 (utilizado para vítimas encontradas em decúbito dorsal) e 180 graus (utilizada em vítimas que se encontra em decúbito ventral). O princípio básico consiste em estabilizar inicialmente a cabeça e o pescoço mediante tração manual e, em seguida, em alinhar os membros. Rola-se, então, o paciente em bloco, preferencialmente pelo lado menos lesado.
-
reposta D
-
Repondendo a pergunta de Ana Campos
a) acoplar o colar cervical, que é um equipamento destinado à imobilização total da cabeça da vítima e confeccionado com espuma recoberta de material impermeável e lavável.
Essa alternativa está errada porque apenas o uso do colar cervical não é suficiente para imobilizar a coluna da vítima, sendo necessario que este seja utilizado em conjunto com a prancha longa garantindo a fixação da cabeça da vítima e o alinhamento imediato do trato cervical em firme equilíbrio.
-
-
A questão A está errada pq o colar cervical NÃO faz imobilização total da cabeça, ele serve para imobilizar a região do pescoço, cervical. Apenas isso. E também o controle da coluna cervical. que no caso nem na questão é citada.
-
O colar cervical é componente de imobilização cervical, porém por se só não imobiliza a coluna , depende de outros dispositivos. O gabarito certo é letra D.
-
No meu entendimento a alternativa A se encontra incompleta porque o colar imobiliza evitando movimento anteroposterior e ascendente/descendente. A dama de Elche seria o complemento para se obter a imobilização completa da cabeça, pois evita movimentos laterais.