SóProvas


ID
2530087
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura clássica de uma organização é representada sob a forma de uma pirâmide, que apresenta níveis distintos, indo desde a sua base até o topo. Os funcionários que produzem, fisicamente, os bens e serviços como também trabalham em tarefas específica s estão situados no nível

Alternativas
Comentários
  • o Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

     

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

     

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações e Cronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.

     

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

     

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

     

     

    https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional

  •                              Estratégico 

                                     Tático          

                                Operacional                   

     

    A base da pirâmide é o nível operacional, chão da fábrica, quem executa os serviços;

  • Quando falar em "mão na massa", produzir/fazer e por aí vai lembra do operacional, chão de fábrica, "peão" da obra.

  • Essa é Facil.

  • Com palavras simples:

    Estratégico - LIDER DA EMPRESA

    Tático - OS GERENTES DOS SETORES

    Operacional - OS PIÕES

  • Gabarito: C

    Eu criei a seguinte associação para ajudar a lembrar: existe um jogador muito famoso do Camarões, que jogou no Real Madrid, Barcelona etc. e hoje ele é técnico, chamado Samuel ETO. Basta se lembrar desse jogador: ETO (estratégico, tático e operacional) na sequência da escadinha é essa mesma:

    E (presidente, diretor)

    T (gerente)

    O (supervisor)

    Mas o que é isso? Esses são os níveis de planejamento. Ou seja, por lógica, estão dentro do planejamento. E o Planejamento? Onde está e o que é? Vou explicar.

    Existem as funções da administração ou funções administrativas. Qual a dica? "Pode ser" -> PODC

    Planejamento

    Organização

    Direção e

    Controle

    Só que dentro de uma dessas funções administrativas, a primeira, o planejamento, tem três níveis, que é o ETO.

    Então o que é o PODC? São as funções administrativas ou funções da administração.

    E o que é o ETO? São os níveis de planejamento.

    Vou explicar um pouco mais sobre eles:

    P - define os objetivos e diz como alcançá-los. Interaje com as demais funções, influencia e é influenciada e define a missão e a visão da empresa (a visão e a missão estão aqui. mas quando entramos aqui, ela vai estar em outro lugar no ETO, que é no E, de estratégico).

    O - divide o trabalho em cargos, tarefas, roteiros, métodos, estabelece níveis de autoridade e responsabilidade, agrupa as atividades em uma estrutura lógica, em suma, sai dividindo as coisas

    D - tem haver com pessoas, com gestão de pessoas. Interpreta os planos e executa-os, dinamiza, treina, motiva, para alcançar os resultados esperados.

    C - acontece a todo o momento, acompanha e mede o desempenho, assegura que os resultados caminhem no sentido dos objetivos que foram definidos. Define padrões para medir o desempenho.

    O que eu grifei são palavras chaves que podem ser colocadas na prova, aí ajuda a lembrar.

    Uma dica sobre a visão e a missão. Uma são os objetivos da instituição, o que ela busca no futuro, o que deseja, a outra é a razão de existir, o porquê foi criada. Então lembre-se de mira. A MIssão é a RAzão de existir, o porquê foi criada.

    Aí fica fácil depois, porque só sobra a VIsão, que é o que BUsca no futuro, o que deseja.

  • ...continuando...

    existem mais duas coisas que se relacionam com o ETO e que caem na prova, que são os níveis organizacionais (ou hierárquicos) e as habilidades humanas (ou habilidades do administrador). Vou mostrar onde cada uma está no ETO, na sequência:

    Quando relacionamos com as habilidades humanas, que são: Conceitual, Humana e Técnica (uma ideia para essa memorização é lembrar daquela sua irmã chata que você ama).

    E - relaciona-se com a hablidade humana Conceitual

    T - relaciona-se com a habilidade humana Humana (sei que fica repetitivo)

    O - relaciona-se com a habilidade humana Técnica

    Mas o que são essas habilidades Humanas?

    Conceitual: a habilidade conceitual se relaciona com o nível estratégico, focada lá nos diretores. Os diretores quem tem que ter o entendimento do contexto e da realidade e de como o seu negócio, o seu empreendimento, vai se relacionar com essa realidade.

    Palavras chave: entendimento do contexto.

    Humana: A habilidade humana é a capacidade de ransformar tudo aquilo que o estratégico definiu como metas, como "resultados almejados" e fazer com que as pessoas sigam neste caminho. Por isso ela está relacionada com o nível tático.

    Uma vez que o tático se relaciona (de mãos dadas pegando no irmão de cima e no de baixo) com o estratégio e com o operacional, a habilidade humana vai transformar todo o entendimento e definições do conceitual, para que as pessoas possam executar na técnica. A capacidade humana vai ter a capacidade de comunucação, de motivação, de liderança, para que as pessoas do próximo nível possam executar os etendimentos e definições do nível acima, o estratégico.

    Palavras chave: pessoas, entendimento de necessidades e interesses.

    Técnica: saber fazer, operacionalizar algo, está relacionada com o nível operacional, é o "saber martelar", a atividade em si.

    Palavras chave: atividades, métodos para realizar tarefas.

    E os níveis organizacionais (ou hieráricos) que falei? São eles: Institucional, Intermediário e Operacional. Uma ideia para lembrar desses níveis, pode ser lembrar do som da ambulância: IIO. Ou quem sabe imitar um jumento. Hahaha! Aqui vão eles:

    E - Institucional -> genérico e sintético, de longo prazo, macro orientado, trabalha com incerteza e imprevisibilidade;

    T - Intermediário -> menos genérico e menos sintético, de médio prazo, trabalha com a articulação interna;

    O - Operacional (isso, a mesma palavra do O de ETO) -> detalhado e analítico, de curto prazo, micro-orientado, trabalha com certeza e regularidade.

    Então, em resumo, as funções da administração (ou funções administrativas ou ainda funções do processo administrativo) são PODC, mas dentro do P estão os níveis de planejamento ETO, que por sua vez se relaciona com as habilidades CHT e os níveis organizacionais ou hierárquicos IIO.

  • Lembre-se que é o operacional quem faz as coisas acontecerem, são as pessoas que realizam as tarefas de caráter mais técnico. Quanto mais subir na pirâmide, maior será a exigência de competências conceituais e abstratas.

  • GAB C

     

    Pensei em um restaurante com o garçon servindo [prestando um serviço] mas continua sendo operacional e um funcionário que prepara o prato [produz o "produto"] também operacional e o gerente que, no caso, não necessariamente faz uma atividade específica, não necessariamente produz ou serve e encontra-se no nível tático, portanto o único nível em que pode-se, mais facillmente, tanto produzir um produto fisicamente como prestar um serviço é o nível operacional. Se viajei na maionese já era, pelo menos deu pra acertar kk O assunto pode ser fácil, mas como o examinador vai cobrar na sua prova só Cristo sabe a quantas anda a criatividade do sujeito k

  • A questão versa sobre os níveis organizacionais. Ela quer saber qual alternativa corresponde ao nível em que são realizadas as tarefas e operações específicas, ou seja, a produção de fato da organização.

    Para respondermos, devemos saber quais são os três níveis e seus vários sinônimos:

    • Nível estratégico ou institucional: "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014) Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.
    • Nível tático, departamental, gerencial, mediador ou intermediário: "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014) Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;
    • Nível operacional ou chão de fábrica: "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos." (Chiavenato, 2014) Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco. Relacionado aos supervisores ou gerentes de 1ª linha.

    Logo, a questão refere-se ao trabalho realizado no nível operacional.

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO : LETRA C