SóProvas


ID
2530354
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das mais recentes teorias administrativas enfatiza o princípio de que, na administração, nada é absoluto, tudo é relativo. Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Nessa abordagem, as características das organizações sofrem influência das condições do ambiente onde elas estão inseridas.

Esse texto se refere à

Alternativas
Comentários
  • Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização, isto é, a tecnologia existente no ambiente.

     

    Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas (equifinalidade) para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.

  • LETRA C

     

    A Teoria Contingêncial enfatiza que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.84

  • CONTINGÊNCIA -> POSSIBILIDADE DE QUE ALGO ACONTEÇA OU NÃO, TORNANDO ESSE  ''ALGO'' RELATIVO.

    Em saber o significado da palavra já mataria a questão.

  • ☠️ GABARITO LETRA C ☠️

    É para a Teoria Contingencial, que a estrutura e o funcionamento da organização dependem da interação com ambiente externo. Ou seja, não há um único (e melhor) jeito de se organizar e de administrar. Tudo depende do ambiente no qual a organização está inserida.

    Em outras palavras, “nada é absoluto, tudo é relativo”. Assim, são as contingências ambientais que indicam o caminho a ser seguido, e indicam de que forma a organização deve se estruturar. O objetivo é “responder” aos estímulos do ambiente. Essas contingências externas podem ser positivas (oportunidades) ou negativas (ameaças). 

    Fonte: Estratégia Concursos