SóProvas


ID
2530537
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O modo de apropriação e uso dos recursos naturais e a produção e (re)produção do uso do solo estão vinculados à história do homem e dos desastres naturais ocorridos na Terra. Desde a formação dos primeiros agrupamentos humanos até a concepção das cidades modernas, os desastres têm gerado duros impactos na sociedade. O desequilíbrio na dinâmica dos ambientes naturais iniciou-se com a intensa intervenção das sociedades no processo de exploração dos recursos naturais, quando o homem passou de uma situação de nômade onde a atividade coletora era a base de sua sobrevivência para a fixação e cultivo dos solos com a Revolução Agrícola, gerando o excedente dos produtos, subsídio para o advento da Revolução Industrial e o surgimento das cidades e os grandes desastres naturais começam a aparecer. As primeiras cidades foram consolidadas, geralmente, sobre as planícies dos grandes rios, no litoral e nas encostas vulcânicas. Os solos próximos aos vulcões são ricos em minerais, essenciais para agricultura, que foram depositados pelas cinzas vulcânicas e derrames de lava. Desta forma, mesmo diante do perigo, a produtividade das terras fez com que os moradores dessas cidades absorvessem o risco de um desastre iminente. Com o passar dos séculos novas áreas foram povoadas e as cidades se solidificaram, formando densos aglomerados urbanos e os danos provocados pelos desastres passam a atingir maiores proporções. As consequências mais frequentes deixadas por esses episódios são: o elevado número de desabrigados e mortos, as doenças (leptospirose, traumas psicológicos etc.), as perdas de bens materiais, os assoreamentos e solapamentos dos rios, as quedas de pontes, os bloqueios de estradas, entre outros.

                                                                                                                              (NUNES, 2009.)


A partir do texto acima, sobre desastres naturais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As ações antrópicas também são consideradas responsáveis pelos desastres naturais, como enchentes, inundações urbanas e deslizamentos de encostas.

( ) No tocante aos deslizamentos de encostas, como as que ocorrem no Rio de Janeiro, a responsabilidade é da população que insiste em viver em áreas de risco.

( ) Além das enchentes, inundações e deslizamentos de encostas que são problemas socioambientais que ocorrem na estação chuvosa, as secas fazem parte dos grupos de risco de desastres naturais.

( ) Nos países desenvolvidos, raramente acontecem estes problemas socioambientais, pois possuem tecnologia e informações sobre o manejo de infraestrutura altamente especializadas.

( ) As enchentes urbanas são causadas pelas fortes chuvas, aliadas às “bocas de lobo” entupidas e à impermeabilização do solo que impede a percolação das águas pluviais.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    (V) As ações antrópicas também são consideradas responsáveis pelos desastres naturais, como enchentes, inundações urbanas e deslizamentos de encostas. Ações antrópicas = ações causadas pelo homem

    (F) No tocante aos deslizamentos de encostas, como as que ocorrem no Rio de Janeiro, a responsabilidade é da população que insiste em viver em áreas de risco. Culpa de todo o conjunto, a população não tem onde morar e acaba tendo que ir para essas regiões

    (V) Além das enchentes, inundações e deslizamentos de encostas que são problemas socioambientais que ocorrem na estação chuvosa, as secas fazem parte dos grupos de risco de desastres naturais. Seca, altas temperaturas e incêndios são problemas climatológicos

    (F) Nos países desenvolvidos, raramente acontecem estes problemas socioambientais, pois possuem tecnologia e informações sobre o manejo de infraestrutura altamente especializadas. Veja o exemplo dos EUA que mesmo com tecnologia de ponta sofre com tempestades, furacões, etc. Alguns eventos climáticos não são totalmente previsíveis

    (V) As enchentes urbanas são causadas pelas fortes chuvas, aliadas às “bocas de lobo” entupidas e à impermeabilização do solo que impede a percolação das águas pluviais.

  • Afonsurfe pensei da mesma forma e fui por exclusão, agradeço pelo comentário na segunda assertiva fiquei em dúvida, mas imaginei que se trataria dos aglomerados subnormais, que são causados por diversos fatores,principalmente sociais e a marginalização de alguns grupos étnicos.

    Gabarito letra C de Candidado Vencedor haha

    VAMOS PARA CIMA !!!

    DEUS ACIMA DE TUDO