SóProvas


ID
253054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere que, durante a construção de determinada edificação de
dois pavimentos em terreno com declividade aproximada de 12%,
em razão da insuficiência de material de corte para realização de
aterro no local da edificação, tenha sido necessário adquirir material
de empréstimo para adequar-se ao previsto no projeto arquitetônico
e paisagístico da edificação. A partir dessa situação, julgue os itens
que se seguem.

Para que sejam evitados recalques excessivos, é adequado realizar a compactação do solo sobre o qual se erguerá a edificação, procedimento que propicia a diminuição da compressibilidade do solo e o aumento da sua resistência ao cisalhamento.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA!

    Define-se compressibilidade dos solos como sendo a diminuição do seu volume sob a ação de cargas aplicadas.
    Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. Esta compressibilidade dos solos advém da grande porcentagem de vazios (e = Vv/Vs) em seu interior, pois para os níveis de tensão encontrados usualmente nos trabalhos de engenharia não são capazes de causar variação de volume significativa nas partículas sólidas. Sem erro considerável,
    pode-se dizer que a variação de volume do solo é inteiramente resultante da variação de volume dos vazios (por compactação, por exemplo).
     
    Define-se como resistência ao cisalhamento do solo como a máxima pressão de cisalhamento que o solo pode suportar sem sofrer ruptura, ou a tensão de cisalhamento do solo no plano em que a ruptura ocorre no momento da ruptura. Em Mecânica dos Solos, a resistência ao cisalhamento
    envolve duas componentes: atrito e coesão.

    O atrito (para solos granulares, como areias) depende de fatores como densidade, rugosidade, forma, que variam com a compactação.
    A coesão (para solos muito finos, como argilas) aumenta com: a quantidade de argila e atividade coloidal (Ac); relação de pré-adensamento; diminuição da umidade, que variam com a compactação.

    Portanto, a compactação do solo, evita recalques excessivos, já que diminui a compressibilidade do solo e o aumento da sua resistência ao cisalhamento.

  • Resumindo o comentário do Anderson Figueiredo

    compressibilidade = a capacidade do solo reduzir de volume sob ação de esforços
    quanto menos compressivo for o solo menor será a sua retração 

  • QUESTIONÁVEL! No meu modo de ver...

    A questão não informa o tipo de fundação utilizada para a edificação.

    Quando se dimensiona uma fundação do tipo "profunda" (com estacas perfuradas ou pré-moldadas), por exemplo, aconselha-se desconsiderar a resistencia de eventuais solos de empréstimo (mesmo que compactados).

    Da mesma forma ocorre quando opta-se pela fundação direta (por sapatas isoladas, por exemplo) em que o adequado é executá-las diretamente apoiadas sobre o solo natural. Somente após isso, executa-se o aterro e compactação.

    Pelo menos já sabemos qual é o entendimento da banca para as proximas provas...

  • Certo, mas pensei antes de marcar, pois vejam:

     

    A compactação vai mudar a compressibildade do solo??? a compressibilidade é uma caracteristica dele, ele vai ficar mais compacto,  não vai deixar de ser mais ou menos compressível por ação de alguma carga. Enfim, comenta o que vocês acham.

  • Davi esta equivocado. Compactaçao diminui sim compressibilidade.

    Ver Q293752

     

    I. A compactação confere maior densidade aos solos, diminuindo sua compressibilidade e aumentando a sua resistência ao cisalhamento

  • Art. 3o ...

    Parágrafo único - Não será permitido o parcelamento do solo:

    III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes;

    Abraços