SóProvas


ID
2530822
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


O chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas que acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.

O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 70% das pessoas estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do consumo de álcool.

                                       (Disponível em www.terra.com.br. Acesso em 28 de agosto de 2016)

Leia a frase a seguir.


Entre os efeitos positivos do fumo inclui-se a economia com o sistema de saúde por causa da mortalidade prematura do fumante.”


Assinale a opção que indica o exemplo de linguagem figurada presente nessa frase.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    “Entre os efeitos positivos do fumo inclui-se a economia com o sistema de saúde por causa da mortalidade prematura do fumante"

     

    A IRONIA está presente na frase, pois há a afirmação de ser positiva para a economia a mortalidade prematura em decorrência do fumo.

     

    Ironia: questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica.

  • Gab; C

    a ironia está em "efeitos positivos" não condizer com "morte do fumante".

  • IRONIA: possui efeito anedótico. São duas ideias contrárias que geram, ao final da leitura, um efeito anedótico (engraçado).

     

    Adoro a minha sogra.

    Eu amo trabalhar aos finais de semana.

    Pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. Filipenses 2:13
     

  • A metáfora ocorre quando é utilizada uma substituição de termos que possuem significados diferentes, atribuindo a eles o mesmo sentido. Veja o exemplo abaixo:“Meu pensamento é um rio subterrâneo

    Metonímia é o uso da parte pelo todo. Ocorre quando o autor substitui uma palavra por outra próxima. É utilizada para evitar a repetição de palavras em um texto Eu adoro ler Maurício de Souza

    Antítese Quando, em uma mesma oração, usamos termos que possuem sentidos contrários, configura-se a antítese. Por exemplo:“O Renato estava dormindo acordado na aula

    Paradoxo  se refere a algo “contrário ao que se pensa”, fugindo do senso comum e até mesmo refletindo a falta de nexo

    Eufemismo Troca de um termo por outro mais “leve”, que acaba passando uma conotação mais agradável a um sentido. Um bom exemplo de eufemismo é quando trocamos o termo “morreu” por “foi para o céu“.

    Hipérbole Ao contrário de eufemismo, a hipérbole é uma figura de linguagem que dá um exagero intencional ao contexto. Por exemplo, em vez de dizermos “eu estou com muita sede“, as vezes dizemos “estou morrendo de sede

    Ironia utilização proposital de termos que manifestam o sentido oposto do seu significado. Por exemplo, uma pessoa que foi demitida após péssimo dia de trabalho, dizer:  “- Era o que faltava para encerrar o meu dia maravilhosamente bem”.

    Apóstrofe ocorre quando alguma pessoa faz uso da “invocação” de algo ou alguém para manifestar algum sentido ao contexto. Por exemplo: “Meu Deus! Que susto!

    Personificação ou Prosopopeia ocorre quando atribuímos sentidos racionais a elementos irracionais. Por exemplo, quando dizemos “A natureza está em chorando…” estamos atribuindo o “choro” (algo racional) à natureza (um elemento irracional). Outro exemplo seria dizer “Meu coração está em pratos…“.

    PleonasmoTrata-se da repetição de palavras que tem o mesmo significado, em uma mesma oração.Exemplos: “Sair para fora”, “subir para cima”, “dupla de dois”…

    Sinestesia o jogo da mistura das sensações. Quando na mesma oração o autor realiza o cruzamento de diferentes sentidos humanos. Perceba no exemplo abaixo:“Ela sentiu o sabor frio da derrota”

    Catacrese ocorre quando atribuímos um “nome” a algo que não possui um nome específico, fazendo referência a outras coisas e objetos

     

    Persista!

  • Humor negro!

  • Ironia: Consiste no esclarecimento ou ênfase de um termo ou expressão por meio de seu oposto, obtendo-se, com isso, conotação depreciativa ou sintática.

    GABARITO -> [C]

  • Entre os efeitos positivos do fumo....

     

  • Efeitos positivos do fumo

  • IRONIA Quando é dito o contrário do que se quer realmente dizer.
    Ex: "Você está emagrecendo mesmo!" (Quando, na verdade, a pessoa está engordando)

    Bons estudos! =)

  • O pior é tirar da certa pra marcar a errada. Porque de tanta porrada, a gente até desconfia de uma questão tão fácil (pelo em ovo :/).

  • pesado kkkkk

  • Pra quem acompanha a banca FGV pode observar...ela coloca figura de linguagem e a mairoria das respostas é exatamente ironia.

  • Essa foi fácil !
  • Ironia modo hard hehehe.

  • Estava muito fácil para ser verdade, fiquei até em dúvida. 

     

     

     

    Quando a esmola é grande, atenção, que a cobrança pode ser maior. 

  • ISSO PRA NÃO DIZER AO CONTRÁRIO, AOS EFEITOS NEGATIVOS.

  • Ironia , pura !!!

  • Gabarito: "C"

     

     

     a) Metáfora

    Errado.  Metáfora é "o emprego da palavra fora do seu sentido básco, recebendo nova significação por uma comparaão entre seres de universos distintos."

     

     b) Eufemismo

    Errado. Eufemismo é a "suavização de uma ideia negativa. Ex.: Agora ele foi para o andar de cima. Descansou (relativo à morte)"

     

     c) Ironia

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A ironia "consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com tom de deboche, normalmente." Qual é o efeito positivo de morrer prematuramente???

     

     d) Pleonasmo 

    Errado. "Trata da repetição de significação de vocábulo ou de termos oracionais. Ex.: Chorou um choro de profundo lamento."

     

     e) Personificação

    Errado. Personificação ou prosopopeia é a "atribuição de características humanas a seres não humanos. Ex.: A amzônia chora devido ao desmatamento."

     

    (PESTANA, 2017)

  • gab: C

    Triste é ler isso quando se tem alguém q amamos muito nesse maldito vicio do cigarro!!!!

  • Para a FGV a ironia é sempre uma quebra de expectativa com o texto,

    Entre os efeitos positivos do fumo inclui-se a economia com o sistema de saúde" Aqui voce espera um dado que confirme ou um motivo sério (tendo em vista, inclusive, a fonte).

    Mas finaliza com:

    por causa da mortalidade prematura do fumante.”

  • Mais uma vez se diz uma coisa para significar o oposto. Claramente o texto fez uso de um sarcasmo (uma ironia politicamente incorreta, o chamado “humor negro”) ao afirmar que um dos efeitos positivos decorre da morte prematura dos fumantes. Obviamente isso não pode ser considerado algo positivo.

    Resposta: C

  • GABARITO: LETRA C

    Ironia:

    A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

    Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • kkkk pense numa economia boa para a Previdência Social.

    Gabarito C

  • isso ta mais para sarcasmo, mas como é proximo de ironia vamo nela mesma

  • FGV é debochada ama uma ironia