SóProvas


ID
2531125
Banca
FAPEMS
Órgão
PC-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta apenas ideias expressas neste texto.


      Greve da Polícia Militar do Rio, greve da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), cobrança de anuidade para quem tem carteira de habilitação. Difícil não ter esbarrado com pelo menos um desses boatos nos últimos dias. Antes conhecidas como hoaxes, as informações falsas disseminadas na internet, que têm se intensificado com o aumento da utilização de mídias sociais e aplicativos de celular, já ganharam até nome pomposo: pós-verdades.

      O termo, eleito a palavra do ano de 2016 pela Universidade de Oxford, trata de situações em que boatos são tidos como realidade, sem necessitarem de comprovação. Por trás dessa prática, no entanto, existe muitas vezes um crime, que pode levar tanto quem cria o boato como quem ajuda a espalhá-lo a uma pena de 15 dias a seis meses de prisão ou pagamento de indenização, dependendo da gravidade do dano causado.

      Ainda que o boato não tenha como alvo uma pessoa em específico, ele pode ser considerado contravenção penal referente à paz pública caso tenha gerado pânico na população por alertar para um perigo inexistente. E é aí que entram os boatos relacionados à PM e à Cedae, por exemplo.

PAINS, C. Espalhar boatos na internet gerando pânico é crime, dizem especialistas (Reportagem de O Globo - 09 fev 2017). Disponível em: http:www. globo.com/sociedade/. Acesso em: 13 jul. 2017. (Adaptado). 

Alternativas
Comentários
  • " Por trás dessa prática, no entanto, existe muitas vezes um crime, que pode levar tanto quem cria o boato como quem ajuda a espalhá-lo a uma pena de 15 dias a seis meses de prisão ou pagamento de indenização, dependendo da gravidade do dano causado."...

  • Gab. C

     

    Apenas ideias expressas neste texto!

     

    Na linha 6 e 7 o texto diz: "Por trás dessa prática, no entanto, existe muitas vezes um crime, que pode levar tanto quem cria o boato como quem ajuda a espalhá-lo a uma pena de 15 dias a seis meses de prisão ou pagamento de indenização, dependendo da gravidade do dano causado".

     

  • Parece que mudaram o Gabarito.

    A resposta certa é a D, criar ou espalhar boatos é crime e pode ser punido tanto com prisão como com pagamento de indenização. 

     

    Na linha 6 e 7 o texto diz: "Por trás dessa prática, no entanto, existe muitas vezes um crime, que pode levar tanto quem cria o boato como quem ajuda a espalhá-lo a uma pena de 15 dias a seis meses de prisão ou pagamento de indenização, dependendo da gravidade do dano causado".

    O que me confundiu um pouco foi a palavra Existe muitas vezes um crime, ou seja, pode não ser Crime.E na alternativa fala que boatos são crimes. Mas entre as alternativas, sem dúvida a D é a que melhor se enquadra.

  • Algo que particulamente me ajudou nas questões de interpretação de texto é ler primeiro as alternativas, antes de ler o texto. De certa forma,  parece que no momento que leio o texto, a atenção está mais voltada em achar a alternativa correta. Além de evitar ter que ficar relendo o texto várias vezes. 

  • Entendi que se tratava de contravenção, não crime.

  • Hoaxes são as informações falsas, não são as pessoas que criam essas informações!