SóProvas


ID
2532364
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Todos os Entes Públicos devem elaborar suas Demonstrações Financeiras de acordo com o previsto na legislação que abrange o tema. Considerando as particularidades das operações patrimoniais que envolvem Entes Públicos, as Demonstrações Financeiras são específicas para tais Entidades. Analise as afirmativas abaixo que tratam das Demonstrações Financeiras:


I - O Balanço Orçamentário deverá possuir sempre saldo zero, ou seja, as receitas e despesas, incluídos os créditos adicionais, devem possuir o mesmo montante.

II - Na Demonstração das Mutações Patrimoniais, a aquisição de bens imóveis e inscrição de valores em dívida ativa representam variações ativas do Ente.

III - No Balanço Patrimonial, o total do Ativo Compensado tem que ser sempre o mesmo do Passivo Compensado.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Demonstração de Mutações Patrimoniais? não seria DVP?

  • Gabarito "E"

     

     

    I - (errado) O Balanço Orçamentário deverá possuir sempre saldo zero, ou seja, as receitas e despesas, incluídos os créditos adicionais, devem possuir o mesmo montante." Não necessariamente. De fato as receitas previstas e as despesas fixadas são iguais (confome previsão na LOA e apresentação no balanço orçamentário) Porém, na realização e execução das receitas e despesas pode ocorrer, por exemplo, o superávit orçamentário, situação em que as receitas realizadas superam as despesas executadas.

     

    II - (correto) Na Demonstração das Mutações Patrimoniais, a aquisição de bens imóveis e inscrição de valores em dívida ativa representam variações ativas do Ente." As variações patrimoniais são evidenciadas na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP). As variações podem impactar o patrimônio líquido (quantitativas) ou não (qualitativas). No caso, a aquisição de bens imóveis pode ser definido, segundo MCASP como uma Variação/mutação ativa, uma vez que significa uma incorporação de itens no ativo. O mesmo tratamento por analogia pode ser dado a dívida ativa, já que representa uma incorporação de ativo sem impacto no patrimônio líquido. Ressalte-se que, caso a cobrança da dívida ativa ocorra de forma descentralizada, o órgão (repartição) responsável pelo recebimento e cobrança da dívida ativa registrará uma VPA em contrapartida e o órgão (superior) que transfere as cobranças registrará uma VPD. Ao fim, não haverá impacto no patrimònio líquido do orgão (superior).

     

    III - (correto) No Balanço Patrimonial, o total do Ativo Compensado tem que ser sempre o mesmo do Passivo Compensado". As contas de compensação registram os bens, valores e obrigações que, mediata ou imediatamente, possam vir a afetar o patrimônio. Estes bens, valores e obrigações não alteram o patrimônio, mas podem modificá-lo no futuro. O valor do ativo compensado sempre será igual ao valor do passivo compensado.

     

    Fonte: Estratégia Concursos / MCASP

  • Pois é achei muito estranho, na dmpl não tem impacto essas variações.
  • Em relação a alterantiva III;

     

    Ativo e Passivo Compensado não existem mais na Contabilidade Pública.

    As informações que constavam nessas categorias de contas agora são registradas nos grupos 5 - CAPO e 6 - CEPO.

     

    Fonte: http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/241941/ativo-e-passivo-compensado/

     

    Bons estudos.

  • Está equivocado, Preparação A.F.T.

    O Ativo Compensado e Passivo Compensado fazem parte da esturura do Balanço Patrimonial, conforme a lei 4.320.

  • ERREI, POIS INTERPRETEI DMP COMO DMPL, MAS NA VERDADE É DVP, O QUE OCORREU FOI UM SINÔNIMO: MUTAÇÃO - VARIAÇÃO.

    ATENÇÃO!!!