-
Alguém mais achou esta resposta um pouco estranha? pareceu ser do autor do texto essa visão, não do Florival..
-
"O psicólogo (Florival Scheroki, doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e psicólogo clínico) acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares. Na hora de escolher entre uma obrigação profissional ou uma interação social, as pessoas acabam priorizando o trabalho: “Nós somos nossas relações sociais, nós acontecemos a partir delas. Se elas acabam sendo comprometidas, comprometem toda a nossa vida. A vida é composta pelas nossas ações no tempo e cada vez menos a gente tem autonomia sobre ela”.
-
a) Trata-se de um texto narrativo, que busca contar, em ordem cronológica, fatos e acontecimentos cotidianos.
Não se trata de um texto narrativo. Trata-se de um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Existem 4 tipos textuais. São eles: o narrativo, o descritivo, o dissertativo e o injuntivo. O dissertativo se subdivide em: dissertativo-argumentativo e dissertativo-expositivo. A diferença está na intenção do autor. Ambos (argumentativo e expositivo) apresentam argumentos. Se o autor tem por objetivo tecer argumentos na defesa de uma ideia que é dele, então o texto é do tipo dissertativo-argumentativo. Se o autor tem por finalidade expor um pensamento, expor ideias, o texto é o tipo dissertativo-expositivo.
Não é narrativo, ao contrário do que afirma a alternativa A, porque neste tipo há a contação de uma história, com a apresentação de personagens, a indicação de tempo e de lugar, um clímax (complicação) e, por fim, um desfecho. Como o autor tece argumentos na defesa de uma ideia que é dele - observa-se, entretanto, a utilização de argumentos de autoridade, já que a ideia defendida se sustenta pela citação de algumas fontes confiáveis, in casu, três especialistas -, o texto é do tipo dissertativo-argumentativo, portanto.
b) O tema central do texto é o prejuízo causado pelo trabalho na vida das pessoas.
O tema central, isto é, o assunto principal é o estilo de vida atarefada típico da vida moderna e a dificuldade de conciliar compromissos profissionais com relações sociais.
c) De acordo com o texto, o tempo tem passado cada vez mais rápido. Por isso, atualmente, os dias são mais curtos.
Não é o tempo em si que tem passado cada vez mais rápido. É, em verdade, uma sensação, uma percepção de que o tempo tem passado cada vez mais rápido, que é gerada, atualmente, pela assunção de compromissos característica da modernidade.
d) Segundo Florival Scheroki, as relações interpessoais são as mais afetadas pelos inúmeros compromissos da vida moderna.
Correto! Extrai-se do 5º parágrafo: "O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares. Na hora de escolher entre uma obrigação profissional ou uma interação social, as pessoas acabam priorizando o trabalho: “Nós somos nossas relações sociais, nós acontecemos a partir delas. Se elas acabam sendo comprometidas, comprometem toda a nossa vida. A vida é composta pelas nossas ações no tempo e cada vez menos a gente tem autonomia sobre ela”."
-
Sim. Totalmente, o texto não deixa claro ou nem mesmo dá a entender quem é o psicólogo em questão. Além disso, não faz menção no texto ao prenome do Scheroki, embora seja um dado extra-textual, é impossível ao leitor comum saber o nome do profissional citado. Entendo que essa questão deveria ser anulada.
-
Respondendo aos questionamentos de Adriana Marques e Tamis Rauen; Eu entendi da seguinte forma.
Há a Menção de apenas um psicólogo em todo o texto dentre os especialistas abordados, logo, no 5º parágrafo não teria como ser outra pessoa senão o Dr. Florival Scheroki.
5º parágrafo: "O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares. Na hora de escolher entre uma obrigação profissional ou uma interação social, as pessoas acabam priorizando o trabalho: “Nós somos nossas relações sociais, nós acontecemos a partir delas. Se elas acabam sendo comprometidas, comprometem toda a nossa vida. A vida é composta pelas nossas ações no tempo e cada vez menos a gente tem autonomia sobre ela”."
-
texto muito interessante. queria fazer uma prova com um texto assim. e não aqueles poemas antigos de ficar quebrando a cabeça para entender.
-
Letra D: O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares.
-
a) Texto predominantemente dissertativo, há a opinião de profissionais. O texto não está na ordem cronológica dos fatos.
b) O texto fala que preenchemos o nosso tempo com o acúmulo de inúmeros compromissos. Em nenhum momento foi falado que o trabalho causa prejuizo.
c) As relações profissionais e sociais dão nítida IMPRESSÃO que o tempo voa. Não está dito no texto que o tempo passa rápido tornando-o mais curto.
d) As relações interpessoais (relações sociais) são as mais afetadas (quando comprometidas) comprometem TODA a nossa vida moderna. Essa é a alternativa menos errada já que sabemos que há relação interpessoal no trabalho que também é afetada diante desses compromissos.
-
GABARITO (D)
O ítem pede a alternativa correta,no entanto, sabe-se que existe relações sociais(interpessoais) dentro da estrutura de trabalho, o que afetaria claramente diante de tais compromissos a nossa vida.
-
O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares.
-
O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares (INTERPESSOAL). Na hora de escolher entre uma obrigação profissional ou uma interação social, as pessoas acabam priorizando o trabalho: “Nós somos nossas relações sociais, nós acontecemos a partir delas. Se elas acabam sendo comprometidas (afetadas), comprometem toda a nossa vida.
-
MELHOR CERTO E ERRADO! AFF
-
O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares.
GAB. D
-
Um texto otimo pra fazer prova
ñ aqueles de literaturas bla bla bla
-
O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares. (Ok é a opinião do psicólogo)
A alternativa D, pede a opinião de Florival Scheroki e não do psicólogo. Mas ao analisar o texto nota-se que o mesmo é doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e psicólogo clínico. l3
Há impressão que são dois personagens distintos, mas se trata da mesma pessoa.
Letra D correta.
-
Florival Scheroki, doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e psicólogo clínico, explica: “Há realmente essa impressão de que o tempo se acelerou. Na realidade, é uma percepção que as pessoas têm que não cabe, no tempo disponível, tudo aquilo que elas têm que fazer”.
Isso é que é um lixo de banca. Em momento algum é possível compreender do texto que o psicólogo cita relações interpessoais. A citação dele é posterior ao período que trata daquelas. Se fosse uma questão de interpretação de texto, até faria sentido. No entanto, sendo de compreensão de texto é ridícula e totalmente anulável via judicial.
-
professor Menna-Barreto, se for concurseiro não da pra ter a vida assim.
-
C) ''De acordo com o texto, o tempo tem passado cada vez mais rápido. Por isso, atualmente, os dias são mais curtos.''
- Os dias não são mais curtos, é o mesmo tempo de sempre (24h). A realidade é que temos muitas tarefas, tornando insuficiente esse tempo que sempre tivemos. O item seria correto caso trocasse ''curtos'' por ''insuficientes''
Pra cima!!!!!!!!!!