SóProvas


ID
2532967
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:

Alternativas
Comentários
  • b) no Conselho Escolar todos esqueçam suas divergências; 

  • a escola é espaço de disputa de poder? Que dizer que a letra "a" está correta?

  • Sim Cleiton. A instituição escolar é, de certa forma, reflexo da sociedade na qual está instituída. Vivemos em uma sociedade cheia de conflitos políticos e sociais - mais ou menos explícitos - que repercurtem no espaço escolar. Um escola "pública" é uma instância do Estado, um órgão de poder, cujos agentes em suas relções sociais mantém interesses particulares. Isto fica claro, popr exemplo, quando em vez de promover concursos, as secretarias de educação indicam profissionais apontados por políticos, enquanto sindicatos e outros profissionais reinvindicam novos concursos. Outro exemplo, é todo o debate se a direção deve ser indicada pelo poder público ou eleita pela comunidade escolar...

    Esses são apenas exemplos mais óbvios das disputas de poder nas instituições de ensino, mas é claro que existem conflitos - que podem ser chamados de "ideológicos" ou "simbólicos", que envolvem inerentemente disputa de poder - mais sutis, cujo fuco pode ser o currículo, a concepção de escola e do seu logar na sociedade, a ideia que se faz do estudante e do professor, a noção de inclusão, a forma de inserir e dialogar com a comunidade escolar... tudo isto é, no fundo, questão de disputa de poder. 

  • B - no Conselho Escolar todos esqueçam suas divergências; Alternativa incorreta - Conforme documento em pauta p. 22: “Então no Conselho Escolar todos vão esquecer suas divergências? Não, o Conselho somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que a escola é espaço de disputa de poder, onde podem estar em jogo visões diferentes e até conflitantes do que é educar, do que é qualidade de ensino, do como lidar com as situações que surgem no dia a dia.”

  • que questão mal formulada, ESCOLA DISPUTA DE PODER , essa é nova pra mim

  • Esta questão, ao meu entender não está retratando com clareza o pensamento do elaborador, ou seja, uma questão incompleta.

  • O autor da questão utilizou uma perspectiva pós-estrutural. Ao se afirmar a escola enquanto espaço de disputa temos a concepção do poder como ação e também capilar, ou seja, está espalhado pela sociedade, tanto em relações macro quanto micro. Além disso, está implícita a questão do discurso nessa mesma perspectiva, na qual existe tentativa de fixação de sentidos, repleta de disputas. Exemplo macro: Na discussão da BNCC há a tentativa dizer o sentido de educação de qualidade como aquilo que está previsto nela. Exemplo micro: Na escola a discussão acerca do uso de verbas, espaços, das formas de avaliação, das práticas pedagógicas, da disciplina etc. Quando você reflete sobre as relações na escola sob o prisma da perspectiva pós-estrutural percebe as disputas que permeiam esse ambiente. Autores que podem ajudar: Michel Foucault, Stephen Hall, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo.
  • questão obscura e mal elaborada

  • Ainda não entendi qual a certa

     

  • Alternativa b

     

  • questão pra induzir ao erro

  • Banca horrível. Questão estranha e mal formulada.

  • Achei estranho mesmo, pois marcaria a A. "A escola é espaço de disputa de poder" ...

     

  • A LETRA B FICA SEM SENTIDO PARA SER A OPÇÃO CORRETA, POIS A QUESTÃO PEDE  UMA EXCEÇÃO, OU SEJA, (EXCETO)

  • Bem confusa essa questão.

  • As questões A,B e C não são claras no que dizem. A primeira se perde quando fala em disputa de poder; a segunda é incompleta; a terceira fala em homogeinização, hora, o espaço escolar é de natureza democrática e heterogênea. Em minha opinião não há resposta correta.

  • Errei e erraria 1000 vezes essa questão, redação extremamente confusa.

  • O tempo aqui no QC tem me ensinado que, quando uma questão possui vários comentários, é melhor nem tentar entendê-la e passar para frente...

  • Questão bem confusa, itens incompletos e redação das alternativas estão mal redigidas. NÃO SEI, MAS ACREDITO QUE DEVE ESTÁ ANULADA NO CERTAME.

  • Acho que chegaríamos facilmente a um concenso e elegeríamos essa ACAFE como a banca que formula as piores e mais confusas questões de concursos. Meu Deus!!!

  • B, questão com o texto mal elaborado.

  • A questão pede pela EXCEÇÃO pessoal! Então vejamos as assertivas tendo em mente que como em qualquer democracia, o Conselho Escolar é um instrumento da gestão democrárica na escola, ou seja, é uma forma de democracia entre a comunidade escolar em que participam tanto professores, funcionários, pais, alunos e comunidade das decisões que afetam a escola e as pessoas que dela estão influenciadas (direta e indiretamente). 

    Partindo dessa premissa e para ficar mais compreensível o racicínio da questão pensemos no contetxo atual de eleições em que não há consenso e que diversas opiniões são divergentes e até opstas em que há disputa de poder, todas as alternativas fazem sentido, exceto que acreditar que as pessoas esquecerão suas divergências (o que é uma utopia ou uma ditadura!).

  • A questão pede a exceção, é importante ter atenção, pois o enunciado pode induzir ao erro.

    O Conselho Escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é um instrumento da gestão democrática na escola, ou seja, é uma forma de democracia entre a comunidade escolar e comunidade local. Deve contar com a participação de representantes dos diferentes segmentos das comunidades escolar e local, podendo constituir um espaço de discussão de caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e mobilizador.

    Ao pensarmos a democratização implica, portanto, compreendermos a cultura da escola e dos seus processos, bem como articulá-los com as relações sociais mais amplas. A compreensão dos processos culturais na escola envolve diretamente os diferentes segmentos das comunidades locais e escolares, seus valores, atitudes e comportamentos. Ou seja, a escola é um espaço de contradições e diferenças. A gestão da escola se traduz cotidianamente como ato político, pois implica sempre uma tomada de posição dos atores sociais (pais, professores, funcionários, estudantes...). Vivemos em uma sociedade cheia de disputas de poder e conflitos políticos e sociais que repercutem no espaço escolar.

    Dessa forma, O Conselho Escolar não exercerá seu papel se todos esquecerem suas divergências.

    A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA B.
  • Pelo q eu entendi dos comentários dos colegas, a alternativa A está fora de contexto, por isso ficou sem sentido.