-
No dia 22 de agosto de 1942, após navios mercantes brasileiros serem torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. Contudo, o envio das tropas brasileiras para o campo de batalha começou apenas em julho de 1944, quase dois anos após a declaração de guerra brasileira. Foram enviados 25 mil homens, de um total inicialmente previsto de 100 mil. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos norte-americanos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) cumpriu as principais missões que recebeu.
Resposta: B
-
A Estrada 47 é um filme de drama de 2015 escrito e dirigido por Vicente Ferraz, baseado em fatos reais, sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Inicialmente chamado de A Montanha, teve seu nome alterado durante o processo de produção para o título atual.
O filme mostra o drama vivido por uma unidade anti-mina da Força Expedicionária Brasileira que, depois de um ataque de pânico, tentam manter o ânimo e desativar o campo minado que os separa de um vilarejo controlado por forças nazi-fascistas.[5]
Quem assistiu esse filme responderia fácil essa questão.
-
Em teoria foi a Alemanha que afundou nossos navios.
-
No papel fica muito bonita essa"Estória" porémmmmm...
Gabarito B
-
a cobra fumou
-
Algumas curiosidades que você não encontra nos livros de história:
1) Durante a participação do Brasil na guerra, houve duas sentenças de pena de morte... dois soldados haviam estuprado uma moça e assassinado o tio que tentou intervir.
Fonte: Trabalhei 7 anos no STM e a participação do Brasil na guerra foi tema de palestra de um dos Ministros da corte.
2) O Golpe de 1964 foi imposto ao Brasil sob ameaça de intervenção dos EUA.
Secretário do então presidente Jhon Kenney, Robert Mcnamara, em visita ao Brasil, disse bem claramente: "Ou vocês dão um jeito nisso (se referindo à possível ameaça comunista com o Jango no poder) ou nós iremos acionar a Quarta Frota e mandar navios para a costa brasileira"
Fonte: Segredo de Estado hahah.