SóProvas


ID
2533114
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Estado Novo de Getúlio Vargas, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gab B.

    Não tinha orientação socialista e sim, populista considerada por muitos historiadores. 

  • Resposta letra B

    b- "que tomado por uma orientação socialista, o governo preocupava-se em obter o favor dos trabalhadores por meio de concessões e leis de amparo ao trabalhador."

     

    O governo de Getulio Vargas não era tomado por uma orientação socialista, mais sim por uma orientação facista, o que acabava se contradizendo em sua política extena quando apoiou o grupo dos aliados na 2º Guerra Mundial (E.U.A , França , Inglaterra e União Soviética), combatendo um regime de governo o qual se parecia muito com o seu internamente.

     

     

    bons estudos!

  • A - Dado como um governo estabelecido por vias golpistas, o Estado Novo foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. 

     

    B - Um ponto importante da política varguista pode ser notado na relação entre o governo e as classes trabalhadoras. Tomado por uma orientação populista, o governo preocupava-se em obter o favor dos trabalhadores por meio de concessões e leis de amparo ao trabalhador. Tais medidas viriam a desmobilizar os movimentos sindicais da época. 

     

    C - As ações paternalistas de Vargas, dirigidas às classes trabalhadoras, foram de fundamental importância para o crescimento da burguesia industrial da época. Ao conter o conflito de interesses dessas duas classes, Vargas dava condições para o amplo desenvolvimento do setor industrial brasileiro. Além disso, o governo agia diretamente na economia realizando uma política de industrialização por substituição de importações. Nessa política de substituições, o Estado seria responsável por apoiar o crescimento da indústria a partir da criação das indústrias de base. Tais indústrias dariam suporte para que os demais setores industriais se desenvolvessem, fornecendo importantes matérias-primas. 

     

    D - Para dar ao novo regime uma aparência legal, Francisco Campos, aliado político de Getúlio, redigiu uma nova constituição inspirada por itens das constituições fascistas italiana e polonesa. Conhecida como Constituição Polaca, a nova constituição ampliou os poderes presidenciais, dando a Getúlio Vargas o direito de intervir nos poderes Legislativo e Judiciário. 

     

    E - No que se refere às suas principais medidas, o Estado Novo adotou o chamado “Estado de Compromisso”, onde se criaram mecanismos de controle e vias de negociação política responsáveis pelo surgimento de uma ampla frente de apoio a Getúlio Vargas.Entre os novos órgãos criados pelo governo, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) era responsável por controlar os meios de comunicação da época e propagandear uma imagem positiva do governo. Já o Departamento Administrativo do Serviço Público, remodelou a estrutura do funcionalismo público prejudicando o tráfico de influências, as práticas nepotistas e outras regalias dos funcionários.

  • a) que foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. -> CORRETO, PLANO COHEN.

    b) que tomado por uma orientação socialista, o governo preocupava-se em obter o favor dos trabalhadores por meio de concessões e leis de amparo ao trabalhador. --> VARGAS SOCIALISTA? SÓ QUE NÃO.

    c) financiava o amplo desenvolvimento do setor industrial brasileiro, ao realizar uma política de industrialização por substituição de importações e com criação das indústrias de base. -> CORRETO, CSN (COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL) FOI UM DOS GRANDES FEITOS DESSE PERÍODO.

    d) para dar ao novo regime uma aparência legal, Francisco Campos redigiu uma nova Constituição inspirada nas constituições fascistas italiana e polonesa. -> CORRETO, A CONSTITUIÇÃO ERA CHAMADA DE "POLACA", POR CONTER IDEAIS POLONESES.

    e) adotou o chamado “Estado de Compromisso”, onde foram criados mecanismos de controle e vias de negociação política responsáveis pelo surgimento de uma ampla frente de apoio a Getúlio Vargas.