SóProvas


ID
2533735
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Cervo e Bervian (2002, p. 23), método “é a ordem, que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um certo fim ou um resultado desejado. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade”.


Tomando-se como base as considerações dos autores, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª no que tange aos diferentes tipos de métodos.


1. Método Científico

2. Método Indutivo

3. Método Dedutivo

4. Método Dialético


( ) O raciocínio parte de uma premissa geral para o particular. De um princípio geral, chega-se ao particular.

( ) As contradições transcendem, mas dão origem a novas contradições que passam a requerer solução.

( ) Elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do conhecimento comum mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte e a religião.

( ) O pensamento percorre um caminho, partindo de fatos particulares para fatos universais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Fiquei em dúvida e acabei marcando a "A", espero que essa leitura ajude. 

     

    - Método indutivo, que pressupõe a observação de fatos particulares para elaboração de explicações gerais, esse método prevê que pela indução experimental o pesquisador pode chegar a uma lei geral por meio da observação de certos casos particulares sobre o objeto (fenômeno/fato) observado. Nesse sentido, o pesquisador sai das constatações particulares sobre os fenômenos observados até as leis e teorias gerais. Pode-se concluir que a trajetória do pensamento vai de casos particulares a leis gerais sobre os fenômenos investigados.

    - O método dedutivo que parte de teorias gerais que são aplicáveis ao conhecimento dos fenômenos particulares, parte das teorias e leis consideradas gerais e universais buscando explicar a ocorrência de fenômenos particulares. O exercício metódico da dedução parte de enunciados gerais (leis universais) que supostos constituem as premissas do pensamento racional e deduzidas chegam a conclusões. O exercício do pensamento pela razão cria uma operação na qual são formuladas premissas e as regras de conclusão que se denominam demonstração.

    - Na Grécia Antiga, dialética equivalia a diálogo, passando depois a ampliar-se da dimensão restrita do diálogo para o exercício do movimento pela argumentação. A dialética tornava-se um diálogo argumentativo e conflitivo, que envolvia contrapontos diferentes numa relação comunicativa. método dialético se propõe a penetrar no mundo dos fenômenos por meio de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade. Entende a realidade social como totalidade, que se constitui na categoria fundamental para aproximação do real.

     

    Fonte:

    Leiam o material, vale a pena.

    http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/metodologia_cientifica/Met_Cie_A04_M_WEB_310708.pdf

     

    Bons estudos!

  • Gab:E
    Questão mal classificada, Não deveria estar em Gestão de Processos e sim Metologia Científica.
    Fiz essa prova, e acabei ficando em segundo(conforme meu perfil aqui no Qconcursos)...
    Para mentalizar a diferença entre dedutivo e indutivo eu imagino o meu dedo indicador apontado para mim. No dedutivo o dedo está no céu e desce para mim, já no indutivo o dedo está em mim e ascende ao céu.(kkk. talvez seja estranho ou desnecessário)

  • kkkkkkkkkk...acertei essa questão seguindo uma lógica através dos itens 2 e 3. Deduzi que um deveria ser o contrário do outro. Portanto, um deveria está no primeiro parêntese e o outro no último parêntese. Desta forma, a única opção que atende essa dedução é a letra E.

  • Isso é raciocínio logico argumentativo/analítico