-
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Princípios da Redação Oficial
Os princípios que regem a Redação Oficial são 4: impessoalidade, formalidade, concisão, nível de linguagem. A impessoalidade decorre da “ausência de impressões individuais de quem comunica”, “da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades”, “do caráter impessoal do próprio assunto tratado”. É preciso ressaltar que como é o servidor público quem redige as comunicações oficiais, necessita-se manter o grau de impessoalidade, sem interferência da opinião.
Além disso, é necessário que haja formalidade, padronização, nas comunicações, utilizando, para isso, os pronomes de tratamento. Já a concisão, de acordo com o documento oficial, está presente no texto "que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras”. Logo, o autor deve ter conhecimento para redigir o texto e ainda saber revisa-lo.
Vale ressaltar que o nível de linguagem se dá pela utilização da norma culta, por ser uma comunicação do Serviço Público, que tem como objetivo informar, normatizar leis e decretá-las.
https://www.concursosnobrasil.com.br/blogs/dicas/dicas-de-redacao-oficial-para-concursos.html
-
Gab. D
Atributos da REDAÇÃO OFICIAL - FUCCIP
Formalidade
Uniformidade
Clareza
Concisão - ser direto/objetivo
Impessoalidade
Padrão culto
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Impessoalidade (Impessoalidade)
Clareza (Publicidade)
Concisão (Eficiência)
Formalidade
Uniformidade
-
Letra D.
Vamos aos comentários dos itens errados:
a) Errada. A formatação regular é atributo exigido na redação oficial.
b) Errada. O uso do padrão culto é atributo exigido na redação oficial.
c) Errada. A formalidade é atributo exigido na redação oficial.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre
-
São atributos da redação oficial:
> Clareza e Precisão
> Objetividade
> Concisão
> Coesão e Coerência
> Impessoalidade
> Formalidade e Padronização
A única alternativa que não consta no rol é a D.
"UFCG, me aguarde!!"
-
GABARITO: LETRA D
Atributos da redação oficial:
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.