SóProvas


ID
2533852
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Teoria das 3 Idades é uma estratégia de organização documental para solucionar os problemas decorrentes do aumento dos documentos produzidos pela organização. Na 2ª idade, a natureza dos documentos, a frequência de uso, o local de acesso e o valor para a organização são:

Alternativas
Comentários
  • Arquivo corrente (primeira idade): segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística[2] (DTA 1996, p. 6), é o "conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados". Essa idade corresponde a: produção do documento; tramitação; finalização do seu objetivo; guarda.

     

    Arquivo intermediário (segunda idade): "conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final" (DTA 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

     

    Arquivo permanente (terceira idade): "conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor" (DTA 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.

  • 1. Arquivo corrente ou de primeira idade – Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. Portanto, o critério que define tal fase do documento é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta. Estes tipos de documentos estão geralmente localizados próximos aos seus setores. São conhecidos pela terminologia arquivística como arquivos ativos. Vale ressaltar que tais documentos possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário.

    2. Arquivo intermediário ou de segunda idade - Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, que aguarda destinação (recolhimento ao arquivo permanente ou eliminação). Eles poderão ser consultados e utilizados de modo esporádico por seus produtores, pois já cumpriram os seus principais objetivos na idade corrente junto à administração. Eles não são mais necessários nos setores e, portanto, devem ser transferidos para um arquivo geral. Apesar de serem transferidos para o arquivo geral, eles ainda pertencem aos setores produtores. Em outras palavras, o arquivo intermediário é aquele constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados. Juntamente com o arquivo corrente, o arquivo intermediário é possuidor de valor primário, ou seja, administrativo. Esse valor administrativo é menor que na fase corrente.

    3. Arquivo permanente ou de terceira idade - Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente. Diferentemente dos arquivos correntes e intermediários, os arquivos permanentes não podem ser eliminados. Devem ser preservados por apresentarem um valor histórico-cultural (secundário). Vale registrar que os arquivos permanentes são abertos ao publico para pesquisa. Nesta fase do ciclo vital, ele passa a interessar mais aos pesquisadores (fins científicos, sociais e culturais) do que aos produtores. Os arquivos dessa natureza situam-se em lugares acessíveis e dotados de salas de pesquisas para atender ao público.

    file:///C:/Users/marll_000/Downloads/E--sites-pontodosconcursos-ANEXOS_ARTIGOS-2016-03-000000004-12032016.pdf

  • Material de Arquivologia!!!! Organização é primordial, QConcursos.
  • LETRA: C

    Documentos Intermediários, objeto de consultas esporádicas, que estão em uma localização aguardando serem transferidos para um arquivo geral e possuem valor administrativo para a empresa. 

  • Arquivo de Segunda Idade ou Intermediário

    É constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizados. Não há necessidade serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. 

     

  • Ate a resposta correta esta Errada...kkkkkkkkkkkkk

    Documentos Intermediários, objeto de consultas esporádicas, que estão em uma localização aguardando serem transferidos para um arquivo geral e possuem valor administrativo para a empresa. 

    O correto seria Recolhido.

  • NAO E TRANSFERIDOS BANCA IDIOTA E SIM RECOLHIDOS.

  • Essa questão é perfeita para aprender sobre os arquivos intermediários/semi-ativos/2ª idade. Aproveite para anotar todas as características.

    Documentos Intermediários, objeto de consultas esporádicas, que estão em uma localização aguardando serem transferidos para um arquivo geral e possuem valor administrativo para a empresa.

    Resposta: C