-
A parceria começou a ocorrer na decáda de 70, devido a falta de safra de grãos no mundo em 1973....
http://www.campo.com.br/proceder/
então, sabendo disso, a A é a única alternativa correta.
-
rapaz se estamos falando de mato grosso, lembre-se do nosso amiguinho Blairo Maggi e ja elimine a letra E de cara.
-
Nipo tem relação com o Japão rss
Japonês gosta de tecnologia + Mato Grosso é rico em grãos... portanto dá pra concluir que a reposta é a alternativa a)
desenvolver tecnologias para a produção de grãos como o milho e a soja no cerrado brasileiro.
"Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados – PRODECER. O programa teve início em um comunicado conjunto assinado pelo primeiro-ministro japonês Kakuei Tanaka, e pelo então Presidente do Brasil Ernesto Geisel, em setembro de 1974, que estabelecia a relação entre os dois países sobre o desenvolvimento agrícola."
-
Gabarito: A
Comentário: Por conta de uma fraca safra de soja mundial, em 1973, o governo japonês resolveu firmar no ano seguinte, com o governo brasileiro, do presidente Ernesto Geisel, uma parceria para expandir as terras voltadas para a sojicultora no Cerrado brasileiro, nascia ali o projeto PROCEDER.
FONTE; http://blog.vouserdelta.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Quest%C3%B5es-Geografia-e-Hist%C3%B3ria.pdf
-
O PRODECER é um projeto histórico e um dos de maior escala e sucesso realizados pelo governo japonês. Os Cerrados eram inférteis e hoje o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja e milho do planeta. O Brasil contribui para a segurança alimentar do mundo com essas exportações.
-
Instituído em 1979, o programa foi constituído de cooperação financeira e cooperação técnica e teve como objetivo tornar a região dos Cerrados produtiva, aproveitando todo seu potencial.
O programa objetivava desenvolver tecnologias para a produção de grãos como o milho e a soja no cerrado brasileiro.
O PRODECER serviu como projeto piloto da agricultura do cerrado e como “base de desenvolvimento” da vasta fronteira agrícola, além de contribuir para o estabelecimento de técnicas, tanto de melhoria da produção no cerrado, como de agricultura sustentável.
Resposta: A