-
1750- Tratado de Madri - As terras ocupadas, deveriam ser respeitadas!
Com a criação da Capitania de Mato Grosso por Carta Régia de 7 de maio de 1748, a nomeação do primeiro Capitão General, D. Antônio Rolim de Moura, para consolidar a posse portuguesa no Vale do Guaporé, este governante recém nomeado fundou Villa Bela da Santíssima Trindade a 19 de março de 1752.
-
Por carta régia, o governo português, em 9 de maio de 1748, criou a Capitania de Mato Grosso, desmembrando-a da Capitania de São Paulo, enviando, como governador, Dom Antônio Rolim de Moura Tavares. Para fomentar a colonização e garantir a posse da terra, o capitão-general trouxe instruções do governo português para fundar a capital da província à margem direita do rio Guaporé.
http://www.coisasdematogrosso.com.br/cidades/sobre-a-cidade/exibir.asp?id=38&item=Breve_Historico_de_Cuiaba
-
Foi o único motivo pelo qual Vila Bela da Santíssima Trindade foi nossa capital. Ou seja, Cuiabá era a cidade mais importante devido a abundância em OURO; no entando, Vila Bela era fronteira!!!
-
A criação da Capitania de Mato Grosso por Carta Régia de 7 de maio de 1748... (Obs: pois a carta Regia foi de 09 de maio, não do dia 07).
-
Por carta régia, o governo português, em 9 de maio de 1748.174, criou a Capitania de Mato Grosso, desmembrando-a da Capitania de São Paulo, enviando, como governador, Dom Antônio Rolim de Moura Tavares. Para fomentar a colonização e garantir a posse da terra, o capitão-general trouxe instruções do governo português para fundar a capital da província à margem direita do rio Guaporé.
-
As conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo Tratado de Madrid, em 1750. No ano seguinte, o então capitão-general do Mato Grosso, Antonio Rolim de Moura Tavares, fundou, à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade.
Antes mesmo do Tratado, porém, em instruções entregues a dom Rolim de Moura, em 1749, a metrópole portuguesa revelava claramente que a Capitania Geral de Mato Grosso, instituída por Carta Régia em 1748, havia sido criada para consolidar e institucionalizar a posse portuguesa na estratégica região de fronteira com os domínios espanhóis.
Entre 1761 e 1766, ocorreram disputas territoriais entre portugueses e espanhóis, depois daquele período as missões espanholas e os espanhóis se retiraram daquela região. Mato Grosso, porém, só passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802.
Resposta: E