SóProvas


ID
2535262
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os relatos a seguir:


"Ao final da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em julho de 2008, a sensação foi de desalento, como fica evidente nas palavras do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim: 'É uma pena, pois para qualquer observador externo [...] seria inacreditável que, depois do progresso alcançado, nós não conseguimos chegar a uma conclusão.'"

Adaptado de: Sene , E.; Moreira, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2ª ed. 2v. São Paulo: Scipione, 2012, p. 230.


"Mike Froman, o representante do governo dos Estados Unidos para assuntos de comércio internacional, escreveu um artigo publicado ontem pelo jornal 'Financial Times' que a agenda do desenvolvimento da Rodada de Doha, iniciada 14 anos atrás, deveria ser substituída, porque ela simplesmente não produziu resultados."

www1.folhauol.com.br/mercado/2015/12/ 1719245_negociações.da.rodadadoha.


O fracasso atribuído por Celso Amorim e Mike Froman às sucessivas negociações acerca do comércio internacional de commodities e de bens industrializados deveu-se, principalmente, ao fato de que

Alternativas
Comentários
  • Essa aqui é uma excelente questão.

    Antes de tudo, a questão fala sobre a Rodada de Doha organizada pela OMC.

    A resposta é letra C.

    Mas o que é a Rodada de Doha?

    Negociações multilaterais organizadas pela Organização Mundial do Comércio a fim de diminuir as taxas alfandegárias, o protecionismo e os subsídios agrícolas dos países desenvolvidos.

    Mas qual a importância disso?

    Há décadas, os commodities vêm perdendo o valor frente a manufaturados e minérios.

    Sabendo que os commodities são produzidos pelos países subdesenvolvidos, essas rodadas de negociações visam diminuir o "desfavorecimento" dos países desenvolvidos.

    Como essas medidas afetam o comércio?

    Ao conceder subsídios, impor barreiras alfandegárias e sanitárias(protecionismo), os países subdesenvolvidos são afetados, afinal, os commodities têm grande peso na economia destes países.

    Ex: Brasil e Argentina.

    OBS: Commodities são produtos com baixo valor agregado que são produzidos e vendidos em larga escala. O importante é que os preços são DEFINIDOS. Por isso que o baixo valor mundial afeta os países que dependem destes produtos.