SóProvas


ID
2535286
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início do século XIV, a China era a maior potência mundial e empenhava-se intensamente na expansão marítima e comercial, chegando à Índia, quase um século antes de Cabral. Os chineses estiveram no sul da África Oriental e no Mar Vermelho, enquanto os portugueses mal iniciavam sua exploração na costa norte da África. Entretanto, antes de 1440, a expansão marítima chinesa estagnou. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta a causa para o sucesso da exploração marítima portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Correta: letra E

    Exploração marítima graças ao financiamento da burguesia e apoio do rei. Aliança rei + burguesia = básico pra formação de um Estado Nacional

  • Essas "Empresas privadas" eram os burgueses, correto?

  • Também é bom ressaltar que a precoce centralização política favoreu o pioneirismo português!

    #EsPCEx 2020

  • Eu concordei apenas com a letra E, porém não sabia que o termo "Empresas Privadas" eram os burgueses.

  • LEMBRAR QUE NÃO PODE SER A LETRA "B" POIS A CONSOLIDAÇÃO SE DEU NO FINAL DO SÉCULO XIV DE 1383-1385 PELA REVOLUÇÃO DE AVIS, EM QUE DOM JOÃO I SAIU VITORIOSO E CONSOLIDANDO A INDEPENDÊNCIA DO ESTADO PORTUGUÊS. BIZU: PORTUGAL FOI O PRIMEIRO ESTADO MODERNO.

  • "Empresas privadas" kkkk

  • q pegadinha..

  • Causas para o sucesso da exploração marítima portuguesa:

    Agora, analisando as alternativas:

    a) O fato de os portugueses não terem desenvolvido tecnologias relacionadas à navegação ultramarina não afetou suas ações exploratórias. - Não só desenvolveram (balestilha,caravela...), como foi de suma importância para o pioneirismo português.

    b) Em Portugal, a centralização monárquica só ocorreria no final do Século XIII, sendo este fato de pouca influência no processo exploratório dos portugueses além-mar. - A centralização monárquica ocorrera no séc XIV e teve forte influência nas grandes navegações.

    c) As finanças portuguesas não estavam estabilizadas e dificultaram os investimentos necessários para os projetos relacionados às navegações, o que fez com que D. Henrique procurasse financiamento público com os soberanos espanhóis. - Com a centralização política precoce, a coroa portuguesa consegue administrar melhor seu território cobrando os devidos impostos, além de unificar as moedas e medidas, facilitando assim, o comércio burguês.

    d) Portugal, apesar da guerra de emancipação política com a Espanha, manteve a busca por conhecimento para a consecução das grandes navegações. - Essa guerra já havia acontecido quando Portugal ainda era um pequeno feudo portucalense. Durante a expansão ultramarina, Portugal era livre de guerras.

    e) Em Portugal, as explorações foram conduzidas com recursos de empresas comerciais privadas e apoio governamental.

    Espero que tenha ajudado, qualquer erro é só avisar.

  • A especx consegui deixar a prova de história a nível avançado eles colocam muito alternativa que confunde