SóProvas


ID
2535292
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O território brasileiro é, atualmente, bem maior do que as terras atribuídas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas. A expansão da colônia ocorreu graças à ação de bandeirantes, missioná­rios, militares e pecuaristas que ocuparam as vastidões pouco exploradas das áreas de ambos os lados da linha de Tordesilhas. O tratado em que a França renuncia às terras que ocupava na margem esquerda do rio Amazonas e aceita o rio Oiapoque como limite entre a colônia portuguesa e a Guiana Francesa é o

Alternativas
Comentários
  • Tratado de Utrecht 1713- Assinado entre França e Portugal, estabelecia que o rio Oiapoque seria o limite da fronteira do Brasil e a Guiana Francesa 

  • O Segundo Tratado de Utrecht foi assinado em 6 de fevereiro de 1715, desta vez entre Portugal e Espanha, e restabeleceu a posse da Colônia de Sacramento a Portugal.

     

    O Tratado de Santo Ildefonso foi o acordo assinado em 1 de outubro de 1777 na cidade espanhola de San Ildefonso, na província espanhola de Segóvia, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, com o objetivo de encerrar a disputa entre Portugal e Espanha pela posse da colônia sul-americana do Sacramento, situação que se prolongava desde a Paz de Utrecht e a guerra de 1735-1737. O tratado foi intermediado pela Inglaterrae pela França, que tinham interesses políticos internacionais na pacificação das relações entre Portugal e Espanha.

     

    Tratado de Madri, firmado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha, tinha o intuito de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), o qual dividia as terras conquistadas no Novo Mundo, estabelecendo assim, novas fronteiras de exploração

     

    Tratado de Badajoz, também referido como Paz de Badajoz, foi celebrado na cidade espanhola de Badajoz, em 6 de junho de 1801, entre Portugal, por uma parte, e a Espanha e a França coligadas, pela outra.Este diploma colocava fim à chamada Guerra das Laranjas, embora tenha sido assinado por Portugal sob coação, já que o país encontrava-se ameaçado pela invasão de tropas francesas estacionadas na fronteira, em Cidade Rodrigo.

     

    O Primeiro Tratado de Utrecht foi assinado em 11 de abril de 1713 entre a França de Luís XIV e Portugal de Dom João V, tendo estabelecido os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa.

     

  • Tratados de Utrecht - Definem uma série de acordos diplomáticos assinados na cidade de Utrecht, na Holanda, e que puseram fim à Guerra da Sucessão da Espanha (1702-1714), que havia sido deflagrada por conta da morte do rei Carlos II de Espanha, que faleceu de maneira prematura e não deixou herdeiros.

    Primeiro Tratado de Utrecht (1713) - Assinado entre França e Portugal, estabelecia que o rio Oiapoque seria o limite da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

    Segundo Tratado de Utrecht (1715) - Assinado entre Portugal e Espanha, restabelecia a posse da colônia de Sacramento a Portugal.

     

    Tratado de Madri (1750) - O Tratado de Madri, firmado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha, tinha o intuito de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), o qual dividia as terras conquistadas no Novo Mundo, estabelecendo assim, novas fronteiras de exploração. Assim, os limites definidos pelo Tratado resultaram numa troca amistosa entre as partes, donde Portugal abria mão da Colônia de Sacramento (atual região do Uruguai) e a Espanha, por sua vez, entregava a região dos Sete Povos das Missões, atualmente o território correspondente aos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amazônia e Rio Grande do Sul.

     

    Tratado de Santo Ildefonso (1777) - É o acordo assinado na cidade de San Ildefonso, na província espanhola de Segóvia, com o objetivo de encerrar a disputa entre Portugal e Espanha pela posse da colônia sul-americana do Sacramento, situação que se prolongava desde a Paz de Utrecht e a guerra de 1735-1737. Com a assinatura do tratado, a rainha de Portugal, D. Maria I, e o rei da Espanha, Carlos III, praticamente revalidaram o Tratado de Madrid e concederam fundamento jurídico a uma situação de fato: os espanhóis mantiveram a colônia e a região dos Sete Povos das Missões, que depois passou a compor grande parte do estado do Rio Grande do Sul e do Uruguai; em troca, reconheceram a soberania dos portugueses sobre a margem esquerda do rio da Prata, cederam pequenas faixas fronteiriças para compensar as vantagens obtidas no sul e devolveram a ilha de Santa Catarina, ocupada poucos meses antes.

     

    Tratado de Badajóz (1801) - Entre os meses de maio e junho de 1801 houve um conflito militar que envolveu Portugal e Espanha que traria extensos desdobramentos para a política Ibérica. A Guerra das Laranjas travada entre Portugal e Espanha teve desdobramentos até no Brasil, que refletiu na chamada Guerra de 1801 e resultou no aumento do território do Rio Grande do Sul em mais de um terço. Naquele mesmo ano, foi celebrado um acordo envolvendo Portugal, Espanha e França para estabelecer a paz. O acordo colocava fim à Guerra das Laranjas e estabelecia termos severos a Portugal, que assinou coagido. Os portugueses foram obrigados a fechar os portos às embarcações britânicas, concediam terras aos espanhóis e ainda tinham que pagar indenizações.

     

     

  • E-Primeiro Tratado de Ultrech.

  • BIZU

    Viu Oiapoque e Guiana Francesa desconfie pode ser algo falando do primeiro tratado de Utrecht que foi em 1713

  • Primeiro Tratado de Ultrech.

    GABARITO - E

  • Após insistentes investidas estrangeiras em território americano – França Antártica (1555-1567) e França Equinocial (1612-1615) – os franceses permaneceram promovendo incursões na região amazônica. Evitando novos conflitos, Portugal, através do primeiro Tratado de Utrecht de 1713, sede terras acima do Rio Oiapoque para a França, visando solucionar a questão territorial e obter controle de navegação sobre o Rio Amazonas. A alternativa A trata do segundo Tratado de Utrecht (1715), no qual a Espanha reconhece a posse portuguesa sobre Sacramento. A opção B, Tratado de Santo Ildefonso (1777), Portugal abdica de Sacramento e Sete povos em troca da Ilha de Santa Catarina. Na alternativa C, referente ao Tratado de Madrid, Portugal ganha a posse sobre a região amazônica e centro-oeste, abdicando de Sacramento em troca de Sete Povos das Missões. A alternativa D refere-se ao Tratado de Badajós, numa reafirmação do Tratado de Madrid e a concessão da cidade de Olivença à Espanha. Portanto a letra E é a que corresponde as questões relacionadas a Guiana Francesa.

    Fonte: http://projeto-militar.blogspot.com/2018/06/espcex-2017-questao_87.html