SóProvas


ID
2535298
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Tendo subido os degraus da democracia, Hitler jogou a escada fora."

Blainey, Geofrei em Uma Breve História da Século XX


De 1919 a 1933, a Alemanha viveu sob o signo da "República de Weimar", primeira experiência democrática da história alemã. Junto com a República de Weimar, nasceu o Partido Nazista, que pregava, entre outras coisas: a existência da raça ariana; o nacionalismo exacerbado; o totalitarismo; e o anticomunismo. Em 1932, o Partido Nazista conquistou, democraticamente, 230 cadeiras no Parlamento, e Hitler foi nomeado Chanceler. A partir daí, houve uma espiral totalitarista que resultou na 2ª Guerra Mundial.


Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica a ascensão democrática dos Nazistas ao poder.

Alternativas
Comentários
  • O início da Segunda Guerra Mundial se deu por conta do Tratado de Versalhes, o que ocasionou um revanchismo alemão. 

  • Periodização e contexto histórico vigente: Século XX, Primeira Guerra Mundial, Tratado de Versalhes e ascensão e queda da euforia capitalista. Dito isso, a desesperança causada pela crise de 29 influenciou bastante a ascensão de líderes que prometiam novas revoluções e medidas diferentes de tudo que havia acontecido na história. Por isso os regimes nazi-fascistas foram tão "naturais". Somado ao fato da Alemanha estar se recuperando das humilhantes propostas do Tratado de Versalhes pós 1ª guerra, o sentimento de revanchismo e a adoração suprema à um líder carismático que representava a insatisfação do povo alemão foi só questão de tempo.

  •  

    Principais causas da Segunda Guerra Mundial

    - Podemos considerar que a principal causa que originou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a ideia de Hitler de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, dessa forma, a obtenção de poder e recursos materiais (principalmente matérias-primas). Estes objetivos seriam conquistados, de acordo com as intenções nazistas, através da guerra. Estes objetivos militaristas e expansionistas também se faziam presentes, no final da década de 1930, na Itália fascista de Mussolini e no Japão. 

     

    - Como sabemos somente ideias de governos não são suficientes para causar uma guerra, ainda mais uma de grandes proporções como foi a Segunda Guerra Mundial. Em 1 de setembro de 1939, Hitler coloca em prática seu plano e invade a Polônia. Inglaterra e França declaram guerra contra Alemanha, dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos.

     

    - Forte militarização da Alemanha e da Itália durante a década de 1930. O forte investimento na indústria bélica tinha como objetivo diminuir a alto nível de desemprego, mas também colocar em prática os ideais expansionistas nazifascistas. O Japão também investiu na área militar, pois pretendia conquistar território na Ásia, através da guerra.

     

    - O sentimento revanchista na Alemanha nazista com relação à derrota na Primeira Guerra Mundial. Hitler pretendia desrespeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar territórios perdidos na Primeira Guerra.

  • GAB B