-
A - O integralismo é um movimento partidário, com posicionamento político de extrema-direita com inspiração fascista que surge sob idealização de Plínio Salgado, líder e organizador do Partido que recebe o nome “Ação Integralista Brasileira”. Sob o lema de “Deus, Pátria e Família” Plínio Salgado lança o Manifesto da AIB em outubro de 1932.Com uma saudação de mãos muito parecida com a saudação nazista, demonstrava sua inspiração fascista, própria do momento histórico que surge.
B - Facismo Verde-amarelos brasileiros, seguindo a tradição fascista, eles não vieram sem uma quantidade considerável de contradições. Defendem a democracia enquanto buscam usurpá-la. Protestam contra a corrupção, mas ignoram a mesma de seus aliados (ou a de si mesmos). Criticam o Estado enquanto louvam as forças repressivas deste, em particular a Polícia Militar. Mas talvez a maior contradição venha do seu pretenso nacionalismo.
C - Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
D - O comunismo pode ser compreendido como certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas. Por meio dessa premissa, a experiência comunista parte de um pressuposto comum onde a desigualdade social gera problemas que se desdobram em questões como a violência, a miséria e as guerras.
E - Fascismo à Brasileira - a classe média tradicional brasileira se ilude com aventuras políticas onde a política parece ausente, como no governo militar ou na tecnocracia de governos de técnicos administrativos neoliberais. Ambos altamente políticos, com sua agenda definida, seus interesses de classe e poder, igualmente corruptos e escusos, mas suficientemente mascarados em discursos apolíticos e propaganda, seja pelo tecnicismo neoliberal ou pelo nacionalismo vazio dos protofascistas de 1964, levando incautos e ingênuos a segui-los como “nova política” messiânica que vai limpar tudo que havia de ruim anteriormente.A violência fascista, por sua vez, é apresentada na escalada de repressão punitivista e repressora do Estado.O Brasil vive um fenômeno estranho. As classes médias tradicionais e elite estão gradualmente se radicalizando à extrema direita muito mais por uma sensação de declassmént do que por uma proletarização de fato, causada por alguma crise econômica. Esta sensação vem, não do empobrecimento das classes médias tradicionais (longe disso), mas por uma ascensão econômica das classes historicamente subalternas. Uma ascensão visível. Seja quando pobres compram carros com prestações a perder de vista; frequentam universidades antes dominadas majoritariamente por ricos brancos; ou jovens “diferenciados” e barulhentos frequentam shoppings de classe média, mesmo que seja para olhar a “ostentação”; ou ainda famílias antes excluídas lotando aeroportos para visitar parentes em toda parte.
-
Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político fascista nacionalista brasileiro criado em 7 de outubro de 1932. Foi fundado por Plínio Salgado, um escritor modernista, jornalista e político, uma figura literária conhecida por sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922.
-
Gisele Rocha, bravo!!
-
AIB (Ação INTEGRALISTA Brasileira).
Bons Estudos!!!!
-
AIB
-
A saudação dos membros da Ação Integralista Brasileira era ANAUE! Uma referencia à brasilidade dos indigenas.
-
P E R F E I T O, Gisele Lisboa Rocha!
-
VARGAS TEVE QUE ENFRENTAR DUAS FRENTES PRINCIPAIS DE ORGANIZAÇÃO DURANTE O SEU GOVERNO PROVISÓRIO:
AÇÃO INTERGRALISTA BRASILEIRA (AIB) E
ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA (ANL).
-
AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA
LÍDER: PLÍNIO SLAGADO
LEMA: DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
-ULTRA NACIONALISTAS
-CONTRÁRIOS AO LIBERALISMO
-CONSERVADORES
-ASSOCIAÇÃO A MORAL RELIGIOSA
LEMBREM-SE TAMBÉM, QUE A AIB PARTICIPOU NO PLANO COHEN, DE VARGAS, PARA PERMANECER NO PODER EM 1937 ...
-
Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. -> ANL (ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA) E AIB (AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA)
Um pouco sobre a AIB.
Em 1937 a AIB lança Plínio Salgado à eleição presidencial marcada para 1938. As eleições não ocorrem devido ao Golpe do realizado por Vargas em novembro de 1937. Plínio esteve a par do movimento golpista e o apoiou em virtude do “medo comunista” que pairava com o “”, documento forjado por um alto dirigente integralista, capitão Olímpio Mourão Filho.
No entanto, apesar do apoio da AIB, um mês após o Golpe do Estado Novo, manda fechar todos os partidos políticos, inclusive a Ação Integralista Brasileira, o que pega de surpresa os integralistas. Tentam um levante contra o governo no Rio de Janeiro em 1938 que é logo controlado.
Plínio Salgado exila-se em Portugal até a em 1945 quando retorna e funda um novo partido, onde tenta reavivar os ideais da AIB, o Partido da Representação Popular (PRP).
https://www.infoescola.com/era-vargas/acao-integralista-brasileira-aib/
-
AIB > Ação Integralista Brasileira. > DIREITA > Fascismo / Nazismo
P.S não estou me posicionando politicamente!
Espero ter ajudado. PMBA2020
-
COMPLEMENTO
-AIB (Ação integralista brasileira- fascistas) - criada em 1932.
-Líder: Plínio Salgado.
-Lema: Deus, pátria e família.
-Símbolo e comprimento: Σ- anauê (significa: você é meu irmão)
-Objetivos: combate ao liberalismo e ao comunismo.
-Características: camisas verde, nacionalismo ao extremo, intervenção estatal para o Estado ser centralizado, um só partido (monopartidária), militarismo e religiosidade.
-ANL (Aliança nacional libertadora- comunista) - 1935. (comunista, social e anarquistas).
-Líder: Luís Carlos Prestes (tenente de esquerda), o “cavaleiro da esperança”. anL-Luis.
-Objetivos: Não pagamento da dívida externa do Brasil, lutar contra os latifundiários, defesa da reforma agrária, nacionalizar as empresas.
-Características: Revolucionários, luta de classes, críticas a religião.
-Intentona comunista em 1935,
- O que foi? foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, ação planejada dentro dos quartéis militares: Rio Grande do Norte, maranhão, Recife, Rio de Janeiro.
-
Deus
Pátria
Família