SóProvas


ID
253732
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Sobre a apuração de crimes eleitorais, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "B"

    I) (F)  Quando a infração for de menor potencial ofensivo, a autoridade policial elaborará termo circunstanciado de ocorrência e providenciará o encaminhamento ao Juiz Eleitoral competente (art. 7°, parágrafo único da Resolução n°. 23.222/2010);

    II) (V) As autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito pela prática de infração eleitoral, comunicando o fato ao juiz eleitoral competente em até 24 horas (art. 7° Resolução n°. 23.222/2010 );

    III) (F) O inquérito policial eleitoral será concluído em até 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante ou preventivamente, contado o prazo a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou em até 30 dias, quando estiver solto (Art. 9° Resolução n°. 23.222/2010)

    IV) (F) Quando o inquérito for arquivado por falta de base para o oferecimento da denúncia, a autoridade policial poderá proceder a nova investigação se de outras provas tiver notícia, desde que haja nova requisição, nos termos dos artigos 4o e 6o desta resolução (art. 11 da Resolução n°. 23.222/2010)

  • Fiquei com uma grande dúvida!

    Apesar da Resolução   n°. 23.222/2010 afirmar: 
    "As autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito pela prática de infração eleitoral, comunicando o fato ao juiz eleitoral competente em até 24 horas" 

    Achei que estava errado por pensar:
    "Se, por exemplo, um grupo de meninos de 15 anos de idade resolverem fazer campanha a algum candidato no dia da eleição?"

    Sobressairia, neste caso, a Legislação Especial (Estatuto da Criança e do Adolescente).
    Eu poderia usar o termo "PRENDER quem quer que seja" ?  Visto que, crianças e adolescentes, mesmo em flagrante de ato infracional, são sempre APREENDIDOS.



  • b) As autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito pela prática de infração eleitoral, comunicando o fato ao juiz eleitoral competente em até 24 horas.

    essa alternativa é cheia de ressalvas, não tem como considerar correta num concurso. Tem a explicação do colega logo acima, existem também várias autoridades que só podem ser presas em flagrante de crime inafiançável e nem todos os crimes eleitorais são.
  • Nos crimes eleitorais de menor potencial ofensivo (que são a maioria) há elaboração de termo circunstanciado e liberação do autor do fato, pois se aplicam as regras do JECRIM. Ridícula a questão, portanto.

  • Essa resolução foi CANCELADA, valendo hoje a resolução 23.363/2011

    Art. 8º  O inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público Eleitoral ou determinação da Justiça Eleitoral, salvo a hipótese de prisão em flagrante

    Todavia, mesmo após o cancelamento, tal previsão continua em vigor:

    resolução 23.363/2011. Art. 11.  Quando o inquérito for arquivado por falta de base para o oferecimento da denúncia, a autoridade policial poderá proceder a nova investigação se de outras provas tiver notícia, desde que haja nova requisição, nos termos dos arts. 4º e 6º desta resolução (Código de Processo Penal, art. 18).

     

  • Há várias exceções a respeito da B

    É bem arriscado tê-la como correta

    Abraços

  • GABARITO LETRA B 

     

    RESOLUÇÃO Nº 23363/2011 (DISPÕE SOBRE A APURAÇÃO DE CRIMES ELEITORAIS)

     

    ARTIGO 7º  As autoridades policiais deverão prender quem for encontrado em flagrante delito pela prática de infração eleitoral, comunicando imediatamente o fato ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público Eleitoral e à família do preso ou a pessoa por ele indicada (Código de Processo Penal, art. 306).

     

    § 1º  Em até 24 horas após a realização da prisão, será encaminhado ao Juiz Eleitoral o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública (Código de Processo Penal, art. 306, § 1º).

  • Bizarro. A COMUNICAÇÃO É IMEDIATA !!!!!! QUESTÃO NULA.

  • questão NULA. O Juiz deve ser comunicado imediatamente, nos termos da RESOLUÇÃO Nº 23363/2011

     

    ARTIGO 7º As autoridades policiais deverão prender quem for encontrado em flagrante delito pela prática de infração eleitoral, comunicando imediatamente o fato ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público Eleitoral e à família do preso ou a pessoa por ele indicada (Código de Processo Penal, art. 306)..