SóProvas


ID
2537734
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I


                                                     Os outros


      Você não acha estranho que existam os outros? Eu também não achava, até que anteontem, quando tive o que, por falta de nome melhor, chamei de SCA – Súbita Consciência da Alteridade.

      Estava no carro, esperando o farol abrir, e comecei a observar um pedestre, vindo pela calçada. Foi então que, do nada, senti o espasmo filosófico, a fisgada ontológica. Simplesmente entendi, naquele instante, que o pedestre era um outro: via o mundo por seus próprios olhos, sentia um gosto em sua boca, um peso sobre seus ombros, tinha antepassados, medo da morte e achava que as unhas dos pés dele eram absolutamente normais – estranhas eram as minhas e as suas, caro leitor, pois somos os outros da vida dele.

      O farol abriu, o pedestre ficou pra trás, mas eu não conseguia parar de pensar que ele agora estava no quarteirão de cima, aprisionado em seus pensamentos, embalado por sua pele, tão centro do Cosmos e da Criação quanto eu, você e sua tia-avó.

      Sei que o que eu estou dizendo é de uma obviedade tacanha, mas não são essas verdades as mais difíceis de enxergar? A morte, por exemplo. Você sabe, racionalmente, que um dia vai morrer. Mas, cá entre nós: você acredita mesmo que isso seja possível? Claro que não! Afinal, você é você! Se você acabar, acaba tudo e, convenhamos, isso não faz o menor sentido.

      As formigas não são assim. Elas não sabem que existem. E, se alguma consciência elas têm, é de que não são o centro nem do próprio formigueiro. Vi um documentário ontem de noite. Diante de um riacho, as saúvas africanas se metiam na água e formavam uma ponte, com seus próprios corpos, para que as outras passassem. Morriam afogadas, para que o formigueiro sobrevivesse.

      Não, nenhuma compaixão cristã brotou em mim naquele momento, nenhuma solidariedade pela formiga desconhecida. (Deus me livre, ser saúva africana!). O que senti foi uma imensa curiosidade de saber o que o pedestre estava fazendo naquela hora. Estaria vendo o mesmo documentário? Dormindo? Desejando a mulher do próximo? Afinal, ele estava existindo, e continua existindo agora, assim como eu, você, o Bill Clinton, o Moraes Moreira. São sete bilhões de narradores em primeira pessoa soltos por aí, crentes que, se Deus existe, é conosco que virá puxar papo, qualquer dia desses. Sete bilhões de mundinhos. Sete bilhões de chulés. Sete bilhões de irritações, sistemas digestivos, músicas chicletentas que não desgrudam da cabeça e a esperança quase tangível de que, mês que vem, ganharemos na loteria. Até a rainha da Inglaterra, agorinha mesmo, tá lá, minhocando as coisas dela, em inglês, por debaixo da coroa. Não é estranhíssimo?

(PRATA, Antônio. Os outros. In: Meio intelectual, meio de esquerda. São Paulo: Editora 34, 2010. p17-18)

Na passagem “Claro que não! Afinal, você é você! Se você acabar, acaba tudo e, convenhamos, isso não faz o menor sentido.” (4º§), o autor faz uso da figura de linguagem:

Alternativas
Comentários
  • Prosopopéia: também é conhecida pelos nomes personificaçãoanimização e antropomorfismo. Ao atribuir atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, cria-se uma prosopopeia. Ex.: Hoje até o sol está mais feliz.

     

    Metáfora:é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Ex.: O meu amigo é um um touro, levou o móvel pesado sozinho.

     

    Ironia: Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em  ressaltar algum aspecto passível de crítica. ex.: Parece um anjinho aquele menino, briga com todos que estão por perto.

     

    Metonímia: consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Ex.: Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.) 

     

    Comparação: A comparação consiste na aproximação entre dois objetos por meio de uma característica semelhante entre eles, dando a um as características do outro. Ex.: Tempo é como dinheiro. Neste exemplo vemos o principal definidor de uma comparação: a palavra como traz explicitamente a ideia de que o tempo é valoroso como o dinheiro.

  • Outra figura de linguagem é a catacrese. Ela é empregada quando precisamos nomear algo que não possui um nome específico ou que não sabemos.

    Ex.

    Meu céu da boca (palato) está machucado.

    "asa da xícara" "batata da perna"

    "maçã do rosto" "da mesa"

    "braço da cadeira" "coroa do abacaxi"

  • Não entendi onde está a suposta ironia no referido trecho.

  • Também não entendi onde está a ironia.

  • eu tbm não entendi a ironia (°_° )

  • Nossa! Sem entender a ironia também!!!!!

  • O máximo que consegui ver foi uma metáfora....
    " Se você acabar, acaba tudo"
    Acabar -> se referindo a morte.
    Estou errado?

    Ironia não vi não...

  • Alguém me diz onde está a ironia nesse trecho, por favor.

  • IBFC fazendo fama de banca ruim.

  • Sem entender!!!

    Que questão maluca!!

  • Eu marquei ironia e acertei. Também não entendi. Que banca mais doida.

  • O texto usa de ironia por mais de uma vez. 

    Por exemplo quando ele diz: 

    O farol abriu, o pedestre ficou pra trás, mas eu não conseguia parar de pensar que ele agora estava no quarteirão de cima, aprisionado em seus pensamentos, embalado por sua pele, tão centro do Cosmos e da Criação quanto eu, você e sua tia-avó.

    O ser humano tem o costume de achar sempre que é o centro das atenções, do universo que tudo gira ao nosso redor e na verdade não somos, somos só mais um na multidão assim como o pedestre dessa passagem em negrito! E ele faz a ironia ao dizer justamente ao contrário CENTRO DO COSMOS E DA CRIAÇÃO! Na vdd ninguém é centro de nada!

    Claro que não! Afinal, você é você! Se você acabar, acaba tudo e, convenhamos, isso não faz o menor sentido.”  Aqui ele tbm usa a ironia, gente se vc acabar (morrer), acaba tudo??? Não vida que segue, o mundo vai continuar igual (seus familiares vão ficar tristes mas só).

     

    Uma questão que também pede interpretação!

  • "ironia, gente se vc acabar (morrer), acaba tudo?"
    Sim... Na concepção filosófica explorada dentro do texto acaba mesmo. '-'

  • Aquela banca cujo diretor acusou o delegado, que está investigando as fraudes nos concursos, e fazendo essas questões desconexas...

  • Onde está a ironia?

    No fato de a resposta ser ironia?

  • O autor ironiza em dizer que o ser humano não é o centro de tudo.. Logo, a ironia continua quando ele diz: Voce é voce( que se acha o centro do mundo), se voce acabar, acaba tudo... Então minha gente: se vcs morrerem, acaba o mundo( tudo)?? CLARO QUE NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! por isso, trata-se de uma ironia...

  • dá pra ver que teve aalgo de errado nesse certame .. que questão maluca 

  • Hã! ironia?

  • a)Prosopopeia ou personificação - Ações humanas a não humanos. 

     b)Metáfora - Sentido figurado. 

     c)Ironia - Dizer o contrário. (Alternativa correta). 

    d)Metonímia - Trocar uma palavra pela outra. 

     e)Comparação - Comparar dois termos. 

  • ironia sim pessoal. ah, lembrando que comparação é a msm coisa de símile

  • obriado Débora ela resposta.

  • onde está a ironia 

  • Se ler o texto para entender o contexto claramente está expresso, errei por não ler o texto e apenas a oração do enunciado.

  • A ironia é clara, o autor afirma VOCÊ É VOCÊ, diferente do resto do mundo, o centro das atenções. Se você morrer acaba tudo? CLARO QUE NÃO. Uma ironia do autor afirmando que o mundo segue, ninguém é tão diferenciado e especial, cuja morte acabará com o mundo.

  • O fato da banca nos propor um trecho do texto nos remete a leitura única e exclusiva deste fragmento, ignorando a totalidade do texto,afinal o texto poderia apresentar predominantemente outra figura de linguagem sem que esta esteja explicitada na resposta. Na unidade do texto percebemos tb o egocentrismo do autor, que antes de avistar o pedestre achava que apenas ele existia, como em uma matrix. Após avistar o pedestre ele percebe que existem vários mundos paralelos, porém mesmo assim ele é único e de fato é! Se ele morrer de fato tudo acaba pq não importa o que acontecerá depois, td acaba de fato! Por isso marquei metáfora. Se houvesse a figura Eufemismo eu marcaria,pois, como apresentado no trecho da analise, a palavra acabar é facilmente subentendida pela morte. Não concordo com o Gabarito.

  • Temos que analisar esse pedaço destacado dentro do texto para respondê-la. Se respodemos apenas por esse trecho destacado da questão facilmente iremos errar.

  • O fato é que maioria que errou, não leu o texto todo (como eu) :/ , leu somente o enunciado.  

  • por incrivel que pareça acertei sem ler o texto. As outras não poderiam ser;

  • Figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empr., para definir ou denominar algo.

  • nao entedi o porquê  de ser ironia.

    talvez se a frase tivesse o ponto de interrogacao apos a expressao, Se você acabar, acaba tudo ?

    ai sim,seria possivel entender uma certa ironia

     

     

  • No caso da ironia é bom ler o texto para entender o contexto. Se você morrer acaba o mundo? NÃO, o mundo vai continuar sem você. 

  • EXCELENTE daniele vasconcellos!

  • Errei, pois fui de cara em metáfora. Porém, na metáfora existe uma coisa comparando outra.

    Ex: O tempo é uma cadeia ao sol, e nada mais.

    O tempo é COMO uma cadeia ao sol. Na metáfora não se usa conjunções. 

     

     Fui direto nessa alternativa por não ler o texto e, tipo, eliminar na "bagaceira mesmo" Hahaha...

    Analisei melhor e ao ler o texto percebi que, realmente, é uma irónia mesmo! Primeiro: "você é você" - Óbivio que você é você se não fosse seria quem? O papa?!

    Segundo: "Se você acabar, acaba tudo." - ÓBIVIO QUE NÃO! Só acaba pra pessoa que morreu, né? O resto continuará vivendo. 

  • pra acertar tem q ler o texto pq a frase solta nao da pra saber q é ironia

  • Leia o texto!

    PMPB 2018

     

  • a)Prosopopeia ou personificação - Ações humanas a não humanos. 

     b)Metáfora - Sentido figurado. 

     c)Ironia - Dizer o contrário. (Alternativa correta). 

    d)Metonímia - Trocar uma palavra pela outra. 

     e)Comparação - Comparar dois termos. 

  • Tem de voltar ao texto para acertar a questão
  • Ironia

    Não precisei ler o texto só a frase e fui por eliminação pois as outras alternativas não se enquadrão na frase.

     

  • DA PRA CONFUDIR FACIL COM ANAFORA KK 

  • Pra quem não conseguiu ver a ironia, leia o texto, porque apenas a frase solta não tem sentido irônico.

  • O texto é ótimo.
  • Tive que ler o texto para entender.

    IBFC está igual a FGV, aff!

    GAB:C

  • GABARITO: C

    A ironia é a  que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção. A ironia deve estimular o raciocínio, deve fazer o leitor (ou ouvinte) considerar os diversos sentidos possíveis que uma determinada palavra ou expressão pode ter, até encontrar aquele que se encaixa na mensagem produzindo um significado inusitado.

    Outro ex: Fale mais alto, lá da esquina não dá ouvir.

  • Sei que o que eu estou dizendo é de uma obviedade tacanha, mas não são essas verdades as mais difíceis de enxergar? A morte, por exemplo. Você sabe, racionalmente, que um dia vai morrer. Mas, cá entre nós: você acredita mesmo que isso (morte) seja possível? Claro que não! Afinal, você é você! Se você acabar, acaba tudo e, convenhamos, isso não faz o menor sentido.

    O autor faz uma pergunta retórica a qual responde de forma contrária ao raciocínio que havia construído anteriormente. Portanto, faz uso da ironia.

    GABARITO - C

  • Afinal, vc é vc! floquinho de neve, diferentão, q mesmo vivendo os maiores problemas q um ser humano é capaz de suportar, ainda é concurseiro das 18h líquidas d domingo a domingo, das revisões em dia, 60 mil questões no qc, fisioculturista, ultramaratonista, low carb e com a vida sentimental resolvida! Como o mundo continuaria sem tão grande luz ?

  • Ironia porque ainda que a pessoa morra e acabe a vida dela, o Universo continua existindo, não acaba tudo!

  • questão FDP... Entendeu? E isso aí.

  • Letra C alternativa correta, pensei que fosse outra.