SóProvas


ID
2538193
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O processo de industrialização da agricultura tem eliminado gradativamente a separação entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano, unificando-os dialeticamente. Isto quer dizer que campo e cidade, cidade e campo formam uma unidade contraditória.”

(Ariovaldo Umbelindo de Oliveira)

Analise as afirmativas abaixo a partir da leitura do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A exemplo disto, pode-se observar uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica (agricultura, pecuária e outros, em um; indústria, o comércio etc, em outro) vai sendo soldada de um lado pela presença, na cidade, do trabalhador assalariado (“boia-fria”) do campo.

( ) A partir do avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias estão ofertando empregos que exigem um alto grau de formação atualizada ao mercado e bons salários.

( ) O desenvolvimento do capitalismo esta tornando cada vez maior a separação do campo e da cidade. A separação que o capitalismo uniu durante a transição feudalismo/capitalismo envolvendo camponeses-servos e artesões.

( ) A cidade revela estas contradições. Ela é, pois, palco e lugar das lutas rurais feitas em áreas urbanas e/ou lutas urbanas que ocorrem em áreas rurais.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A exemplo disto, pode-se observar uma unidade onde a diferença entre os setores da atividade econômica (agricultura, pecuária e outros, em um; indústria, o comércio etc, em outro) vai sendo soldada de um lado pela presença, na cidade, do trabalhador assalariado (“boia-fria”) do campo.

     

    ( F ) A partir do avanço da tecnologia e a globalização, as indústrias estão ofertando empregos que exigem um alto grau de formação atualizada ao mercado e bons salários. ( FALSO ) POIS APESAR DE EXIGIR EM DETERMINADAS ÁREAS ALTO GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO OS SALÁRIOS NÃO SÃO TÃO "ALTOS". 

     

    ( F ) O desenvolvimento do capitalismo esta tornando cada vez maior a separação do campo e da cidade. A separação que o capitalismo uniu durante a transição feudalismo/capitalismo envolvendo camponeses-servos e artesões. ( FALSO PORQUE HOUVE UM PERÍODO DE MUDANÇA ENTRE ESSES PERÍODOS E NÃO UMA UNIÃO ENTRE AMBOS.

     

    ( V ) A cidade revela estas contradições. Ela é, pois, palco e lugar das lutas rurais feitas em áreas urbanas e/ou lutas urbanas que ocorrem em áreas rurais.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: MEUS CONHECIMENTOS + LIVRO DE GEOGRAFIA PROJETO VOAZ

  • GOSTARIA DE SOLICITAR A PROVA DE PEDAGOGIA DA ESFCEX 2017, TEM TODAS AS AREAS MAS ESTA NAO.

  • (V) Podemos contextualizar essa primeira com a migração pendular que é quando há um deslocamento diário de pessoas para trabalharem em outra cidade, estado ou país, em busca estudo ou trabalho. Geralmente ocorre em zonas urbanas, mas pode ocorre em zonas rurais. Portanto no campo é feita pelos trabalhadores rurais os boias-frias que com o transporte provido pelo empregador, se deslocam para os locais que eles trabalham todos os dias, lavouras... e voltam para as suas casas apenas de noite.

    (F) Nem sempre se tem bons salários, o salário é mediano mas não chegar a ser alto, apesar de exigir alto grau de formação.

    (F) Com o texto é possível discernir que com a modernização da agricultura e a união contraditória entre o campo e a cidade é devido ao desenvolvimento do capitalismo, até pelos altos investimentos sobre essas indústrias em modernizar maquinário e tecnologia. E o capitalismo surgiu pela desintegração do feudalismo, e mudando completamente sua estrutura, ou seja, o camponês se transforma em um trabalhador assalariado, retirada do meio de produção desses camponeses e não envolvendo eles nessa transição no sentido de terem ganhos ou benefícios, formação da burguesia (classe burguesa) e o desenvolvimento do comércio. (Aqui podemos fazer um link com a industrialização da agricultura no qual há um investimento mas se espera um retorno, portanto é um tipo de comércio).

    (V) De fato quando pensamos em um contexto podemos associar com essencialmente lutas chamadas movimentos sociais do campo que abordam pauta como reforma agrária, melhores condições de vida, trabalho e o combate a não substituição do homem pela máquina. Entre 1940 e 1960: Ligas Camponesas,1980: MST.

    Bibliografia: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/movimentos-sociais-campo.htm

    https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/origem-capitalismo-fim-feudalismo.htm

    https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/migracao-pendular.htm

    https://www.quercus.pt/artigos-agricultura-sustentavel/3116-a-agricultura-industrializada

    https://www.vagas.com.br/cargo/engenheiro-agronomo