SóProvas


ID
2538319
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Faleiros (1987) apresenta-nos em sua obra “Saber Profissional e Poder Institucional” uma sólida discussão a respeito de questões que estão presentes na prática do Assistente Social. As considerações desse autor, válidas ainda atualmente, nos auxiliam no entendimento do conceito de instituição. Recorrendo ao pensamento de Faleiros (1987) julgue as afirmativas abaixo:


I. As instituições não são um simples fenômeno superestrutural e sim organizações transversais a toda a sociedade.

II. As instituições não são veículos da mercantilização de bens e serviços uma vez que são equipamentos com clara preocupação com o bem-estar da população.

III. As instituições aparecem como mecanismos reguladores das crises do desenvolvimento capitalista em todos os níveis.

IV. A instituição efetiva direitos e não realiza o controle da vida pessoal e social do usuário, já que isso despossui indivíduos e grupos de si mesmo.

V. As instituições, como instrumentos de políticas sociais, estruturam-se em função da universalização do acesso à serviços.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • As Instituições servem para o Estado como uma válvula de escape, onde o Estado transfere para elas as ações que deveriam realizar. Mesmo quando privadas, as Instituições são reconhecidas pelo poder público, elas se organizam como aparelhos das classes dominantes para desenvolver e consolidar o consenso social necessário à sua hegemonia e direção sobre os processos sociais. De acordo com Faleiros (1997, p. 29) as Instituições não são somente um simples fenômeno superestrutural: ...são organizações transversais a toda sociedade, aparecem como mecanismos reguladores das crises causadas pelo desenvolvimento capitalista em todos os níveis. Em contraposição, as instituições se mostram aparentemente preocupadas com o bem-estar da população, com uma fisionomia de caráter humanista. Esta condição é algo que privilegia as classes dominantes. A sociedade encontra nas Instituições um atendimento diferenciado do que é oferecido pelo Estado. A aparente preocupação com o bem-estar é algo utilizado pelas Instituições que têm suas ações voltadas somente para as classes menos favorecidas. Também existem Instituições que a própria sociedade civil organiza para sanar algo que não é oferecido pelo Estado. As Instituições, como instrumento de políticas sociais, estruturam-se em função de categorias especiais de acordo com os usuários do mesmo, que por sua vez variam segundo seu contexto econômico, social e político. Algo muito importante para se ressalvar é que as Instituições desenvolvidas em países democráticos se apresentam como canais mais sofisticados para absorver e amortecer conflitos sociais.

     

     

    CORREÇÃO DAS ASSERTIVAS

     

    I. As instituições não são um simples fenômeno superestrutural e sim organizações transversais a toda a sociedade.

    II. As instituições  são veículos da mercantilização de bens e serviços uma vez que são equipamentos com clara preocupação com LUCRO.

    III. As instituições aparecem como mecanismos reguladores das crises do desenvolvimento capitalista em todos os níveis. 

    IV. A instituição efetiva direitos e  realiza o controle da vida pessoal e social do usuário (....)

    V. As instituições, como instrumentos de políticas sociais, NÃO estruturam-se em função da universalização do acesso à serviços.