Complementando
AAF - ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS = A metodologia da AAF consiste na construção de um processo lógico dedutivo que, partindo de um evento indesejado pré-definido (hipótese acidental busca as suas possíveis causas. O processo segue investigando as sucessivas falhas dos componentes até atingir as chamadas falhas (causas) básicas, que não podem ser desenvolvidas, e para as quais existem dados quantitativos disponíveis. O evento indesejado é comumente chamado de “Evento-), Topo”
What if/Chek list = é uma técnica qualitativa de cunho geral, de simples aplicação e muito útil como primeira abordagem, na identificação e detecção de riscos, em qualquer fase do projeto ou processo.A aplicação da ferramenta consiste em reuniões de uma equipe especializada, conhecedora do processo, que avalia o fluxo o processo, os subprocessos envolvidos, as entradas e saídas, e, com base no conhecimento de cada integrante, são levantadas questões do tipo “What if?”, ou, em Português, “E se?
APR -PRELIMINAR ANÁLISE DE RISCOS = É uma técnica de avaliação prévia dos riscos presentes na realização de um determinada atividade / trabalho. Consiste no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho, e dos riscos envolvido nesta tarefa.