SóProvas


ID
2539048
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Hemorragia Pós-Parto (HPP) é uma das principais causas de morte materna.


No que se refere à prevenção da HPP:


1. Todas as parturientes devem receber uterotônicos durante a 3ª fase do parto, sendo a ocitocina recomendada como o fármaco preferencial.

2. A massagem uterina contínua é recomendada para prevenir a HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática, pois reduz a perda de sangue.

3. O clampeamento precoce do cordão umbilical (< 1 minuto após o nascimento) não é recomendado, a menos que o neonato esteja asfixiando e precise ser reanimado.

4. A avaliação do tônus uterino abdominal pós-parto para a identificação precoce da atonia uterina é recomendada somente para as multíparas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Uterotônico é um agente farmacológico usado para induzir contrações uterinas ou dar maior tonicidade ao útero. Os uterotónicos são usados para induzir o parto e para reduzir hemorragias pós-parto.

  • Segundo Recomendações da OMS para a prevenção e tratamento da hemorragia pós-parto
    1. Ouso de uterotônicos para a prevenção da HPP durante a terceira fase do parto é recomendado para todos os partos.

     2. A ocitocina (10 UI, IV/IM) é o fármaco uterotônico recomendado para a prevenção da HPP. 

     3. O clampeamento precoce do cordão umbilical (< 1 minuto após o nascimento) não  é recomendado, a menos que o neonato esteja asfixiando e precise ser transferido imediatamente para reanimação. 

    4. A massagem uterina sustentada não é recomendada como intervenção para prevenir a HPP em mulheres que receberam ocitocina profilática. 

    5. A avaliação do tônus uterino abdominal pós-parto para a identificação precoce da atonia uterina é recomendada para todas as mulheres.

  • o clampeamento precoce também é indicado em mulheres com HIV

  • A ocitocina é um uterotônico que promove o aumento do tônus uterino e das contrações e é frequentemente administrada imediatamente após a expulsão do ombro do bebê como parte da gestão ativa da terceira fase do parto.

  • Ocitocina previne HPP