SóProvas


ID
2539117
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As manifestações clínicas da Insuficiência Respiratória (IR) dependem dos efeitos da hipoxemia, da hipercapnia e da ação sinérgica sobre os tecidos nobres do organismo.


Identifique as afirmativas corretas sobre o assunto.


1. A hipoxemia é decorrente da diminuição da ventilação alveolar. Com o agravamento do quadro, o pulmão pode entrar em colapso, originando um shunt pulmonar e a retenção de CO2, caracterizando a hipercapnia.

2. A hipoxemia tem ação indireta no sistema nervoso vegetativo, por meio da produção de catecolaminas, originando alteração do padrão respiratório (taquipneia e polipneia).

3. Com o aumento da hipoxemia e a hipercapnia, os sintomas que exprimem os efeitos diretos da falta de oxigênio e da sobrecarga de anidrido carbônico são obnubilação, depressão e sonolência.

4. A hipoxemia tem ação direta, depressora nos tecidos e órgãos, causando cianose devido ao aumento da carboxihemoglobina no sangue.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A insuficiência respiratória (IR) corresponde à incapacidade do sistema respiratório em promover adequada oxigenação arterial, bem como eliminação do gás carbônico (comprometimento da hematose). Pode ser caracterizada por PaO2 ≤ 60 mmHg em ar ambiente, SatO2<90% e PaCO2 ≥ 45 mmHg.

    A IR é classificada em tipo I e tipo II. Na  Tipo I ou Insuficiência respiratória hipoxemica (PaO2 ≤ 60 mmHg), é causada pela hipoxemia secundária a alterações da barreira alvéolo-capilar, porém a ventilação está normal (não há retenção de CO2). Já a Tipo II ou Insuficiência respiratória ventilatória (PaCO2 ≥ 45 mmHg) há diminuição da ventilação alveolar, com aumento da PaCO2, uma vez que o ar não é adequadamente renovado nos pulmões/alvéolos. Deve-se ressaltar que, na insuficiência respiratória aguda Tipo II, devido à hipoventilação e a consequente hipercapnia características, o paciente pode evoluir com acidose metabólica. O shunt é uma expressão usada quando em uma parte do parênquima pulmonar apresenta um déficit na ventilação, o sangue venoso perfunde uma área do pulmão sem receber O2 ou seja sem se tornar arterializado, logo continua venoso. Portanto a afirmativa 1 é verdadeira.

    A hipoxemia constitui uma tendência compensatória, de ação indireta no sistema nervoso vegetativo, através da secreção de catecolaminas, e origina taquipneia e polipneia, taquicardia, hipertensão pulmonar e poliglobúlia. A afirmativa 2 está correta.

    Os sintomas que traduzem os efeitos diretos da hipoxemia sobre os vários órgãos e sistemas são:

    - Cianose, devido ao aumento da hemoglobina reduzida no sangue;

    - Insuficiência cardíaca, que pode ir até ao cor pulmonale, como resultado da sobrecarga direita e das lesões induzidas pela hipóxia sobre o músculo cardíaco;

    - Confusão, convulsões e coma, como resultado da irritação do neurónio e sua consequente depressão;

    - Uremia, anúria e insuficiência renal, por ação direta da hipoxemia sobre as estruturas nobres do rim

    Logo, a afirmativa 3 está errada e a 4 correta.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    Pádua AI; Alvares F & Martinez JAB. Insuficiência respiratória. Medicina, Ribeirão Preto. 36: 205-213, abr./dez. 2003.


  • Alguém entendeu por que o ítem 3 está errado?

  • Acho que é por causa do termo 'depressão'.

     

  • Só se for a "DEPRESSÃO" que está errado.

  • Na questão 3, a pessoa com hipoxemia apresenta agitação e não sonolência.

  • A 1 está errada tbm... HIPOXEMIA é decorrente de baixa Perfusão... HIPERCAPNIA é decorrente de baixa ventilação... esses fatores definem a diferença da IRpA tipo 1 e 2.