SóProvas


ID
2540074
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É conhecida a polêmica ocorrida há alguns anos que envolveu o posicionamento ético do Conselho Federal de Psicologia e psicólogos que pretendiam curar pacientes da orientação homossexual, caso se queixassem da mesma. No centro da discussão, encontrava-se a Resolução CFP nº 001/1999. Considerando essa resolução, analise as afirmativas a seguir.


I. O psicólogo é um profissional da saúde, sendo frequentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade.

II. A homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão, fazendo parte da identidade do sujeito a forma como cada um vive sua sexualidade.

III. Os psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar preconceitos sociais em relação a homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.


De acordo com a resolução citada, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

  • GABARITO: E

     

    Afirmativa I: O psicólogo é um profissional da saúde, sendo frequentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade.

    Junção das 1ª e 2ª Coniderações da Resolução 001/99:

    CONSIDERANDO que o psicólogo é um profissional da saúde;

    CONSIDERANDO que na prática profissional, independentemente da área em que esteja atuando, o psicólogo é freqüentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade

     

    Afirmativa IIA homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão, fazendo parte da identidade do sujeito a forma como cada um vive sua sexualidade.

    Junção das 3ª e 4ª Considerações da Resolução:

    CONSIDERANDO que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua totalidade; 

    CONSIDERANDO que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão;

     

    Afirmativa III: Os psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar preconceitos sociais em relação a homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.

    Texto literal do Art. 4° da Resolução.

  • teve gente que errou! fim do mundo

  • Maria Calumby, basta olhar para o nosso país e você vai entender o porquê. Tem gente que simplesmente não aceita o que está disposto na resolução. Outros que realmente acham que homossexalidade é doença/desvio e, assim, é passível de cura/reorientação. Nem sempre é falta de conhecimento. Algumas vezes é mera ignorância e outras (aí não tem como defender) é falta de caráter mesmo. 

     

    RESOLUÇÃO CFP N° 001/1999

     

    CONSIDERANDO que o psicólogo é um profissional da saúde; (I)

    CONSIDERANDO que na prática profissional, independentemente da área em que esteja atuando, o psicólogo é freqüentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade; (I)

    CONSIDERANDO que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua totalidade; (II)

    CONSIDERANDO que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão; (II)

     

    Art. 4° – Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E