SóProvas


ID
2540089
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao longo de sua obra, Freud observa a compulsão à repetição de sensações desprazerosas que comparecem em determinados fenômenos da vida mental, entre os quais, na transferência, na neurose traumática e nas brincadeiras infantis.


Com efeito, em 1920, ele lança mão de um novo dualismo pulsional, a saber:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    "Freud, como se sabe bem, desenvolveu duas teorias das pulsões. Uma delas, conhecida como "Teoria da Libido", foi proposta, sobretudo, em As pulsões e seus destinos (1915/1996g), e a outra é desenvolvida em Além do Princípio do Prazer (1920/1996i). A primeira teoria consistia em uma divisão das pulsões entre pulsões do ego e pulsões sexuais, sendo estas, segundo o autor, voltadas para a manutenção da espécie, e aquelas à conservação do indivíduo. Em sua segunda teoria, propôs a pulsão de morte, que seria voltada à descatexização, à inanição, à diminuição da excitação; e a pulsão de vida, que buscava o investimento e a unificação."

     

    O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PULSÃO DE MORTE NA OBRA DE FREUD

    Autores: Monia Karine Azevedo; Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2359-07692015000100008

     

  • É só associar a data com o período pós-guerra. Freud inclui nesse período os dois conceitos que explicariam o motivo pelo qual as pessoas fazem guerra e em contrapartida continuam vivendo.