SóProvas


ID
2540098
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mãe de Leo, 8 anos, foi chamada na escola. O menino recusa-se a fazer as tarefas, anda pela sala de aula atrapalhando os colegas, afronta os professores e insultou a diretora ao ser punido com a perda do recreio. Quando é surpreendido em alguma falta, Leo reage com raiva e culpa as outras crianças. A mãe de Leo relatou que em casa ele resiste a limites e enfrenta sua autoridade.


De acordo com o CID – 10 e com o DSM-V, pode-se reconhecer no quadro apresentado por Leo características do:

Alternativas
Comentários
  • Como o próprio nome indica, caracteriza-se pela desobediência contínua às figuras de autoridade, como pais e professores, explosões de raiva, tentativas de irritar os outros e culpá-los por seus erros, comportamento antissocial e impulsividade.

  • Transtorno de Oposição Desafiante - TOD, atualmente no DSM-V está alocado na categoria de Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e Conduta.

    Critérios Diagnóstico:

    1 - Humor Raivoso/Irritável: com frequência perde a calma, é sensívevel ou facilmente incomodado e raivoso e ressentido.

    2 - Comportamento Questionador/Desafiante: frequentemente questiona figuras de autoridade ou, no cado de crianças e adolescentes, adultos; desagia acintosamente ou se recusa a obedecer a regras ou pediods de figuras de autoridade; incomoda deliberadamente outras pessoas e culpa outros por seus erros ou mau comportamwnto.

    3 - Índole Vingativa.foi malvado ou vingativo pelo menos duas vezes nos últimos seis meses

    Obs. Geralmente, os primeiros sintomas do transtorno de oposição desafiante surgem durante os anos de pré-escola e, raramente, mais tarde, após o início da adolescência.

  • Pode-se reconhecer que não foram impostos limites para Leo

  • Os sinais e sintomas mais marcantes do transtorno opositor desafiador (TOD) são a rebeldia, a teimosia e a recusa em obedecer os adultos.

  • Só Complementando os colegas:

    Você facilmente eliminaria as letras B, D e E por não representarem os sintomas trazidos no texto.

    A Letra A é a nossa respostas, como bem explicado pelos colegas. Mas como poderíamos eliminar a letra C, já que ela nos parece uma possível saída ?

    • Isso é simples quando você conhece um dos critérios mais importantes trazidos no DSM 5: a idade. Para que alguém seja diagnosticado com um transtorno de Personalidade Antissocial, tal diagnóstico não pode ser realizado na infância, embora os sintomas possam sim surgir na infância/adolescência.
    • Como no caso o garoto tem apenas 8 anos, esse critério de idade é usado aqui.

    Espero ter esclarecido alguma possível dúvida. Bons estudos.