Gabarito A.
Burocracia Profissional – Esse tipo de burocracia baseia-se na padronização de habilidades, e não dos processos de trabalho. Os casos mais lembrados são as universidades (em que os professores das diversas disciplinas formam o núcleo operacional) e os hospitais (mesma situação ocorre com os médicos e enfermeiros).
Dessa forma, as organizações, por sua peculiaridade, dão muito mais liberdade aos seus trabalhadores, pois estes são altamente especializados.
Portanto, nessa configuração, o núcleo operacional tem muita importância, assim como o staff de suporte (que serve ao núcleo operacional), mas não há a necessidade de uma tecnoestrutura grande nem de uma linha intermediária importante, pois o executor tem maior autonomia para executar seu trabalho, e quem padroniza sua atividade são as associações profissionais (Crea, por exemplo).
Figura 4.27 – Burocracia profissional.
(Fonte: Mintzberg e Quinn. 2001)
Estrutura Divisionalizada – Essa estrutura na verdade é um conjunto de organizações dentro de outra, ou seja, a descrição de um conglomerado de empresas.
Isso acontece quando a empresa fica muito grande e seus produtos e/ou mercados tornam-se muito diversos, incentivando a criação de estruturas próprias para cada setor ou produto distinto, possibilitando uma maior autonomia e flexibilidade para os gestores atingirem seus resultados.
Nessa configuração, o controle é realizado por resultados (outputs), portanto diz-se que a padronização é sobre esses outputs, e não sobre como será feito o trabalho em si. Dessa forma, existe uma pequena tecnoestrutura para controlar os resultados.
Figura 4.28 – Estrutura divisionalizada.
(Fonte: Mintzberg e Quinn. 2001)
Partes básicas da Organização
Núcleo Operacional (Operating Core) – composto pelos funcionários que executam o trabalho de produzir os produtos e prestar os serviços.
Cúpula Estratégica (Strategic Apex) – são os administradores do topo hierárquico, responsáveis por supervisionar todo o trabalho na organização.
Linha Intermediária (Middle Line) – são os gerentes, que fazem a ligação entre a cúpula estratégica e o núcleo operacio
Tecnoestrutura (Technostructure) – são analistas que executam tarefas administrativas, como o planejamento e controle do trabalho dos outros.
Staff de Suporte (Support Staff) – são os profissionais que prestam serviços indiretos para a organização, como entregas de malotes, alimentação, relações-públicas etc.
Conceito de Estruturas de Mintzberg
As Estruturas de Mintzberg, desenhadas e analisadas por Henry Mintzberg em The Structuring of Organizations, são um conjunto de estruturas organizacionais em que, para além dos aspectos mais tradicionais como a amplitude de controlo, o grau de centralização e de formalização ou os sistemas de planeamento e os processo de tomada de decisão, são analisados os componentes básicos da organização, os seus interrelacionamentos e os mecanismos de coordenação. Segundo Mintzberg, as organizações são constituídas por seis componentes básicos, cada uma das quais com funções específicas, nomeadamente:
=> Vértice estratégico: é constituído pelos gestores de topo (conselhos de administração, conselhos de gerência, etc) e pelo respectivo pessoal de apoio (staff);
=>Núcleo operacional: é constituído pelos operacionais que executam o trabalho básico;
=>Linha hierárquica média: é constituída pelos gestores intermédios, directores funcionais e chefes de serviço, que fazem a ligação entre o vértice estratégico e o núcleo operacional, através da linha hierárquica;
=>Tecnoestrutura: é constituída pelos analistas, engenheiros, contabilistas, responsáveis pelo planeamento, organização e métodos, os quais desenham os sistemas de trabalho dos restantes membros da organização;
=>Logística: é constituída pelo pessoal que tem a seu cargo as funções de apoio (serviços jurídicos, relações públicas, investigação & desenvolvimento, expediente, etc.);
Ideologia (ou cultura): inclui os valores, as crenças e as tradições, uma espécie de personalidade da organização que a distingue de todas as outras e introduz uma certa “vida” na própria organização.
http://knoow.net/cienceconempr/gestao/estruturas-de-mintzberg/
Mintzberg definiu a estrutura organizacional como “a soma total das maneiras em que se divide o seu trabalho em tarefas distintas e, em seguida, realiza a coordenação entre elas”.
Cada configuração contém seis componentes:
1. Núcleo operacional - As pessoas diretamente relacionadas com a produção de produtos ou serviços.
2. Ápice estratégico - Atende às necessidades das pessoas que controlam a organização.
3. Linha intermediária - Os gestores que ligam o vértice estratégico com o núcleo operacional.
4. Tecnoestrutura - Os analistas que projetam, planejam, mudam ou treinam o núcleo operacional.
5. Equipe de apoio - Os especialistas que fornecem suporte para a organização fora das atividades do núcleo operacional.
6. Ideologia - As tradições e crenças que tornam a organização única.
https://ggvconsultoria.com.br/estrutura-organizacional-de-mintzberg/