SóProvas


ID
2540596
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Henry Mintzberg (1995) identifica cinco partes básicas de uma organização. Dentre elas, a que é definida como aquela onde se encontram os analistas, suas assessorias e auxiliares de apoio para prestação de serviços à organização é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Burocracia Profissional – Esse tipo de burocracia baseia-se na padronização de habilidades, e não dos processos de trabalho. Os casos mais lembrados são as universidades (em que os professores das diversas disciplinas formam o núcleo operacional) e os hospitais (mesma situação ocorre com os médicos e enfermeiros).
    Dessa forma, as organizações, por sua peculiaridade, dão muito mais liberdade aos seus trabalhadores, pois estes são altamente especializados.
    Portanto, nessa configuração, o núcleo operacional tem muita importância, assim como o staff de suporte (que serve ao núcleo operacional), mas não há a necessidade de uma tecnoestrutura grande nem de uma linha intermediária importante, pois o executor tem maior autonomia para executar seu trabalho, e quem padroniza sua atividade são as associações profissionais (Crea, por exemplo).

    Figura 4.27 – Burocracia profissional.
     (Fonte: Mintzberg e Quinn. 2001)
    Estrutura Divisionalizada – Essa estrutura na verdade é um conjunto de organizações dentro de outra, ou seja, a descrição de um conglomerado de empresas.
    Isso acontece quando a empresa fica muito grande e seus produtos e/ou mercados tornam-se muito diversos, incentivando a criação de estruturas próprias para cada setor ou produto distinto, possibilitando uma maior autonomia e flexibilidade para os gestores atingirem seus resultados.
    Nessa configuração, o controle é realizado por resultados (outputs), portanto diz-se que a padronização é sobre esses outputs, e não sobre como será feito o trabalho em si. Dessa forma, existe uma pequena tecnoestrutura para controlar os resultados.

    Figura 4.28 – Estrutura divisionalizada.
     (Fonte: Mintzberg e Quinn. 2001) 

  • Mal formulada, deveria falar mais alguma coisa sobre as atribuições

  • Eu heim.....

  • Partes básicas da Organização

    Núcleo Operacional (Operating Core) – composto pelos funcionários que executam o trabalho de produzir os produtos e prestar os serviços.

    Cúpula Estratégica (Strategic Apex) – são os administradores do topo hierárquico, responsáveis por supervisionar todo o trabalho na organização.

    Linha Intermediária (Middle Line) – são os gerentes, que fazem a ligação entre a cúpula estratégica e o núcleo operacio

    Tecnoestrutura (Technostructure) – são analistas que executam tarefas administrativas, como o planejamento e controle do trabalho dos outros.

    Staff de Suporte (Support Staff) – são os profissionais que prestam serviços indiretos para a organização, como entregas de malotes, alimentação, relações-públicas etc.

  • Conceito de Estruturas de Mintzberg

     

    As Estruturas de Mintzberg, desenhadas e analisadas por Henry Mintzberg em The Structuring of Organizations, são um conjunto de estruturas organizacionais em que, para além dos aspectos mais tradicionais como a amplitude de controlo, o grau de centralização e de formalização ou os sistemas de planeamento e os processo de tomada de decisão, são analisados os componentes básicos da organização, os seus interrelacionamentos e os mecanismos de coordenação. Segundo Mintzberg, as organizações são constituídas por seis componentes básicos, cada uma das quais com funções específicas, nomeadamente:

     

    => Vértice estratégico: é constituído pelos gestores de topo (conselhos de administração, conselhos de gerência, etc) e pelo respectivo pessoal de apoio (staff);

    =>Núcleo operacional: é constituído pelos operacionais que executam o trabalho básico;

    =>Linha hierárquica média: é constituída pelos gestores intermédios, directores funcionais e chefes de serviço, que fazem a ligação entre o vértice estratégico e o núcleo operacional, através da linha hierárquica;

    =>Tecnoestrutura: é constituída pelos analistas, engenheiros, contabilistas, responsáveis pelo planeamento, organização e métodos, os quais desenham os sistemas de trabalho dos restantes membros da organização;

    =>Logística: é constituída pelo pessoal que tem a seu cargo as funções de apoio (serviços jurídicos, relações públicas, investigação & desenvolvimento, expediente, etc.);

    Ideologia (ou cultura): inclui os valores, as crenças e as tradições, uma espécie de personalidade da organização que a distingue de todas as outras e introduz uma certa “vida” na própria organização.

     

    http://knoow.net/cienceconempr/gestao/estruturas-de-mintzberg/

     

    Mintzberg definiu a estrutura organizacional como “a soma total das maneiras em que se divide o seu trabalho em tarefas distintas e, em seguida, realiza a coordenação entre elas”.

     

    Cada configuração contém seis componentes:

     

    1. Núcleo operacional - As pessoas diretamente relacionadas com a produção de produtos ou serviços.

    2. Ápice estratégico - Atende às necessidades das pessoas que controlam a organização.

    3. Linha intermediária - Os gestores que ligam o vértice estratégico com o núcleo operacional.

    4. Tecnoestrutura - Os analistas que projetam, planejam, mudam ou treinam o núcleo operacional.

    5. Equipe de apoio - Os especialistas que fornecem suporte para a organização fora das atividades do núcleo operacional.

    6. Ideologia - As tradições e crenças que tornam a organização única.

     

    https://ggvconsultoria.com.br/estrutura-organizacional-de-mintzberg/

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre as estruturas de Mintzberg.

    Henry Mintzberg elaborou um modelo que engloba todas as organizações de acordo com cinco partes distintas. As cinco partes são as seguintes:

    1. A cúpula estratégica (strategic apex): parte superior da organização. Formada pela presidência e alta administração. Possui uma perspectiva ampla e abrangente da organização.
    2. A linha intermediária (middle line): é a parte que liga a cúpula ao núcleo operacional
    3. A tecnoestrutura (techno-structure): constituída por analistas (de controle e adaptação), padronizam a organização (sistemas e métodos).
    4. A assessoria de apoio (support staff): constituída por especialistas que fornecem um suporte indireto à organização.
    5. O núcleo operacional (operating core): composta pelo pessoal responsável pela fabricação dos produtos ou execução dos serviços.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    Portanto, a questão quer saber qual parte é constituída pelos analista da organização. Logo, a resposta é a letra "a"

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A