SóProvas


ID
2540644
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No entendimento de Meyer e Rowan (Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2010), a adoção de estruturas e de práticas semelhantes como estratégia para que organizações de um mesmo ambiente tornem-se, de certa forma, legitimadas é um fenômeno conhecido como

Alternativas
Comentários
  •  isomorfismo é uma semelhança dos processos ou estrutura de uma organização com as de outra, seja o resultado de imitação ou desenvolvimento independente sob restrições similares. Existem três tipos principais de isomorfismo institucional:  ,  e  .  O desenvolvimento que estes três tipos de isomorfismo promovem também pode criar paradoxos isomórficos que impedem tal desenvolvimento. Especificamente, esses paradoxos isomórficos estão relacionados às atribuições, recursos, responsabilidade e profissionalização de uma organização. 

  • Ocorre quando uma empresa copia modelo, processo ou aspectos de outra para obter maior visibilidade, competitividade, legitimidade ou unidade frente a seu campo organizacional.

    O isomorfismo pode ser competitivo ou institucional, tendo este último três possibilidades que podem ser percebidos de forma preponderante:

    1º. O Isomorfismo Competitivo resume-se a assemelhar-se em questões ligadas a “um sistema racional que enfatiza a competição de mercado, mudança de nicho e avaliação de aptidão, comuns nas áreas de livre mercado e competição”;

    2º. O Isomorfismo Institucional Coercitivo cede a pressões formais e informais, explícitas ou sutis, em coerção, persuasão ou conluio, governamental (ambiente, legais, fiscais) ou na busca de inclusão, aceitação ou legitimidade (colocar-se como uma empresa politicamente correta, ética e sustentável);

    3º. Isomorfismo Institucional Normativo é baseado em profissionalização, no cognitivo, congressos e eventos, regulamentação ou legitimação, na contratação de pessoas com expertise de interesse, em um processo de seleção de RH baseado em premissas comuns ao seu campo organizacional;

    4º. Isomorfismo Institucional Mimético, este é o mais curioso, que motivado por incertezas, metas ambíguas, tecnologias insuficientes ou benchmarks há um mimetismo consciente ou mesmo inconsciente, algumas vezes ocorre mesmo em dissonância aos valores da empresa ou sua cultura organizacional, mesmo assim gera oportunidades e riscos, incentivando inovação ou ao contrário, conflitos de poder.

    FONTE:

  • Compliance, ou conformidade, é o processo de garantir que sua empresa e seus funcionários sigam leis, regulamentos, padrões e práticas éticas que se aplicam ao setor da sua organização.

    Entropia: desordem do sistema.

    Homeostasia dinâmica: manutenção de equilíbrio por ajustamento constante e antecipação.

    Quando os outputs não são considerados satisfatórios ou apresentam resultados além do esperado, realiza-se a retroalimentação, que indicará uma “ação corretiva”, o que na Liderança Situacional se baseia no conceito de reforço.

    Isomorfismo, que compreende o processo que leva as organizações a adotarem práticas e estruturas cada vez mais homogêneas. Assim, diferentes organizações atuando em um mesmo ramo de negócios e submetidas às mesmas pressões institucionais têm a tendência de se tornarem mais similares umas às outras (DIMAGGIO; POWELL, 1983; 1991).