SóProvas


ID
2540725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os sistemas de custeamento podem ser classificados quanto à forma de apropriação dos custos e quanto à forma de acumulação dos custos. Nesse sentido, o custeio por absorção indica a forma de

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de custeamento podem ser classificados quanto à forma de apropriação dos custos (custeio por absorção ou custeio variável) e quanto à forma de acumulação dos custos (produção por ordem ou produção contínua). Nesse sentido, o custeio por absorção indica a forma de

    A) apropriação de custos utilizada em sistemas de fabricação contínua. (Errado! Forma de acumulação de custos do tipo produção contínua)

    B) apropriação de custos que considera, na apuração, tanto os custos fixos como os custos variáveis para determinar o custo do produto.

    C) acumulação de custos utilizada em sistemas de fabricação descontínua ou realizada mediante ordens. (Errada! Forma de acumulação de custos do tipo produção por ordem).

    D) acumulação de custos que considera, na apuração, somente os custos variáveis para determinar o custo do produto. (Errada! Forma de apropriação de custos do tipo custeio variável).

  • Gabarito: Letra B.

    Comentário: 

    Os sistemas de custeamento podem ser classificados quanto à forma de apropriação dos custos e quanto à forma de acumulação dos custos. 

    A escolha dos sistemas de custeio quanto à forma de apropriação depende precipuamente do tipo de informação e do tipo de controle pretendido pela empresa; já a escolha do sistema quanto à forma de acumulação dos custos depende de como funciona o sistema produtivo da empresa. 

    O esquema a seguir mostra o passo a passo das escolhas dentro do ciclo da contabilidade de custos, e mostra que o custeio por absorção tem a ver com o modo com o qual são apropriados os custos.

    Conclui-se então que o custeio por absorção é uma forma de apropriação de custos que leva em consideração tanto os custos fixos como os custos variáveis para determinar o custo do produto, como vimos nas questões anteriores. 

    Veremos que o custeio variável (direto) considera que todos os custos fixos devem ser apropriados diretamente no resultado, como despesas, e somente os custos variáveis devem integrar o custo dos produtos.

  • @Debs, belo comentário, e parabéns pela aprovação na SEFAZ-GO!