Questão retirada do livro Psicologia Hospitalar - Teoria, aplicações e casos clínicos (Baptista & Dias, 2015), Capitulo 12 sobre enfermaria pediátrica.
a) Dos três aos cinco anos, a maior preocupação da criança frente à hospitalização refere-se à ansiedade de separação. INCORRETA
Até 3 anos: preocupação--> ansiedade de separação
3 a 5 anos: Passa a ter uma compreensão de mundo de forma concreta; Desenvolve senso de consciência --> pode atribuir significados ou sentimentos sobre à doença e hospitalização.
b) O papel do psicólogo em um hospital, na assistência a crianças, consiste em fazê-las entender a rotina e as imposições relacionadas à doença, e considerar as rotinas hospitalares, a cultura médica e o regime da instituição hospitalar.
c) Estar doente, hospitalizada e submeter-se a procedimentos médicos, na percepção da criança, assim como do adulto, pode ser sentido como uma punição, castigo ou culpa.
d) Crianças hospitalizadas com tempo superior a cinco dias, com doenças crônicas, infecciosas, neurológicas ou acidentes, tendem a desenvolver transtornos psicológicos e(ou) comportamentais.