SóProvas


ID
2541835
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicoterapia de apoio caracteriza-se por ser uma modalidade de tratamento na qual o terapeuta mantém um relacionamento terapêutico e uma aliança de trabalho baseados na realidade, oferecendo apoio, esclarecimento e auxílio na solução de problemas.


A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No que se refere à psicoterapia de apoio, tem-se que este “[...] é um modelo eclético de psicoterapia, provavelmente o mais praticado tanto em instituições como em consultórios privados.” (LANGSLEY; YAGER, 1988 apud CORDIOLI et al., 2008, p. 188), sendo bastante utilizado em situações de crise ou descompensações temporárias, uma vez que seu objetivo é restaurar ou reforçar as defesas do paciente, integrando as capacidades que foram prejudicadas (CORDIOLI et al., 2008). Além disso, este modelo de psicoterapia também é utilizado no tratamento de diversas psicopatologias nas quais há déficit de funções egóicas (CORDIOLI et al., 2008).

  • A. A clarificação, técnica de intervenção da psicoterapia de apoio, define-se como a comunicação, por parte do paciente, de emoções ou sentimentos reprimidos, revivendo situações traumáticas e superando a repressão.

    Para Cordioli (2009), clarificar é "reforças as defesas do ego".

    B. Os pacientes submetidos às psicoterapias de apoio geralmente são menos comprometidos e têm psicopatologias menos graves.

    Ela é utilizada em momentos de crises para reforças as defesas do ego, bem como suprimir os conflitos inconscientes. A PA de longa duração pode inclusive ser utilizada com pacientes psicóticos na fase águda dos sintomas. RESUMO: utilizada nas intervenções em CRISE.

    C. A psicoterapia de apoio é indicada para pacientes com déficits significativos de funcionamento do ego, como em casos de controle de impulsos deficiente e balanço inadequado de afetos. CORRETO!

    D. Na psicoterapia de apoio, normalmente, o terapeuta mantém uma posição neutra, é receptivo e faz uma escuta silenciosa.

    Cordioli (2009), afirma que a postura do terapeuta é ATIVA nesta modalidade de psicoterapia psicodinâmica.