-
Gabarito A
Xen (pronuncia-se Zêin) é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Xen permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware. Versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base. Diversos sistemas Unix modificados podem ser executados. Desde a versão 3.0, o Microsoft Windows e outros sistemas operacionais podem ser executados sobre o Xen.
Xen foi originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, liderado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc. Em 15 de agosto de 2007, a XenSource foi adquirida pela Citrix System Inc. pelo valor de 500 milhões de dólares. A Citrix agora suporta o desenvolvimento do projeto open source e vende também uma versão "empresarial" do software. O primeiro lançamento público do Xen foi disponibilizado em 2003.
O VMware ESX e o VMware ESXi fornecem a base para criar uma infra-estrutura de TI confiável e dinâmica. Estes hypervisores líderes do mercado, com produção comprovada, abstraem os recursos de processador, memória, armazenamento e rede em várias máquinas virtuais que, por sua vez, podem executar um sistema operacional e aplicativos não modificados. O VMware ESX e o ESXi são os hypervisores mais implantados, fornecendo os maiores níveis de confiabilidade e desempenho para empresas de todos os tamanhos. O VMware ESXi é a arquitetura de hypervisor mais recente da VMware. Ele possui uma arquitetura ultrafina que não depende de um sistema operacional de uso geral e ainda oferece a mesma funcionalidade e desempenho do VMware ESX. O VMware ESXi cria um novo patamar para a segurança e a confiabilidade, pois sua base de código menor representa uma “superfície de ataque” reduzida, com menos código para corrigir. Com o pequeno espaço ocupado e a mesma confiabilidade de um hardware, o VMware ESXi pode ser integrado diretamente aos servidores x86 padrão do setor pelos fabricantes líderes de servidores, como Dell, IBM, HP e Fujitsu-Siemens. O VMware ESXi foi desenvolvido objetivando a simplicidade. A inicialização por menu e as configurações automáticas tornam o ESXi a maneira mais fácil de conhecer a virtualização da VMware.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Alguns dos hipervisores tipo 1 mais conhecidos são:
VMware: ESXi (grátis), VMware ESX (Software comercial)
Xen (livre)
Citrix XenServer (grátis)
Microsoft Hyper-V Server (grátis)
Alguns dos hipervisores tipo 2 mais utilizados são:
Oracle: VirtualBox (grátis), VirtualBox OSE (livre)
VMware: Workstation (comercial), Server (grátis), Player (grátis)
QEMU (livre)
oVirt (livre)
Microsoft: Virtual PC, Virtual Server
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipervisor
-
Após a criação de ferramentas para Virtualização, várias empresas começaram a desenvolver suas ferramentas, porém as mais utilizadas para a arquitetura x86 são: GSX, XEN, Microsoft Virtual PC, Microsoft Virtual Server, QEMU, VirtualBox e VMWare.
-
Hipervisor Tipo I - Executa diretamente no hardware do servidor e controla o hardware e o acesso do SO convidado. Também é conhecido como metal nu, bare metal, nativo ou supervisor. Ex: VMware ESX Server, Hyper-V e Xen Server.
Hipervisor Tipo II - Hospede ou Hosted - é uma aplicação que fornece um ambiente de execução para outras aplicações. Executa sob um S.O nativo como se fosse um processo. Ex: VMware Player, Virtualbox e Virtual PC.
-
é um processo que cria e executa máquinas virtuais (VMs), permitindo que um computador possua suporte a várias máquinas virtuais (VMs).
Existem Dois Tipos de Hypervisors do Tipo 1 e 2:
- Tipo 1 : Conhecidos como "bare metal".São executados diretamente no hardware do host.
- VMware: ESXi (grátis), VMware ESX (Software comercial)
- Xen (livre)
- Citrix XenServer (grátis)
- Microsoft Hyper-V Server (grátis)
- Nutanix AHV (grátis)
- Tipo 2: Conhecidos como "hospedados". São executados como uma camada de software em um sistema operacional.
- Oracle: VirtualBox (grátis), VirtualBox OSE (livre)
- VMware: Workstation (comercial), Server (grátis), Player (grátis)
- QEMU (livre)
- oVirt (livre)
- DRDS (livre)
- Microsoft: Virtual PC, Virtual Server
- O sistema operacional hospedeiro é um termo relacionado apenas com hypervisors do tipo 2.
-
TIPO I (nativo):
HARDWARE ----> HYPERVISOR ----> OS ----> APP [executa-se diretamente sobre o hardware de uma máquina real e a VM opera sobre ele]
TIPO II:
HARDWARE ----> OS -----> APP E O HYPERVISOR -----> OS ----> APP [executa-se diretamente sobre um OS REAL (Ex: Linux) e só após você tem a VM, o OS CONVIDADO e as APLICAÇÕES]