Sobre o conceito de disciplina ativa, trabalhado por Montessori, o indivíduo disciplinado:
A) é senhor de si mesmo e, em decorrência, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida.
Certa! Em um ambiente de liberdade, Montessori desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que é senhor de si mesmo e, por isso, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida.
B) reconhece as regras de conduta social e as cumpre nos grupos em que está inserido, sem a necessidade de intervenção da mestra.
Errada! Para Montessori, o indivíduo disciplinado é aquele que é senhor de si mesmo, podendo dispor de si ou seguir uma regra de vida. Além disso, a figura da mestra (nesse caso representando o professor), deverá preparar, com pleno conhecimento de causa, o ambiente, dispor o material didático com habilidade e introduzir, com o máximo de cuidado, a criança nos trabalhos da vida prática. Ou seja, é errado dizer que não haverá intervenção da mestra.
C) cria e recria as regras de convivência social, atendendo aos interesses próprios necessários ao seu desenvolvimento.
Errada! Na visão de Montessori, o indivíduo deveria escolher o que lhe seria útil, considerando aquilo que lhe ofereciam. Portanto, não seria coerente falar que a criança cria e recria as regras de convivência social.
D) tem liberdade total e irrestrita, não devendo ser interditado em suas ações mesmo que cause conflitos.
Errada! Lembre-se que o professor deverá preparar, com pleno conhecimento de causa, o ambiente, dispor o material didático com habilidade e introduzir, com o máximo de cuidado, a criança nos trabalhos da vida prática. Dessa feita, não há essa liberdade total e irrestrita afirmada na alternativa.
E) deverá amoldar-se a uma disciplina que circunscreva-se ao meio escolar, sem a preocupação com o ambiente social mais ampliado.
Errada! Deverá haver sim uma preocupação com o ambiente social mais ampliado, não havendo o que se falar em disciplina que circunscreva-se (limite-se) ao meio escolar.
GABARITO: alternativa “A”