Para responder esta questão, considerando a relação entre o cuidar e o educar no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil e as indicações do documento da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba -“Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças"-, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmativas verdadeiras ou falsas.
( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.
VERDADEIRA - A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, tem o compromisso de educar e cuidar das crianças em sua integralidade. Nesse sentido, é promotora da aprendizagem e do desenvolvimento de cada uma delas, e nos convida a investir em ações de cuidados preventivos que assegurem o direito de todas elas à saúde e ao bem-estar.
( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.
VERDADEIRA - Educar bebês não significa apenas a constituição e a aplicação de um projeto pedagógico objetivo, mas colocar-se, física e emocionalmente, à disposição das crianças, o que exige dos adultos comprometimento e responsabilidade. Ao nascer, as crianças se defrontam com um mundo em processo contínuo de constituição. Para receber estas crianças, os adultos responsáveis selecionam de seu patrimônio afetivo, social e cultural as práticas de cuidado e educação que consideram mais adequadas para oferecer bem-estar a esses bebês e para educá-los. Os adultos que trabalham diretamente com os bebês devem estar atentos às sutilezas de sua comunicação não verbal para traduzi-la em formas de cuidado que favoreçam suas necessidades afetivas e cognitivas. A participação ativa do bebê no entorno exige que o profissional esteja atento a compreender sua comunicação, atuando a partir de formas que envolvem a sensibilidade e a antecipação.
( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.
VERDADEIRA - De acordo com o trecho do documento que trata da área visual dos bebês, é importante que os problemas de visão das crianças sejam avaliados o mais cedo possível, pois a saúde ocular assume um papel decisivo no processo educativo. O papel das famílias e dos(as) profissionais da Educação Infantil é fundamental nesse período da infância, a fim de observar e constatar possíveis alterações que possam comprometer a condição visual.A prevenção e detecção precoce de deficiências oculares são os melhores recursos para conhecer as alterações visuais. O documento apresenta ainda sinais de alerta que apontam aos(às) profissionais como devem estar atentos(as) às condições dos bebês e das crianças no aspecto visual, entre eles, se a criança não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo e de interagir com as pessoas pelo contato visual.
( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.
VERDADEIRA - Segundo o documento, o desenvolvimento neuropsicomotor acontece em um processo conjunto de diferentes aspectos (motor, intelectual, emocional e expressivo), que se inicia no nascimento e se completa maturacionalmente ao longo da vida. O movimento é um dos primeiros facilitadores do desenvolvimento e é um elemento primordial para o crescimento e desenvolvimento da criança. A partir dos movimentos do seu corpo, o bebê e a criança aprendem a se deslocar, se locomover, manipular e explorar objetos, se relacionar com o meio e com as pessoas, o que lhe proporciona variadas experiências motoras, cognitivas, emocionais e sociais. Os primeiros anos de vida da criança, sobretudo no período de zero a cinco anos, são cruciais para que, por meio de diferentes experiências na exploração dos ambientes em que vive, o bebê ou a criança construa bases maturacionais e cresça. O documento elenca sinais de alerta a respeito das questões físico-motoras, entre eles: Se a criança apresenta dificuldade de locomoção, tropeça e cai com facilidade (após os 2 anos e meio); se não brinca de encaixar, nem de rosquear ou de empilhar (após os 2 anos e meio); se não consegue controlar os movimentos do corpo, esbarra em muitos obstáculos e derruba objetos com frequência (após os 3 anos); se não consegue controlar os movimentos, por exemplo: derruba objetos, não agarra (após os 3 anos).
Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras e a letra E apresenta a sequência correta.
Gabarito do Professor: Letra E.