SóProvas


ID
2542444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de raias sinônimo de fluxograma, e esse  tem uma extrema ligação com o diagrama de Atividades

     

     

    Marquei C

  • PODE DIZER O ERRO DA D?

  • O erro da letra D é que em um diagrama de caso de uso seja representado apenas os atores referentes ao caso de uso não do sistema.

  •  a) As associações em UML representam o relacionamento entre as entidades definidas no diagrama de casos de uso.

    Entidades em Casos de uso? Acho que não. Um ator não necessariamente é um usuário humano, mas nunca vi em lugar nenhum chamar de entidade.

     

     b) O diagrama de classes, também conhecido como diagrama de objetos, representa os objetos que foram instanciados em um momento da aplicação. 

    Classes e de objetos são diagramas distintos.

     

     c) O diagrama de raias em UML, uma evolução do diagrama de atividades, tem como objetivo representar os atores de cada atividade.

    Também nunca vi lugar nenhum dizer que existe um diagrama de "raias" na UML. No diagrama de atividades existe o conceito de raias, sim, mas dizer que ele é um "diagrama da UML", achei no mínimo constestável.

     

     d) No diagrama de casos de uso, todos os atores de um sistema (explícitos e implícitos) devem ser representados graficamente.

    Atores implícitos não aparecem no diagrama embora estejam presentes. Exemplos: monitor de vídeo, teclado, mouse, auto-falante, microfone, unidade de disco, sistema operacional.

  • Embora a UML não imponha restrições, costuma-se considerar determinados atores como atores implícitos. Desta forma estes atores não aparecem no diagrama de casos de uso embora eles estejam presentes e participem da execução dos casos de uso. Os atores implícitos representam essencialmente dispositivo e software que são sempre usados e que não impõem protocolos especiais de comunicação. Desta forma, a supressão deste atores não traz nenhum efeito significativos sobre os modelos e simplifica as representações. Os exemplos mais comuns de atores que se pode considerar como implıcitos são: monitor de vıdeo, teclado, mouse, auto-falante, microfone, unidade de disco e sistema operacional. Estas entidades serão atores legıtimos mas cuja inclusão no modelo de casos de uso não traz contribuição para a modelagem.

    http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/informatica/apostila2uml.pdf

  • Diagrama de Raias? WTF

     

    WTFWTFWTFWTFWTFWTFWTFISSONÃOEXISTEWTFWTFWTFWTFTWTFWTF

  • Bom galera esse tal de diagrama de raias é um diagrama de modelagem de fluxograma para processos de negócio. Ele não está diretamente associado com UML, mas ele pode ser comparado ao diagrama de atividades, conforme abordou a alternativa C.

  • c-

    Raias do diagrama de atividades permite a partição das ações. Este diagrama tambem tem EVENTOS (situações onde ocorrem mudanças de estado rápidas e início de outra ação); NODES DE CONTROLE (controlam o fluxo e dados entre as ações); ATIVIDADES (sequências de ações e subatividades) e AÇÃO (não pode ser decomposta dentro de uma atividade. Já uma atividade é representada por ações ou subatividades)

  • CESPE PARA DE INVENTAR MODA VAI ....!

  • Pois é! Não está ligado diretamente a UML. A questão delimitou acerca da UML...

  • PQP, não existe diagrama de raias na UML.

    Ora, questão pacível de anulação, basta pegar o livro do Martin Fowler e botar esses caras da CESPE no bolso.

  • Infelizmente, o Pressman, página 162, diz que Diagrama de Raias faz parte da UML:

    O diagrama de raias UML é uma útil variação do diagrama de atividades e nos permite representar o fluxo de atividades descrito pelo caso de uso e, ao mesmo tempo, indicar qual ator (se existirem vários atores envolvidos em determinado caso de uso)."

  • então o Pressman tá errado e o Fowler tá certo, logo a CESPE tá errada e a questão deve ser ANULADA

  • FCC do Pressman

    O diagrama de raias UML é uma variação útil do diagrama de atividades, permitindo representar o fluxo de atividades descrito pelo caso de uso e indicar qual ator (se existirem vários atores envolvidos em um caso de uso específico)

    Gabarito C

    Pressman.